TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O carneiro hidráulico com o intuito de funcionamento automático capaz de aproveitar o efeito do “golpe de aríete”

Por:   •  21/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo

Produzir carneiro hidráulico com o intuito de funcionamento automático capaz de aproveitar o efeito do “golpe de aríete” para bombear água, sem o uso de energia elétrica ou combustível.

Carneiro hidráulico

O carneiro hidráulico é um dos dispositivos mais práticos e baratos usados para bombear água. É de simples manejo e de pouca manutenção. Para funcionar o carneiro hidráulico não necessita de energia elétrica ou de combustível. É uma máquina de funcionamento automático capaz de aproveitar o efeito do “golpe de aríete” para bombear água.

O “golpe de aríete” é um surto de pressão que ocorre em um tubo conduzindo água, cujo escoamento sofre uma interrupção abrupta.

O carneiro hidráulico é constituído basicamente das seguintes partes: Um tubo de alimentação, uma válvula de impulso, uma válvula de recalque, uma câmara de ar, e tubo de recalque.

Materiais

1- Registro de esfera 1”

5 –Niple rosca 1”

2 – TE rosca 1”

1 – Joelho rosca 1”

1 – Válvula de sucção poço 1”

1 – Válvula de retenção 1”

1 – Adaptador mangueira PVC 1”

1 – Tubo subida plastico para aspersor 1”

1 – CAP rosca 1”

1 – Mola Hydra

1 – Bucha redução com rosca de 1 x ½”

1 – Adaptador mangueira PVC de  ½”

Como funciona

Ao ser instalado o carneiro hidráulico tem a válvula de impulso (2) fechada pela ação da pressão da água do tubo de alimentação (1), para iniciar a operação do carneiro hidráulico basta abrir, com a mão a válvula de impulso. O funcionamento do carneiro hidráulico é automático.Para paralisar o carneiro, basta manter a válvula de impulso fechada.

A escolha do tamanho do carneiro está relacionada com a queda (h) e quantidade de água (Q) disponíveis. A quantidade de água aproveitada, (q), será função do tamanho do carneiro e da relação entre a queda disponível e a altura de recalque. (h/H).

[pic 1]

Foto ilustrativa de esquema e exemplo da instalação do carneiro hidráulico

Inicialmente esta mesma pressão força a abertura da válvula de recalque (3), que permite a entrada da água na câmara de ar (4). Desta forma o ar aí contido é comprimido até que as pressões se equalizem. Nesta situação o carneiro hidráulico está pronto para funcionar. Para colocá-lo em funcionamento, basta acionar algumas vezes o parafuso da válvula de impulso (2).

Com a válvula de impulso aberta a água começa sair em pequenos esguichos até que, com o aumento da velocidade da água, ocorre o seu fechamento. A água que tinha uma velocidade crescente sofre uma interrupção brusca, causando um surto de pressão ou "Golpe de Aríete", que irá percorrer o carneiro e todo o tubo de alimentação (1).

Este surto de pressão provoca a abertura da válvula de recalque (3), que por sua vez, permite a entrada da água na câmara de ar(4). A medida que o ar contido no interior da câmara vai sendo comprimido, uma resistência à entrada da água vai aumentando, até que a pressão no interior fique um pouco superior e provoque o fechamento da válvula de recalque (3). A água contida no interior da câmara, impedida de retornar ao corpo do carneiro, só tem como saída o tubo de recalque. Em momento posterior ocorre a formação de uma onda de pressão negativa que provoca a abertura da válvula de impulso, dando condições para a ocorrência de um novo ciclo. Com o desenrolar do ciclos sucessivos, a água começa encher o tubo de recalque (3) e sua elevação ocorre a medida que o ar da câmara (4) fica comprimido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (604.4 Kb)   docx (570.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com