TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO AULA PRÁTICA ANATOMIA VEGETAL

Por:   •  12/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ

 CURSO DE AGRONOMIA

GABRIELA DIAS GOMES

RELATÓRIO AULA PRÁTICA ANATOMIA VEGETAL

UNAÍ-MG

2018

GABRIELA DIAS GOMES

RELATÓRIO AULA PRÁTICA: meristema apical da raiz e subapical da semente em célula vegetal observada ao microscópio óptico.

Relatório apresentado ao Curso de Agronomia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí, como requisito parcial de nota na disciplina de Fisiologia Vegetal.

            Orientador: Sônia Cristina

UNAI-MG

Sumário

  1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................

 Meristema é um tecido vegetal responsável pelo crescimento da planta e pela formação de outros tipos de tecidos vegetais. É constituído por células indiferenciadas ou que se encontra em estágio embrionário. Essas células passam por muitas divisões celulares sendo assim multiplicando-se e formando o crescimento do vegetal. Durante o processo de divisão celular, as células iniciais permanecem indiferenciadas no meristema. Enquanto que as células derivadas crescem, passando por novas divisões e pelo processo de diferenciação. Na diferenciação as células sofrem alterações químicas, fisiológicas e morfológicas. Assim são originadas as células especializadas que formam os diversos tecidos e estruturas da planta.Temos três tipos de meristemas.

Meristema Primário: O meristema primário é encontrado no ápice de caules e raízes de plantas, podendo ser chamado meristema apical ou gema apical. O meristema apical é responsável pelo crescimento primário da planta, ou seja, pelo aumento do comprimento desses órgãos. Com a formação de novas células as mais velhas se diferenciam e se incorporam aos tecidos meristemáticos.

Existem três tipos de tecidos meristemáticos primários, são eles:

  • Protoderme: se diferenciará em epiderme, tecido de revestimento da planta;
  • Procâmbio: originará o xilema e o floema primários, tecidos que formam o sistema vascular;
  • Meristema Fundamental: se diferenciará formando os tecidos fundamentais: parênquima, colênquima e esclerênquima.

 Meristema Secundário: Se originam a partir dos meristemas primários, sendo incorporadas as novas células dos tecidos já existentes. Com isso ajudam na formação da estrutura secundária da planta. 

 Meristemas Laterais: ou gemas laterais são encontradas paralelamente ao maior eixo da planta e crescem nesse sentido.

O meristema lateral é responsável pelo crescimento secundário da planta, que é o aumento da largura. Os tecidos meristemáticos secundários são o câmbio e o felogênio. O Câmbio Vascular se diferencia em xilema e floema secundário e o Felogênio origina a periderme. A periderme é o tecido de revestimento que substitui a epiderme. Ela formará o súber ou cortiça (na parte mais externa) e o feloderma ou córtex secundário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com