TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS SOCIAIS CAUSADOS PELAS MINERADORAS NO DISTRITO DE ANTÔNIO PEREIRA

Por:   •  18/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA

IMPACTOS SOCIAIS CAUSADOS PELAS MINERADORAS NO DISTRITO DE ANTÔNIO PEREIRA

Mariana

Junho/2019

IMPACTOS SOCIAIS CAUSADOS PELAS MINERADORAS NO DISTRITO DE ANTÔNIO PEREIRA

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social

Da Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

A exploração do minério de ferro, pelas minerados traz além dos inúmeros impactos ambientais e impactos sociais. Apesar da mídia destacar esse setor econômico como agente de desenvolvimento e de crescimento, essa atividade causa impactos diversos e desenvolve inúmeras questões sociais nas cidades e distritos onde essas empresas estão instaladas, questões que mesmo sendo consequência da exploração minerária, não são consideradas por ela uma responsabilidade, abordaremos nesse trabalho uma dessas questões socias que surgiu através da atividade de mineração.

Palavras-chave: Mineração, Questão Social, Distrito.

SÚMARIO

Introdução

Na cidade de Mariana – MG, desde de sua fundação em  1711 até hoje tem como sua principal atividade econômica a extração de minério de ferro, e uma certa dependência econômica dessa atividade, que pode ser comprovada após o desastre ambiental que ocorreu no dia 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem denominada "Fundão", controlada pela Samarco Mineração S.A., um empreendimento conjunto das maiores empresas de mineração do mundo, a brasileira Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billitonde  no subdistrito de Bento Rodrigues, deixando 19 mortos e destruindo os sub distritos de Bento Rodrigues e Paracatu, além considerado o desastre industrial que causou o maior impacto ambiental da história brasileira e o maior do mundo envolvendo barragens de rejeitos, com um volume total despejado de 62 milhões de metros cúbicos. A lama chegou ao rio Doce, cuja bacia hidrográfica abrange 230 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, muitos dos quais abastecem sua população com a água do rio. Logo após o crime ambiental, a dependência da atividade econômica ficou explicita após decreto de calamidade financeira diante à suspensão de atividades da empresa. Atualmente as empresas que estão instaladas na cidade de Mariana são a Samarco Mineração S.A e a Vale S.A, que também tem uma mina em Ouro Preto – MG.

Além dos impactos ambientais causados por essas mineradoras, os impactos sociais que essas empresas causam são gigantescos, esses impactos não aparecem necessariamente após crimes ambientais como o de “fundão”, como em diversos setores do sistema capitalista a atividade mineraria traz com seu desenvolvimento, questões sociais, nosso objetivo nesse trabalho tem como objetivo destacar uma questão social, que é reflexo da atividade de exploração minerária no Distrito de Antônio Pereira localizado em Ouro Preto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (217.8 Kb)   docx (615.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com