TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Climáticas

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Décadas antes de você ter nascido o mundo era outro, o clima era outro em nosso planeta. Conforme as décadas se passam, ocorrem grandes mudanças climáticas, sejam elas causadas por fatores naturais ou antropogênicos. Essas mudanças ocasionam em consequências que podem apenas exigir uma pequena adaptação do ser vivo ou ainda uma grande evolução por parte dele.

Palavras-chave: Mudanças; Clima; Terra; Temperatura


ABSTRACT

Decades before you were born the world was different, the climate was another on our planet. As the decades pass, major climate changes occur, whether caused by natural or anthropogenic factors. These changes cause in consequences that may require only a small adaptation of the living or a great evolution from him.

Keywords: Change; climate; earth; temperature


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura1: Gráfico de medidas da temperatura global desde 1850 até 2005 ..............09

Figura 2: Gráfico com variações do nível do mar desde 1880 até 1980 ...................10

Figura 3: Lama, destruição e fome. Carros esmagados, casas soterradas e água por toda parte. À direita, moradores de Itajaí saqueiam supermercado .........................15


SUMÁRIO

RESUMO        

ABSTRACT        

LISTA DE ILUSTRAÇÕES        

INTRODUÇÃO        

OBJETIVOS        

OBJETIVO GERAL        

objetivo especifico        

1.        MUDANÇAS CLIMÁTICAS        

1.1 MUDANÇAS CLIMÁTICAS ANTROPOGÊNICAS        

2.GRÁFICOS        

3.CONSEQUÊNCIAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS        

3.1EFEITO ESTUFA        

4.GERAL        

4.1MUDANÇAS CLIMÁTICAS NATURAIS        

5.AEROSSÓIS        

5.1 BALANÇA DE EQUILIBRIO DE ENERGIA        

6.MUDANÇAS CLIMÁTICAS E CONDIÇÕES EXTREMAS NO BRASIL        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

        Mudanças climáticas, sejam por causas naturais ou devidas à atividade humana, podem ter inicio devido a variação na energia recebida do Sol, mudanças nas quantidades dos gases de efeito estufa, aerossóis, etc. Ela não alteram simplesmente o clima mas sim o mundo e a forma de vida dos seres vivos, que se adaptarão sempre a essas mudanças para que haja a evolução de sua espécie.


OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Trabalho realizado com o objetivo de adquirir e ou desenvolver conhecimentos sobre mudanças climáticas.

objetivo especifico

Compreender o que são mudanças climáticas, as diferentes formas e como elas acontecem. Conhecer quais são os agentes causadores e tirarmos conclusões sobre o tema.


  1. MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Pra estudarmos as mudanças climáticas, primeiro é necessário sabermos o que é clima. Clima, nada mais é do que Clima a sucessão de diferentes estados do tempo que se repetem e se sucedem na atmosfera ao longo do ano em determinadas regiões. O equilíbrio natural do nosso planeta foi e sempre está sendo alterado devido varias condições que serão vistas nesse trabalho, um dos principais fatores contribuintes para a aceleração dessas mudanças é a atuação do ser humano no planeta, essas alterações farão com que todos os seres vivos tenham dificuldades de adaptação a esses climas.

1.1 MUDANÇAS CLIMÁTICAS ANTROPOGÊNICAS

As mudanças climáticas que ocorrem devido fatores humanos são denominadas antropogênicas, são consequência da grande quantidade de CO2 que o homem emite todos os dias através de fabricas, veículos entre outros, e também são consequência da poluição, queimadas, má destinação do lixo, desmatamento, etc. Com o passar dos anos e com a evolução, muitas cidades cresceram, a população e as industrias. Esse crescimento acelerado fez também com que crescesse a poluição em nosso planeta, trazendo com si o aumento do efeito estufa e o aquecimento global que é o aumento da temperatura média da terra. O principal causador desses fenômenos é o CO2 que o homem emite excessivamente na atmosfera. Conforme registros e previsões, podemos perceber que a cada década que passa, estamos cada vez em uma pior situação, registrando maiores temperaturas e batendo recordes com anos mais quentes, e ainda com um significativo aumento do nível do mar, fatores estes que podem causar grandes impactos para os seres vivos. Vejamos as ilustrações nos gráficos abaixo:


2.GRÁFICOS

[1]Figura 1 – Gráfico de medidas da temperatura global desde 1850 até 2005.[pic 1]

Fonte: Le Quéré, C. et. al. 2009. Trends in the sources and sinks of carbon dioxide. Natural Geoscience, vol. 2- Repositório Digital da Ipam.

[2]Figura 2 – Gráfico com variações do nível do mar desde 1880 até 1980[pic 2]Fonte: http://www.aquecimentoterrestre.hpg.ig.com.br/climaoceanos.htm Repositório Digital da fc.unesp.


3.CONSEQUÊNCIAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

As consequências dessas mudanças climáticas podem ser gravíssimas e podem prejudicar tanto qualquer ser vivo como também o seu principal causador, o homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (312.9 Kb)   docx (171.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com