TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Degelo e a Acidificação dos Oceanos

Por:   •  29/12/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.276 Palavras (14 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

O degelo e a acidificação dos oceanos

[pic 2]

Professora Isabel Mourão

Climatologia

Adriana Martins

Daniela Baptista


Índice

Índice        2

1        Alterações Climáticas (AC)        3

1.1        Causas das AC        4

1.2        Principais consequências (a nível global)        5

2        Situação atual da perda de glaciares e da acidificação dos oceanos        6

3        Consequências do degelo e da acidificação        8

3.1        Subida do nível da água do mar        9

3.2        Diminuição da distribuição de calor das menores para as maiores latitudes        10

3.3        Consequências na biodiversidade        11

4        Medidas de mitigação para o problema e exemplos de recuperação        12

5        Conclusões        13

6        Referências bibliográficas        13


  1. Alterações Climáticas (AC)

As alterações climáticas são causadas pelo aquecimento global onde se verifica variações no clima, como a temperatura, o nível do mar e a precipitação, devido a causas naturais ou a ações antrópicas, que permanecem durante um longo período de tempo ou décadas, provocando mudanças na composição da atmosfera, o que altera o bom funcionamento dos ecossistemas. Despertando, desta forma, uma grande preocupação a nível mundial, pois estas comprometem a vida presente e a das gerações futuras do ponto de vista social, económico e ambiental.

  1. Causas das AC

O efeito de estufa é um grande fenómeno natural, porque sem ele a vida na terra não existiria. Pode se assemelhar o efeito de estufa a uma estufa de plantas: o vidro deixa passar a radiação de pequeno comprimento de onda emitida pelo Sol, mas absorve a radiação infravermelha emitida pelo solo, dando assim origem a temperaturas mais elevadas dentro da estufa. Já na situação da Terra é a atmosfera que funciona parcialmente como o vidro da estufa. Esta é constituída por gases denominados por gases de efeito de estufa, como o dióxido de carbono, óxido nitroso, metano, e ozono que têm a função aprisionar o calor na superfície da Terra apresentando esta uma temperatura média, de cerca de 15°C, caso este fenómeno não se sucedesse a temperatura media da superfície da Terra seria de -18°C.

[pic 3][pic 4]

Contudo os gases de efeito estufa têm vindo a aumentar devido a atividades humanas como a geração de energia e a indústria que provêm da queima de combustíveis fósseis, o carvão, o petróleo  ou o gás, o uso de  meios de transportes que libertam principalmente dióxido de carbono (CO2), a produção de alimentos desde a sua embalagem a sua distribuição gera a emissão de dióxido de carbono, metano entre outros gases prejudiciais, o desflorestação, onde preside o corte das árvores gerando libertação de carbono impedindo, assim que estas de realizem fotossíntese, o excesso de consumo e o aumento da população humana também são um grande fator negativo. Logo o aumento destes gases cria uma modificação no efeito de estufa natural da Terra.

[pic 5]https://fotos.web.sapo.io/i/B9b130c7e/19029338_I7vIb.png

  1. Principais consequências (a nível global) 

Estas grandes alterações a nível do clima trazem inúmeras consequências entre as quais o aumento das temperaturas na superfície da terra, que subiram cerca de 2 graus Fahrenheit nos últimos 100 anos devido a concentração de gases de efeito de estufa na atmosfera, que promove o aumento de doenças relacionadas ao calor e incêndios mais facilitados, que por sua vez leva à destruição de habitats, ao desaparecimento de várias espécies, como por exemplo os coalas, onde já foi destruído 80% do seu habitat natural. Outra consequência verificada atualmente é o aumento da seca que põem em risco as produções agrícolas, que pode gerar a falta de alimento levando à fome e à subnutrição, pois a agricultura, a produção de gado e a pesca tornam-se menos produtivas. As tempestades severas, também têm sido verificadas, ciclones, furacões e inundações que por muitas vezes causam a morte e dispensas económicas elevadas e o aumento do nível de água do mar, por efeito do aumento da temperatura da água do mar e do derretimento dos glaciares e a acidificação dos oceanos causando uma vulnerabilidade nos ecossistemas.

[pic 6]

https://pensamentoverde.com.br/wp-content/uploads/2014/03/Depositphotos_5711749_originalstoonn.jpg

  1.   Situação atual da perda de glaciares e da acidificação dos oceanos 

Nas últimas décadas evidenciamos um declínio do gelo marinho, tanto a sua espessura com tamanho têm vindo a diminuir, conduzindo a perda dos glaciares.

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

https://climate.nasa.gov/rails/active_storage/blobs/redirect/eyJfcmFpbHMiOnsibWVzc2FnZSI6IkJBaHBBc2d0IiwiZXhwIjpudWxsLCJwdXIiOiJibG9iX2lkIn19--d4936f752b20f8b44ca59e4038eb07568520ec6b/northwestern1940000002.jpg?disposition=inline

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com