TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O impacto edáfico da produção de Nicotiana tabacum no distrito de Ribaúè

Por:   •  14/5/2015  •  Monografia  •  10.295 Palavras (42 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 42

CAPÍTULO I: INTRODUÇÃO

Os solos são um complexo mineral e orgânico, altamente dinâmico, no qual se realizam trocas de substâncias e reacções químicas fundamentais a manutenção da vida, pois, do solo, as plantas retiram a água e os elementos minerais indispensáveis ao seu desenvolvimento. Para além das plantas, os animais incluindo o próprio homem, nele habitam e desenvolvem as acções metabólicas essenciais a sua vida (MOSER, 1984). Para que o homem possa obter alimentos para sua nutrição, ele desenvolveu a actividade agrícola. Com a modernização desta actividade, emprega-se actualmente a utilização de fertilizantes, tais como os adubos inorgânicos, que tem a capacidade de gerar um certo desequilíbrio no solo e no ambiente em geral.

O equilíbrio ecológico está sendo profundamente perturbado pela intervenção do homem moderno. As consequências são tanto mais preocupantes quanto é certo que o próprio homem faz parte da biosfera e nela se deve integrar harmoniosamente sob pena de sua própria extinção (KNAPIC, 1989).

A população do distrito de Ribaúè tem como principal actividade, a actividade agrícola que garante a alimentação. De um modo geral, esta actividade é praticada manualmente e em pequenas explorações familiares em regime de consociação de culturas alimentares com base em variedades locais, por cerca de 90% da população local. Há tempos atrás, que algumas famílias, com o propósito de maximizar o rendimento agrícola, empregam métodos tradicionais de fertilização do solo, como o pousio de terras e a incorporação no solo, de restolhos de plantas e estrume ou cinza, que tornavam sustentável o uso do solo e minimizavam as perdas devido a ocorrência da baixa produtividade nas campanhas praticadas. De entre as culturas praticadas, o tabaco esta sendo mais cultivado devido a estabilidade do seu preço no mercado, o que favorece a seus fomentadores de distribuir os fertilizantes e/ou adubos, pesticidas e insecticidas, incluindo as sementes das variedades comercialmente úteis tanto aos agricultores assim como aos fomentadores, ignorando-se assim os riscos que esta prática pode causar ao solo.

Actualmente a produção do tabaco é caracterizada por um intenso recurso ao uso de adubos ou fertilizantes inorgânicos, por uma população cujo nível de escolarização é baixo o que de certo modo estas técnicas abalam a preservação da ecologia do solo. Esta população, está sendo mais alfabetizada, mas não o suficiente ao ponto de perceber a importância da preservação das qualidades do solo.

O objectivo do estudo é de avaliar o impacto edáfico da produção de Nicotiana tabacum no distrito de Ribaúè. Tendo em conta que o estudo é de campo, será utilizada como técnica de recolha de dados, a observação directa estruturada e o método experimental e para a análise e interpretação dos resultados da pesquisa serão utilizados os métodos estatísticos e bibliográficos, incluindo o método experimental para a concretização científica da pertinência de certas características de diferentes tipos de solo.

O trabalho está estruturado em quatro (4) Capítulos, nomeadamente Capitulo I: Introdução, o qual abarca detalhes a respeito dos Objectivos geral e específicos, questões científicas, hipóteses, metodologia científica utilizada, problema e problematização, Capitulo II: Fundamentação teórica, Capitulo III: Analise e interpretação dos resultados da pesquisa e Capitulo IV: Conclusões e recomendações.


1.1 Justificativa

A escolha do tema sustenta-se pelo facto de ser estudante do curso de Biologia na Universidade Pedagógica e ter estado no ano de 2007 por tempo prolongado nos três (3) postos administrativos do distrito de Ribaúè, onde pude constatar que uma parte considerável da população dos três (3) postos administrativos, efectua a prática de agrícola da cultura de tabaco como actividade comercial e de rendimento, onde é maioritariamente orientada por empresas fomentadoras desta cultura e por vezes sem orientação técnica especial a respeito das técnicas de manuseio das plantas e do solo, mas tudo com objectivo principal de maximizar o rendimento agrícola para obtenção de maiores lucros tanto para os agricultores assim como para os fomentadores.

A observação incidiu no facto de os cultivadores de tabaco estarem utilizando sob informe das entidades fomentadoras, fertilizantes industriais (inorgânicos) para aumento da qualidade do solo e se ter observado uma enorme disparidade na capacidade de germinação de plantas diferentes do Nicotiana tabacum, nos solos por onde se efectuava o plantio desta cultura, facto que gerou uma necessidade de esclarecimento científico focada no possível estado de variação da qualidade do solo, que seja influenciada pela cultura do tabaco.

1.2 Problematização

A maioria das parcelas naturais do solo arável do distrito de Ribaúè é portadora de boa qualidade, com um clima tropical húmido influenciado pelo relevo dominado por médios e altos planaltos da continuação das formações Chire-Namuli, o que vem dotando-os de boa qualidade para a actividade agrícola sem rigorosa selecção de culturas.

A Nicotiana tabacum é uma cultura que cresce geralmente na maioria dos solos, desde que possuam um teor mínimo de nutrientes requerido pela cultura de N. tabacum como é o caso de N (nitrogénio), P (fósforo), e K (potássio). A prática desta cultura implica maior absorção destes nutrientes e elementos químicos incluindo o carbono, que são constituintes estruturais das substâncias nutritivas orgânicas e inorgânicas essenciais para o crescimento e desenvolvimento de todas as plantas incluindo as de tabaco, o que faz com que a intensificação da cultura de tabaco possa causar danos de difícil ou impossível reversão, como o desequilíbrio através do empobrecimento e destruição do solo, dependendo das técnicas adoptadas para o respectivo manejo do solo e do tratamento das plantas.

De entre os vários impactos ambientais (económico, social, sanitário, edáfico, entre outros), o impacto no solo (edáfico) é um importante factor para a continuidade da manutenção da saúde da população e dos seres vivos em geral, uma vez que da terra depende o equilíbrio da cadeia alimentar a partir dos decompositores ate o último nível trófico. Com uma intensiva utilização de fertilizantes e agrotóxicos no cultivo de tabaco, altera-se a estrutura, porosidade, salinidade, pH, perfil e horizontes, textura, cor, estrutura, consistência, e outras qualidades que de certo modo influenciam na sustentabilidade desses solos e consequentemente na saúde do homem e dos demais animais, dai que se coloca o seguinte problema de pesquisa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.9 Kb)   pdf (506.2 Kb)   docx (287.3 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com