TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Intensivon

Por:   •  14/9/2022  •  Abstract  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

Pecuária Intensiva

O que é?

A pecuária intensiva é um sistema moderno de produção quando comparado ao extensivo, nesse sistema os animais são criados em menores áreas e faz-se utilização de técnicas mais avançadas como:

  • Melhoramento genético: é o processo em que o produtor seleciona os melhores animais e com as características que ele deseja para o seu rebanho, esse processo visa modificar intencionalmente o material genético do animal escolhido anteriormente para que se obtenha descendentes com as características interessantes para o objetivo da produção.
  • Inseminação artificial: que tem como objetivo inseminar a fêmea com o sêmen do macho que eles desejam passar as características marcantes para os descendentes do seu rebanho, através de instrumentos.

Esse sistema tem como base a criação dos animais em sistema de confinamento, tendo a alimentação por sua maioria dentro dos cochos, proporcionando maior controle do rebanho e menor exigência de terras, sendo considerado muito bom quando o produtor consegue controlar seu rebanho pois assim ele vai conseguir controlar a alimentação do rebanho de forma com que seja ideal ás necessidades nutricionais dos animais e principalmente evitar o encontro de doenças. Nesse sistema são demandados menos profissionais quanto a mão de obra, porém estes tendem a ser mais qualificados para atender à exigência da produção.

Principais características:

  • Maiores investimentos em procedimentos tecnológicos;
  • Baixa necessidade de mão de obra;
  • Maior modernização:
  • Emprego da manipulação genética e inseminação artificial;

Vantagens e desvantagens do Sistema Intensivo:


Vantagens:
Uso de técnicas modernas, como melhoramento genético, inseminação artificial e monta natural com touros selecionados; os animais chegam no ponto de abate com mais rapidez; Resultado da produção garante um bom retorno financeiro para o produtor.

Desvantagens: Investimento do capital alto no início.

Considerações finais

Com o presente trabalho podemos verificar que os dois sistemas citados a cima possuem diferenças visíveis e que podem interferir na decisão de escolha do produtor.

No que diz respeito ao espaço o qual o gado recebe a criação, podemos compreender que existem diferenças consideráveis quanto ao tamanho do espaço ocupados por eles, sendo a pecuária extensiva os gados recebem extensão de pasto para realizar suas atividades de pastejo e possuem liberdade para se locomoverem, enquanto no sistema da pecuária intensiva o espaço que é ofertado para os animais é bem menor a medida em que eles precisam se manter perto para que assim haja o controle de sua saúde e crescimento.

Já sobre a diferença de controle de rebanho, podemos observar que a pecuária é uma atividade que geralmente é composta por um número grande de bovinos em seu rebanho e que demanda um controle desses animais, o que na pecuária extensiva acaba sendo dificultado pelo tamanho do local que é oferecido ao rebanho fazendo com que eles fiquem dispersos. Já no sistema de pecuária intensiva o controle é feito de maneira rigorosa pois contam com o auxílio de equipamentos que facilitam grandiosamente o controle dos animais visto que eles estão em um espaço de confinamento menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com