TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Melhoramento Genético e Biotecnologia

Por:   •  5/9/2019  •  Seminário  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 8

Instituto Federal de Santa Catarina

Bacharelado em Agronomia

 

Melhoramento Genético e Biotecnologia

2019

MELHORAMENTO GENÉTICO E BIOTECNOLOGIA

Trabalho destinado à matéria de Introdução à Agronomia do curso Superior em Agronomia do IFSC

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO…………………………………………………………………3

DESENVOLVIMENTO………………………………………………………...4

CONCLUSÃO………………………………………………………………….7

REFERÊNCIAS………………………………………………………………..9

INTRODUÇÃO

        Desde os primórdios da humanidade, a agricultura é utilizada no Brasil para fins de produção de alimentos para suprir as necessidades básicas dos seres humanos. Com a grande evolução e a alta demanda de produção de alimentos, algumas decisões tomadas retornaram alimentos mas geraram outros problemas como os ecossistemas degradados, no intuito de que novas fronteiras agrícolas pudessem ser abertas. Estes e outros casos são exemplos de uma agricultura que gerava muitos problemas.

        Através de estudos foi preciso buscar inovações para que novas cultivares fossem produzidas e adaptadas para diferentes regiões do Brasil, buscando a melhor qualidade a ser produzida e alternativas para que o meio ambiente não fosse mais degradado.

        A partir daí, o Melhoramento Genético e a Biotecnologia foi introduzida para que essas necessidades fossem atendidas, modernizando a agricultura com as novas descobertas e visando aumentar a produtividade da cultura para suprir a demanda de alimentos.

        O estudo e pesquisas em buscas de melhoramento das plantas e biotecnologia tendem a crescer. “Segundo dados de 2011, estima-se que existam cerca de 230 empresas relacionadas à biotecnologia, sendo que cerca de 40% delas são ligadas à agropecuária” (DURHAM, Elza, 2013).

        O aumento da população é constante com a demanda de alimentos. Tomemos como exemplo a previsão de que, em 2025, teremos 200 milhões de habitantes no Brasil. Considerando um consumo médio de 800 gramas/pessoa/dia, serão necessárias 160 milhões de toneladas de alimento/dia, ou cerca de 160 km de caminhões de alimentos por dia (RAMALHO, 2001). Este é um outro quesito em que se aplica o melhoramento de plantas, para que sejam desenvolvidas novas cultivares mais produtivas, aumentando a oferta de alimentos e colaborando com o meio ambiente.

        Inicialmente neste trabalho será dado ênfase ao melhoramento genético de plantas introduzida com a biotecnologia, destacando a evolução destas práticas e a domesticação das plantas com o homem, mostrando a aplicação do melhoramento de plantas e da biotecnologia com ética ao meio ambiente e a sociedade, e mostrando a importância, os objetivos e as habilidades que esta unidade curricular fornecerá ao discente do curso Superior em Agronomia.

DESENVOLVIMENTO

        Com o surgimento do homem nômade na terra, cerca de 50 mil anos atrás, para a sua sobrevivência limitavam-se à procura de alimentos. Com a evolução do homem, e quando tornou-se sedentário, por volta de 10 mil anos atrás, começou-se a domesticar plantas por meio da seleção de variedades com características de interesse, para o consumo próprio, surgindo assim a agricultura.

        A busca por áreas de produção e cultivo foi um dos fatores que gerou os ecossistemas degradados que encontramos atualmente. O efeito ambiental negativo encontrado, foi motivo de estudos para que fossem aplicadas novas técnicas de produção, gerando lucros e rendimentos mas sem causar impactos ambientais.

        O melhoramento genético de plantas foram um dos principais estudos encontrados para que estes fatores citados fossem resolvidos. Segundo MIRANDA FILHO (1994), “melhoramento genético é o ajustamento genético aos componentes físicos, químicos, biológicos, econômicos e sociais do ambiente.” Esta prática já era introduzida a muito tempo. Inconscientemente, o homem selecionava as melhores sementes para depois plantá-las, o que é um melhoramento, pois há seleção de melhores plantas. Porém, pesquisadores buscaram aprofundar o estudo, trazendo melhorias a produção de alimentos e cultivares.

        Segundo o livro Melhoramento de Plantas Princípios e Perspectivas do autor Paulo Vanderlei Ferreira, o melhoramento genético de plantas era considerado apenas uma arte, pois os fitomelhoristas, por volta de 10 mil anos à trás, eram os próprios, agricultores com essas habilidades de selecionar, em uma grande população de plantas, aquelas que apesentavam características de interesse econômico. Só no final do segundo milênio que o melhoramento genético tornou-se ciência, em função do desenvolvimento da genética, botânica, fisiologia vegetal, fitopatologia, entomologia, etc., os fitomelhoristas passaram a selecionar as plantas com mais eficiência, e o melhoramento genético de plantas foi se tornando mais ciência do que arte.

        A melhoria genética é obtida através dos resultados da hibridação sexual seguida de seleção dos melhores genótipos recombinantes, porém este método existem algumas limitações. É por estes fatores que a biotecnologia vem possibilitando o desenvolvimento de novas técnicas a serem utilizadas como ferramentas de auxílio ao melhoramento genético de plantas, visando o desenvolvimento de novas variedades mais produtivas e de qualidade.

        Na Convenção sobre Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas – ONU – regulamentada pelo Decreto n. 2.519, de 16 de março de 1998, o conceito de “Biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”.

        Segundo a linha do tempo da história do melhoramento genético de plantas do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), os cruzamentos entre espécies já eram feitas desde os anos 1800 por cientistas e agricultores.

        A busca pela melhoria de cultivares eram e são muito importantes e precisas. O estudo por introduzir novos genes nas plantas iniciou-se nas décadas de 1940 e seguindo esses estudos, em 1980 a agricultura deu mais um avanço, foi obtido um organismo geneticamente modificado conhecido como transgênico. Este resultado foi encontrado a partir de um transferimento de um gene responsável por uma característica desejada de uma planta para outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com