TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EQUILIBRIO DA AGRONOMIA E O MEIO AMBIENTE PARA TODOS

Por:   •  1/7/2021  •  Dissertação  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

A décadas o uso indevido da terra pelo homem, o manejo irregular dos meios naturais oferecido pela natureza, a falta de conhecimento técnico e de manejo tem agredido constantemente e fortemente a natureza, com isso se não corrigido breve os resultados podem ser insupríveis (INTENCIONALIDADE).

Muitos pequenos e médios agricultores e produtores rurais não tem condições de ter um acompanhamento técnico e teórico com um profissional Engenheiro Agrônomo, com isso, além de ter menos produtividade em sua atividade empregada acaba agredindo os meios naturais oferecido pela natureza, com defensivos usados de maneira errada, técnicas mal manuseadas, descarte irregulares, desperdícios e contaminação (ACEITABILIDADE). O desperdício e contaminação da água é um fator preocupante, podendo causar o esgotamento dos recursos hídricos, destacamos também o desmatamento, causando exposição do solo e levando com o tempo a erosões quando o solo perde as defesas das plantas.

Um grande problema, também encontrado na agricultura é contaminação do solo pelo uso inadequado e abusivo de agrotóxicos e fertilizantes. O DDT, inseticida é muito utilizado em lavouras para acabar insetos, atualmente proibido em vários países, é uma substância com alta capacidade de retenção no solo e nos tecidos e órgãos dos animais (INFORMATIVIDADE).

O agro é responsável pela produção, processamento e distribuição de alimentos saudáveis, energia limpa e renovável, além de cuidar do meio ambiente, da paisagem e dos recursos naturais, essenciais para a produção agropecuária sustentável (INTERTEXTUALIDADE). Dentre os profissionais que atuam no agro o Engenheiro Agrônomo tem uma grande responsabilidade.

É importante que todo o conhecimento acumulado nas universidades e Instituições de pesquisa, sejam colocados à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça, com isso, criar programas com apoio público e privado, para poder levar esse conhecimento e ensinamento para aqueles que não tem estrutura financeira em ter um acompanhamento profissional, isso apoiaria e incentivaria até mesmo os novos estudantes da área, aplicaria seus conhecimentos estudados de maneira gratuita e contando como estágios e horas para sua instituição de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com