TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE DE PRAGAS; o uso de métodos naturais em orgânicos.

Por:   •  6/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA

GRACIELE

CONTROLE DE PRAGAS; o uso de métodos naturais em orgânicos.

(Produção única)

Estudo de caso apresentado no Curso de Eng. Agronômica da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – AGES, como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial nas disciplinas Produção Textuais, Metodologia Do Trabalho Cientifico , Introdução à Agronomia , Sistemática e Morfologia Vegetal, Fundamentos de Zootecnia

Orientador: Professora.

Paripiranga

Novembro de 2015

CONTROLE DE PRAGAS; o uso de métodos naturais em orgânicos.

Localizados em uma propriedade no interior de Tobias Barreto, exatamente no Assentamento Novo Marimbondo, uma família de pequenos agricultores sobrevivem com o cultivo e venda de hortaliças orgânicas. A propriedade de cultivo, ocupa mais ou menos um hectare, o clima é semi-árido e com uma boa disponibilidade de água decorrente do rio localizado próximo a região de plantio.

Como não há o uso de agrotóxico nessa propriedade por ser um cultivo orgânico.

Art. 1o Considera-se sistema orgânico de produção agropecuária todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energia não-renovável, empregando, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos, a eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização, e a proteção do meio ambiente, (BRASIL,2013).

Seu José faz o combate de pragas que atacam a plantação e destrói o cultivo, de forma natural com defensivos alternativos. De acordo com Fernandes (2011), É produtos a base de substâncias não prejudiciais à saúde nem ao meio ambiente, com fins a auxiliar no controle de pragas e doenças da agricultura. Assim podendo ser utilizados em sistemas orgânicos de produção, é uma grande vantagem e também uma estratégia para o processo de transição agroecológica. Fazem parte desse grupo as formulações que têm como características principais a baixa ou nenhuma toxicidade para o meio ambiente, a eficiência no combate aos artrópodos e pragas em geral; assim não ocorrem formas de resistência dos mesmos; com um baixo custo reduzido e de fácil acesso. Fazem parte dessa categoria os agentes de biocontrole, os diversos biofertilizantes líquidos, as caldas Sulfocálcica, Viçosa e Bordalesa, os feromônios, os extratos de plantas, entre outros.

No entanto, há uma praga que esta destruindo vários cultivos (alface americano, mostrada, espinafre, alface lisa e crespa) uma espécie de inseto que denominada vaquinha, “São insetos pequenos, cujos adultos se caracterizam por apresentar o primeiro par de asas rígidas como um escudo, de cores variadas, com manchas amarelas, pretas ou acinzentadas. Estes besouros se alimentam de folhas, hastes e flores.” (MICHEREFF FILHO, et al, 2009). Seu José explica que em algumas plantas esse inseto perfura as folhas e o caule e no espinafre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com