TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LEVANTAMENTO DE DADOS DE VENDAS DE TRATORES NO PERÍODO DOS ÚLTIMOS 10 ANOS EM MATO GROSSO

Por:   •  2/8/2019  •  Seminário  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL

LEVANTAMENTAMENTO DE DADOS DE VENDAS DE TRATORES NO PERIODO DOS ULTIMOS 10 ANOS EM MATO GROSSO

VICTOR CASTILHO DE OLIVIERA

RENATA ANDRADRES

HENRIQUE JESUS

Relatório de Estágio Curricular Profissionalizante apresentado à Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Campus Universitário de Sinop, como parte das exigências para obtenção do Título de Engenheira Agrícola e Ambiental.

SINOP

MATO GROSSO – BRASIL 2019

[pic 3]

VICTOR CASTILHO DE OLIVEIRA[pic 4]

RENATA ANDRADRES

HENRIQUE JESUS

LEVANTAMENTAMENTO DE DADOS DE VENDAS DE TRATORES NO PERIODO DOS ULTIMOS 10 ANOS EM MATO GROSSO

Orientador: Prof. Dr. Thiago Machado

Relatório de Estágio Curricular Profissionalizante apresentado à Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Campus Universitário de Sinop, como parte das exigências para obtenção do Título de Engenheira Agrícola e Ambiental.

SINOP 2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. ANALISE        6
  3. COMCLUSÃO        11
  4. BIBLIOGRAFIA        12

  1. INTRODUÇÃO

O agronegócio para brasil é de grande relevância, pois coloca o país entre as nações mais competitivas do mundo na produção de commodities agroindustriais, com enorme potencial de expansão da oferta, é o resultado de uma combinação de fatores, entre eles principalmente investimentos em tecnologia e pesquisa. Sendo assim tendo como relevância a tecnologia de maquinários como tratores, colhedoras, semeadoras para o crescimento da safra brasileira (JANK et. al.,2015). E VASCONCELOS et. al. (2013) diz que existe a propensão à modernização da agricultura brasileira tornando-se cada vez mais mecanizada diante das necessidades do mercado, utilizando tratores, colhedeiras e implementos agrícolas, que, por sua vez, tornam-se incrementos de lucratividade para os empreendimentos rurais.

Segundo SCHLOSSER (1998), a intensificação do uso de máquinas agrícolas começou, no Brasil, a partir da década de 60, fruto do processo de modernização da agricultura. Entre essas máquinas, destaca-se o trator agrícola, que é considerado por alguns autores como sendo a base ou eixo da mecanização agrícola moderna.

O grau de modernização da agricultura, depende visceralmente da implementação de progresso técnico nos processos produtivos agrários, isto é, da disponibilidade e dos resultados da aplicação de tecnologia em suas várias modalidades, ou seja, no âmbito mecânico, vegetal-biológico, físico-químico e organizacional, (MENDES E PEREIRA, 2002)

A agropecuária de Mato Grosso (MT) é responsável pela maior parte do dinamismo vivenciado pela economia do estado nos últimos anos. Em outras palavras, o crescimento recente do PIB de MT tem sido liderado pelo incremento da produção agropecuária, (PEREIRA E SIRLENE, 2006) e segundo RAMMINGER et. al. 2008, o Mato Grosso teve sua posição gradualmente redefinida no cenário econômico nacional, colocando-se atualmente como um dos grandes produtores agrícolas do país.

Em 1994, com a introdução do Plano Real, houve grande euforia no meio rural, que investiu pesado em mecanização. A venda de tratores aproximou-se de 40 mil unidades no mesmo ano. Na década de 90, foram muito importantes programas como o Moderfrota e os financiamentos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) (JANK et. al.,2015).

[pic 5]

Com o aumento de produção e modernização fez com que acondicionasse à indústria de tratores de rodas, sendo estas as principais fornecedoras de bens de capital para o setor, compondo a principal via da modernização agrícola, (VASCONCELOS et. al. 2013).

Para MARTINS(2006), Com a evolução do mercado de tratores, muitas marcas criaram tratores com inúmeras características, criando diferença entre as marcas e até mesmo entre os modelos de sua própria marca, assim são realizadas melhoras nos sistemas que equipam os tratores, fazendo que as maquinas apresentem novas características, e devendo ser observados com bastante detalhes pelos compradores, pois os tratores devem oferecer o desempeno e a ergonometria desejada.

Consequentemente, Mato Grosso teve sua posição gradualmente redefinida no cenário econômico nacional, colocando-se atualmente como um dos grandes produtores agrícolas do país.

  1. ANALISE

O trabalho analisou o periodo de vendas de tratores no periodo de 2008 a 2018, sendo separado em tratores de rodas e tratores de esteiras, sendo visto e apurado as variaçoes do mercado do estado de Mato Grosso. Procurando ser veita uma projeção no numero de  vendas futuras com os dados de anos anteriores.  

[pic 6]

Figura 1 – tabela de vendas de tratores de rods e de esteiras dos anos de 2008 e 2010

Os primeiros anos de vendas de tratorres de trodas analisados foram os de 2008 e 2009 tendo respequitivamente 2020 e 1645 tratores vendidos, sendo levandos como referencia inicial para analizar os demais anos em seguidas. Os tratores de esterias apresentaram valores bem baixos, 7 unidades em 2008 e 11 em 2009, sendo um modelo de trator pouco requisitado pelos produtores do Mato Grosso.

[pic 7]

Figura 2 – tabela de vendas de tratores de rods e de esteiras dos anos de 2010 e 2011

Nos anos de 2010 e 2011as vendas de tratores de rodas tiveram vendas de 2073 e 3059 unidades, bem superiores comparados com os dois anos anteriores onde vinham de numeros bem baixo. E  venda de tratores de esteiras permaneceu com volume de vendas bem baixo ,  com 8 unidade em 2010 e 15 unidades em 2011.

[pic 8]

Figura 3 – tabela de vendas de tratores de rods e de esteiras dos anos de 2012 e 2013

Os anos de 2012 e 2013 foram os que geraram maior volume de vendas de tratores de rodas no esta de Mato Grosso, com 4100 unidades vendidas em 2012 e 4306 unidades e, 2013. Porem as vendas de tratores de esteiras continuou em numeros baixos, com 9 tratores conercializaodos em 2012 e 16 tratores em 2013.

[pic 9]

Figura 4 – tabela de vendas de tratores de rods e de esteiras dos anos de 2014 e 2015

Apos de quatros anos seguidos em alta nos numeros de vendas de tratores de rodas no estado de Mato Grosso, o volume de vendas de 2014 e 2015 tiveram uma baixa bem consideravel, sendo comercializado 3208 unidades em 2014 e 2668 unidades em 2015. O ano de 2014 foi o que obteve o maior numero de vendas de tratores de esteiras, com 22 unidades comercilaizadas no estado, porem o ano de 2015 voltou a patamar em baixa, com 4 unidades vendidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (692.7 Kb)   docx (447.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com