TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO DA FOTOSSÍNTESE A PARTIR DA VISUALIZAÇÃO DE METABÓLICOS SECUNDÁRIOS - AMIDO

Por:   •  27/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  4.543 Visualizações

Página 1 de 2

OBSERVAÇÃO DA FOTOSSINTESE A PARTIR DA VIZUALIZAÇÃO DE METABÓLICOS SECUNDÁRIOS - AMIDO

INTRODUÇÃO

A fotossíntese é um processo que a planta realiza, onde captura a energia solar e transforma em energia química através da fixação de carbono e reações luminosas, o amido é um composto sintetizado no cloroplasto das plantas durante o dia neste processo, sendo o principal carboidrato de reserva energética.

O objetivo deste trabalho foi comprovar a essencialidade da luz solar para a planta realizar fotossíntese, a partir da observação do amido presente nas folhas, metabólico secundário produzido indiretamente pela fotossíntese.

O experimento se deu pela utilização de folhas de pimenta expostas normalmente aos raios solares e folhas que tiveram este recurso bloqueado com papel alumínio, para visualizar a diferente de ambos.

MATERIAIS E MÉTODOS

O material utilizado no experimento foi previamente preparado, onde primeiro escolheu – se uma planta de folhas finas, como um pé de pimenta, desta planta algumas de suas folhas foram cobertas com papel alumínio.

Para o experimento foram utilizadas as folhas cobertas e folhas que não foram cobertas com papel alumínio. Ambas foram imersas em água quente de aproximadamente 100°C, para desestruturação da clorofila, por 5 minutos.        A fim do tempo, as folhas foram retiradas da água, imergidas em álcool 96% e aquecidas em banho-maria para descoloração das mesmas.

Após este processo, foram lavadas e coloridas com lugol para a visualização do amido.

RESULTADOS

A visualização do amido se dá pela coloração mais escuras nas folhas. Observou se que na folha que foi coberta com papel alumínio (Figura 1.a) há menor concentração de amido que a folha que não foi coberta (Figura 1.b).

[pic 1]

FIGURA 1: A) Folha que foi coberta com papel alumínio; B) Folha que não foi coberta com papel alumínio.

DISCUSSÃO

        Como observado a folha que foi coberta com papel alumínio teve menor quantidade de amido, pois a mesma não realizou fotossíntese a partir do momento em que foi coberta, porque o papel bloqueou os raios solares e serviu para manter a temperatura e a planta não entender que a mesma está morta e parar de mandar nutrientes.

        A folha que não foi coberta manteve seu metabolismo funcionando normalmente, realizando a fotossíntese e, portanto, foi visualizado maior quantidade de amido.  

CONCLUSÃO

Ao fim do experimento, fica se concluso e comprovado a essencialidade da luz solar para que a planta realize fotossíntese, ou seja, uma vez que este recurso é retirado, a mesma não desenvolve suas funcionalidades normalmente.

Conclusão dada a partir da visualização de metabólicos secundários da fotossíntese, amido, que é a reserva energética vinda do processo fotossintético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (623.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com