TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O VALOR DA PRODUÇÃO DA BATATA DOCE

Por:   •  29/5/2018  •  Artigo  •  2.774 Palavras (12 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 12

VALOR DA PRODUÇÃO DA BATATA DOCE (Ipomoea batatas)

Neto, J. P. P. 1; Silva, R. S. da1; Idrogo, A. A. A.2;

1-Discentes do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba Campus I João Pessoa.

2-Docente do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba Campus I João Pessoa.

INTRODUÇÃO

A agroindústria pode ser definida como sendo o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes de vários outros segmentos como a agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura. O grau de transformação das matérias primas varia em função da finalidade de cada empresa agroindustrial. Para cada matéria prima, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor final. Desse modo, pode-se dizer que a agroindústria é a parte do agronegócio onde se realiza a transformação dos produtos primários da agropecuária em subprodutos que podem se inserir na produção de alimentos, agregando valor aos tais.

Por outro lado, a agroindústria familiar, compreende a atividade que permite aumentar e reter, nas zonas rurais o valor agregado da agricultura familiar, através da execução de tarefas de pós-colheita nos produtos provenientes de atividades agrosilvopastoris, tais como a seleção, lavagem, classificação, armazenamento, conservação, transformação, embalagem, transporte e comercialização.

A agroindústria ocupa destaque no Brasil, constituindo-se no segmento mais importante do setor industrial, sendo o setor agroindustrial de alimentos o mais interiorizado, favorecendo a política de emprego, e ficando o mais próximo possível da área rural.

A agroindustrialização do meio rural pode proporcionar a integração do setor rural com a economia de mercado, além de garantir uma regularização no abastecimento em períodos de sazonalidade da oferta. Os produtos agropecuários em sua maioria são produzidos em um único período do ano. Logo, a agroindustrialização destes produtos pode impulsionar a padronização da produção e garantir sua oferta durante todo ano.

A batata doce (Ipomoea batatas), uma matéria-prima proveniente da agricultura, sobretudo familiar, é de uma cultura muito popular e apreciada em todo o Brasil, ocupando o quarto lugar entre as hortaliças mais consumidas pela população, sendo uma das mais cultivadas no Nordeste. Na Paraíba é mais cultivada e difundida nas regiões próximas aos grandes centros consumidores. Sendo considerado o estado, maior produtor nordestino e o quarto em nível nacional (SOARES et al., 2002). Essa espécie, embora perene, é cultivada como cultura anual e apresenta característica de armazenar reservas nutritivas em suas raízes, possuindo imenso potencial alimentício e industrial. Trata-se de uma cultura típica de climas tropical e subtropical, além de rústica, de fácil manutenção, boa resistência contra a seca e ampla adaptação. É também uma das hortaliças com maior capacidade de produzir energia por área e tempo (kcal/ha/dia) (MIRANDA et al., 1989) e apresenta alto rendimento por unidade de área cultivada.

A batata doce é, no entanto, uma planta de grande importância sócio-econômica, participando também do suprimento de calorias, vitaminas e minerais na alimentação humana.

Para o desenvolvimento de um novo produto, a sugestão é de um hambúrguer à base de batata doce, adicionado de proteína texturizada de soja (PTS), com a finalidade de oferecer um produto vegano, saudável, de baixo índice glicêmico, e atuando ainda como um substituto da gordura animal muito utilizada em hambúrgueres tradicionais.

O objetivo desse trabalho é ampliar o conhecimento sobre a agroindústria, compreender o valor da produção e a cadeia produtiva da matéria prima, e com base nisso, sugerir um novo produto.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1CONCEITOS: AGROINDÚSTRIA E AGROINDÚSTRIA FAMILIAR

2.1.1 AGROINDÚSTRIA

 O termo agroindústria é definido e descrito por diferentes instituições e entidades. Entretanto, estas se dão em duas abordagens principais: uma ampliada e outra mais restrita

Num conceito ampliado, agroindústria engloba o complexo agroindustrial (CAI) como um todo, ou seja, todos os agentes que fazem parte do segmento de insumos e fatores de produção (antes da porteira), da produção propriamente dita (dentro da porteira), do processamento e da transformação até a distribuição e o consumo (depois da porteira).

A agroindústria, no entanto, definida por um conceito mais restrito revela basicamente as indústrias que se dedicam à transformação e ao processamento de matérias-primas agropecuárias (de origem animal e vegetal). Tais matérias-primas que são transformadas e preservadas através de alterações físico-químicas, caracterizam-se por apresentar grande variabilidade (qualitativa e quantitativa), diferentes graus de perecibilidade e sazonalidade.

A agroindústria é, portanto, o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aqüicultura ou silvicultura. Numa linguagem mais rural pode-se dizer que as atividades da agroindústria classificam-se em: atividades antes da porteira, atividades dentro da porteira e atividades depois da porteira.

Em termos mais simplistas podemos dizer que, agroindústria é apenas um dos itens da chamada organização da produção, que envolve todo o processo de produção deste as atividades chamadas antes da porteira, como insumos, sementes, máquinas e equipamentos, mão-de-obra e crédito, passando pela produção dentro da porteira, onde os agricultores geram a matéria prima, chegando depois da porteira, que prevê a transformação industrialização e comercialização da produção até o consumidor final.

Para Araújo (2005, p. 93), agroindústria é uma unidade empresarial na qual ocorrem as etapas de beneficiamento, processamento e transformação de produtos agropecuários “in natura” até a embalagem, prontos para comercialização, envolvendo diferentes tipos de agentes econômicos, como comércio, agroindústrias, prestadores de serviços governo e outros.

Agroindústria pode ser definida então, como todo “o segmento industrial de produtos alimentícios, as indústrias que transformam matéria-prima agropecuária em produtos intermediários para fins alimentares e não alimentares como casos especiais, as indústrias de óleos vegetais não comestíveis, de insumos agropecuários”. (MARION, 1996 apud DORIGHELLO, 2003, p. 37).

2.1.2 AGROINDÚSTRIA FAMILIAR

A agroindústria familiar vem sendo considerada por vários autores como uma importante alternativa de reprodução para a agricultura de base familiar. A mesma compreende a atividade que permite aumentar e reter, nas zonas rurais o valor agregado da agricultura familiar, através da execução de tarefas de pós-colheita nos produtos provenientes de atividades agrosilvopastoris, tais como a seleção, lavagem, classificação, armazenamento, conservação, transformação, embalagem, transporte e comercialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (275.2 Kb)   docx (267.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com