TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CULTIVO DE CENOURA

Por:   •  18/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

ISABELA SILVA GODOY

ATIVIDADE 1

CULTURA DE CENOURA

        

A cenoura é uma hortaliça nativa do Afeganistão, a qual pertence à família Apiaceae. É famosa por sua raiz, sua parte comestível, que possui textura macia e formato cônico alongado e é rica em vitamina A. Embora ser sempre ilustrada com a cor laranja, a cenoura possui alta diversidade genética, portanto também há espécies com outras tonalidades, como amarelo e avermelhado.

As condições para o cultivo dessa hortaliça devem ser apropriadas para uma colheita favorável. O clima que mais agrada é o seco e de preferência com período de estiagem desde o florescimento até a colheita. As chuvas causam prejuízos no seu progresso, por exemplo a perca de coloração das raízes e maior probabilidade de doenças nas folhas. As temperaturas de 10 a 15 graus Celsius favorecem o alongamento das raízes e sua coloração; de 15 a 21 graus é a temperatura ideal para a produção das sementes. A partir de 22 graus Celsius as raízes ficarão curtas e a coloração será deficiente e ao atingir os 30 graus, ou mais, seu ciclo vegetativo ficará reduzido.

A semeadura pode ser feita manualmente ou por meio de máquinas. As sementes devem ser distribuídas direta e uniformemente nos canteiros, em linhas contínuas e em sulcos de 1 a 2 centímetros de profundidade e espaçamento de 20 a 30 centímetros. O solo deve estar com textura média, bem drenado, pouco ácido – ph aproximadamente 6 –, com níveis de nutrientes adequados e rico em matéria orgânica; é necessário arar, gradar e preparar canteiros, nesse último deve haver uma moderação pois pode acabar destruindo a estrutura do solo (o que prejudica o crescimento das raízes).

 A colheita é feita de 90 a 120 dias após a semeadura e é recomendada a ser praticada em dias mais secos para a conservação das raízes, assim evita-se o tratamento químico das mesmas. Para uma boa seleção é necessário escolher as raízes grandes, bem formadas, retas e sadias e por fim armazená-las em câmaras frias com alta umidade relativa.

Uma vantagem do Brasil é sua grande extensão territorial pois se torna possível o cultivo da cenoura o ano todo (chegando a abranger cerca de 28 mil hectares por ano), assim em todas as épocas haverá uma região com o clima favorável e isso reflete em ser o produto que está entre os cinco hortalícios brasileiros mais cultivados.

A hortaliça representa uma grande importância econômica e social para os agricultores brasileiros, pois amplia a oferta de trabalho no campo, promove aumento de renda dos produtores e substitui as importações por sementes nacionais, sendo vista como um meio de subsistência. E olhando por um lado mais abrangente, ela prove 80% das necessidades de vitamina A em todo o mundo e é indicada para dietas que visam baixas calorias.

Visto a grande importância dessa produção, tecnologias foram sendo descobertas para a melhoria do seu processamento e conservação. Uma delas é da cenoura minimamente processada, onde ocorrem etapas como a seleção, higienização, descascamento e cortes da hortaliça. Há também a aplicação do método da atmosfera modificada, a fim de provocar a diminuição da taxa de respiração e assim manter o frescor dos vegetais. Outra técnica de aperfeiçoamento é o uso de irradiação nas cenouras, cujo objetivo é causar a morte de microrganismos patogênicos – como bactérias -, retardar o desenvolvimentos de fungos e eliminar insetos e a mosca-das-frutas; como consequência a vida da hortaliça na prateleira irá se prolongar, sem alterar seu sabor e aroma significativamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com