TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de Análise das Células

Por:   •  30/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

 

Os principais métodos de análise das células tratados são:

1 - Citoquímica

Estudo dos métodos de coloração dos tecidos e afins. Procedimentos para obtenção de preparados para avaliação microscópica com finalidades de pesquisa e diagnósticos patológicos. Ex: ácidos nucleicos, lipídeos, proteínas e enzimas.

2 – Imunocitoquímica

Usa a especificade dos anticorpos na localização de moléculas nas células ou tecidos. Por isso é considerada uma excelente ferramenta de análise.

3 – Cromatografia

Conjunto de técnicas de separação.  Em suas diferentes formas (líquida, gasosa e com fluído supercrítico), encontra aplicação em praticamente todas as áreas com análise qualitativa e quantitativa. É usada para estudar bioquímica das células e fluidos biológicos.

4 – Eletroforese 

Método relacionado a migração de partículas carregadas de um determinado meio sob influência de uma diferença de potencial. O emprego da eletroforese é mais notado no fracionamento e caracterização de aminoácidos, peptídeos, proteínas, incluindo lipo e glicoproteínas, nucleotídeos,

ácidos carboxílicos e outras substâncias de relevância biológica, que podem

apresentar cargas em função do pH do meio.

5 -  Centrifugação

As células podem ser rompidas de várias formas: ser submetidas a choque osmótico e vibração ultra-sônica, ser forçadas a atravessar um pequeno orifício ou maceradas. Esses procedimentos quebram muitas membranas em fragmentos que unidos, formam vesículas.

A suspensão grossa (denominada homogenato ou extrato) contendo uma variedade de

partículas ligada à membrana, cada qual com tamanho, carga e densidade

distintas (ALBERTS, et al., 1997).

6 -  Cultura de Células

Os sistemas de cultivo de células in vitro têm permitido que os cientistas estudem o crescimento e a diferenciação celular, bem como efetuem as manipulações genéticas necessárias para a compreensão da estrutura e função dos genes.

A separação das células dos vegetais exige procedimentos diferentes:  

Pimeiro: Submete-se as  células  à  ação  da  enzima celulase,  que  digere  a  celulose,  A destruição das  paredes  libera  as  células  envoltas  apenas  pela  membrana plasmática que, nessa condição, são denominadas protoplastos. Os protoplastos podem ser cultivados em meios celulares adequados, de composição química definida. Depois de diversas divisões mitóticas, eles acabam formando pequenos agregados de células indiferenciadas que podem ser induzidos a originar plantas novas, indicando que as  células  vegetais  são  totipotentes,  o  que  não  acontece  com  as  células animais (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (316.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com