TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manejo e Conservação do Solo e da Água

Por:   •  29/11/2020  •  Dissertação  •  4.046 Palavras (17 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade José do Rosário Vellano – Unifenas Curso de Agronomia

Disciplina – Manejo e Conservação do Solo e da Água – Noturno Prof. Dr. José Ricardo Mantovani

Atividade avaliativa 1 – Segundo bimestre – Individual

Questões relacionadas à matéria das aulas, textos complementares, atividade relacionadas aos textos

Data de entrega: envio até as 23:59 hs do dia 09/06 (terça-feira)

Nome do aluno: Gislaine Fernandes

Assunto: Consistência do solo

1. Defina consistência do solo, e cite os fatores que influenciam a consistência do solo?
Resistência do solo, em estado natural, as forças de compressão que tendem a deformá-lo. Os fatores que
influenciam são: Textura do solo, mineralogia do solo,   umidade do solo, teor de matéria orgânica do solo

2. Explique como o teor de umidade do solo influencia na consistência do solo, e mencione o que é coesão e adesão?
O teor de umidade está diretamente relacionado ao preparo do solo e as operações mecânicas. Solos com baixo teor de umidade são mais duros, formam torrões com a aração. Pois as partículas do solo apresentam atração entre si denominado coesão.

Solos com um teor maior de umidade apresentam uma atração entre as partículas sobre outras superfícies, denominada adesão. A adesão é responsável pela compactação do solo.
 

3. Explique como a consistência do solo influencia nas condições de preparo do solo e as operações mecânicas na agricultura?

Um solo mais seco ao ser arado forma torrões e espelhamento nas camadas de solo revolvidas. Por estar mais duro se torna inadequado para tal operação.

Um solo com maior teor de água ao ser arado sofre mais com a compactação por conta da adesão e gruda mais nos implementos.

4. O que é um solo friável ?

É a faixa ótima de umidade para preparo do solo.

5. Explique as diferenças na consistência considerando a mineralogia do solo (presença de minerais de argila do tipo 2:1 ou minerais de argila do tipo 1:1)?

Solos com argila do tipo 2:1 possuem maior coesão e maior adesão, do que solos com argila do tipo 1:1, que por sua vez, possuem maior coesão e maior adesão do que solos com predomínio de óxidos de Fe e de Al na fração argila;

6. Qual solo possui faixa de friabilidade maior o latossolo ou o vertissolo? Qual a importância dessa informação do ponto de vista prático?

O latossolo possui uma faixa de friabilidade mais ampla que as do vertissolo por conta da argila de alta atividade. Essa informação é muito importante pois ajuda nos tratos culturais, na maneira que o solo irá de comportar durante o cultivo.

7. Diferencie a consistência do latossolo em relação ao nitossolo? Explique essa diferença na consistência entre esses solos? Do ponto de vista prático, qual é a implicação dessa diferença em relação às operações de preparo?

O nitossolo apresenta a consistência muito dura quando seco, resistente a pressão. Quando úmido apresenta um agregado mais firme que sob pressão muito forte se esborroa.

O latossolo possui a consistência macia quando seco, o solo se desfaz com facilidade. E quando úmido apresenta a característica friável, o agregado se desfaz facilmente sem aderir.

Do ponto de vista prático essas características ajudam na tomada de decisão sobre qual a melhor hora para se entrar com determinada operação.

8. O que é plasticidade do solo? Por que se deve evitar o preparo do solo quando ele estiver no estado plástico?

A plasticidade é a capacidade de moldar o solo. Deve evitar o preparo do solo nesse estado pois a massa do solo não recupera a sua forma original ao cessar a operação.

9. O que é pegajosidade do solo? Qual é a relação entre a pegajosidade e o teor de argila do solo?

É a propriedade que pode apresentar o material de solo de aderir a outros objetos.

Quanto mais argiloso for o solo, maiores serão as forças de coesão e adesão. Solos argilosos – mais duros, mais plásticos, mais pegajosos do que solos arenosos.

10. Explique a influência da matéria orgânica na consistência do solo?

A diminuição nos teores de matéria orgânica dos solos diminui a faixa de friabilidade do solo e o limite de plasticidade, o que reflete em aumento da compactação.

Atividade I - Consistência

Assista ao vídeo postado e responda as seguintes questões:

a) A estrutura e a consistência são características morfológicas utilizadas na classificação do solo. De acordo com o texto, como a estrutura e a consistência são utilizadas para distinguir o Latossolo do Nitossolo;
A diferença está na estrutura do horizonte B, enquanto a consistência do Nitossolo é muito dura ( firme ). A consitência do Latossolo é friável ou muito fríavel, e possui alguns microagregados que o Nitossolo não tem, e existe a ausência cerosidade no Latossolo, enquanto que no Nitossolo, existe o aspecto ceroso no horizonte B.

b) Como as diferenças na estrutura e na consistência entre os solos citados no vídeo influenciam o uso e manejo desses solos, particularmente em relação a retenção de água?
O latossolo resseca mais facilmente e mais rapidamente em relação ao Nitossolos. No Latossolo a estrutura do horizonte B, é fraca e não favorece a retenção de água, a consistência é fríavel e possui alguns microagregados que favorece o ressecamento do perfil, e ocorrência ausência de cerosidade, e a água permanece por menos tempo. O Nitossolo possui estrutura que favorece a retenção de água, mas que mantém  boa drenagem.

c) Qual é a explicação entre as diferenças na estrutura e na consistência dos solos comentados no vídeo?
No Latossolo o horizonte B apresenta consistência fríavel ou muito fríavel, ausência de cerosidade e estrutura fraca. No Nitossolo o horizonte B apresenta consistência firme, muito dura, cerosidade forte e abundante e estrutura forte.

Atividade II - Consistência

Leia o texto “Relações entre a pedologia e o manejo do solo”, para complementar o conteúdo apresentado na aula. Após a leitura, faça um resumo de no máximo 15 linhas com os pontos abordados no texto, que você achou mais importante, de forma que você possa explicar a influência de características do solo, como a consistência no uso e manejo do solo, particularmente em relação a operações mecânicas no solo como aração, gradagem e subsolagem.

A consistência do solo está diretamente relacionada com o preparo do solo e as operações mecanicas nos tratos culturais. Ela tem influência das forças: adesão e coesão que atuam na massa do solo, variando conforme o grau de umidade, teor de argila, tipo de argila, variando com a natureza dos cátions absorvidos na ctc , com o teor de matéria orgânica e com a presença de sais.
Para o mesmo grau de umidade, as forças eletrostática são maiores para os minerais de argila do tipo 2:1 do que do tipo 1:1, e as forças magnéticas dos óxidos de ferro.
Em solos considerados de argila de atividade salta onde a CTC é maior ou igual a 27 cmol.kg de argila ,como os vertissolos o manejo de preparo apresenta maiores dificuldades, porque são formados os grandes torrões na camada aravel. Quando secos são extremamente duros, quando molhados são muito plásticos e muito pegajosos, por isso, aderem fortemente nos pneus e nos implementos agrícolas dificultando as operações de preparo.
Em solos considerados de argila de atividade baixa onde a CTC é menor que 27 cmol.kg de argila, como é o caso dos latossolos, apresentam muito menor plasticidade e pegajosidade, facilitando as operações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com