TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DIFERENTES TIPOS DE ADUBAÇÃO NO PLANTIO DA CULTURA DO FEIJÃO CARIOCA

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 5

DIFERENTES TIPOS DE ADUBAÇÃO NO PLANTIO DA CULTURA DO FEIJÃO CARIOCA (Phaseolus vulgaris L.)

Aldo Tonetto Neto; Henrique Cesar Vedoato; Italo Tonetto; Romulo Pereira Costa1

RESUMO

O feijão carioca é uma importante fonte proteica na dieta de grande parte da população mundial de um modo geral, os adubos orgânicos podem ser agrupados nas seguintes categorias, de acordo com sua origem: origem animal (esterco de bovinos, aves, suínos, caprinos e outros animais); origem vegetal (adubos verdes, cobertura morta); resíduo urbano (lixo sólido e lodo de esgoto); resíduos industriais (agroindústrias e indústrias manufatureiras); além de compostos orgânicos, biofetilizantes e orgânicos comerciais. O objetivo do presente trabalho foi analisar e avaliar o desenvolvimento inicial do feijão carioca com diferentes adubos. Concluiu-se que o adubo orgânico mostrou-se mais eficiente em relação ao organomineral e a testemunha.

Palavras-chave: Compostagem, fertilizante, produtos.

ABSTRACT

The common bean is an important protein source in the diet much of the world's population in general, organic fertilizers can be grouped into the following categories according to their origin: animal (cattle dung, poultry, pigs, goats and other animals); vegetable (green manure, mulch); municipal waste (solid waste and sewage sludge); industrial waste (agricultural and manufacturing industries); as well as organic compounds organic and commercial biofetilizantes. The objective of this study was to analyze and evaluate the initial development of carioca beans with different fertilizers. It was concluded that the organic fertilizer was more efficient compared to the organic-and the witness.

Keywords: Composting, fertilizer, products.

  1. INTRODUÇÃO

O feijão carioca é uma importante fonte proteica na dieta de grande parte da população mundial, sendo o tipo carioca representante de 70% do mercado consumidor brasileiro (DEL PELOSO e MELO, 2005).

A matéria orgânica ou adubo orgânico é todo produto oriundo de qualquer resíduo de origem vegetal, animal, urbano ou industrial, composto de carbono degradável, ou ainda toda substância morta no solo proveniente de plantas, microrganismos, excreções de animais, quer da meso ou microfauna (SILVA; MENDONÇA, 2007) e tudo mais que se decompõe, transformando-se em húmus (SANTIAGO; ROSSETO, 2007).

De um modo geral, os adubos orgânicos podem ser agrupados nas seguintes categorias, de acordo com sua origem: origem animal (esterco de bovinos, aves, suínos, caprinos e outros animais); origem vegetal (adubos verdes, cobertura morta); resíduo urbano (lixo sólido e lodo de esgoto); resíduos industriais (agroindústrias e indústrias manufatureiras); além de compostos orgânicos, biofetilizantes e orgânicos comerciais (COSTA et al.,1986). Destes, os estercos de animais são os mais importantes adubos orgânicos, pela sua composição, benefícios da aplicação, disponibilidade relativa e viabilidade econômica, principalmente, em pequenos estabelecimentos rurais (STRECK et al., 2008).

Os adubos organominerais também apresentam como vantagem a facilidade de aplicação, visto que, pode-se empregar a mesma maneira utilizada para os fertilizantes químicos. Outro benefício é a redução das quantidades de adubo por área, quando 27 comparado ao orgânico, o que resulta em menor custo de transporte. KIEHL (1999) observa ainda que o fertilizante organomineral, ao contrário do químico, pode ser empregado de uma só vez no solo, pois seus nutrientes estão sob a forma orgânica e mineral. Assim, enquanto o nitrogênio mineral é prontamente assimilado pelas raízes, o nitrogênio orgânico seria absorvido pela planta quando o primeiro já foi absorvido ou lixiviado pela água da chuva ou irrigação (FERNADES; TESTEZLAF, 2002).

A associação de fertilizantes orgânicos e minerais é vantajosa, pois, conforme KIEHL (1999), o adubo orgânico pode reter certos nutrientes do fertilizante mineral contra a lavagem pelas águas das chuvas que atravessam o perfil do solo. Segundo o autor, essa retenção é realizada nos solos pela argila e pela matéria orgânica, no caso de solos arenosos a retenção dos nutrientes fica a cargo quase que totalmente da matéria orgânica existente ou a eles adicionada. Sobre isso ROYO (2010) afirma que, como os organominerais têm características orgânicas e minerais, as perdas de nutrientes, são reduzidas quase a zero. Assim, com o maior aproveitamento do fertilizante no solo, os gastos com este insumo são reduzidos.

O objetivo do presente trabalho foi analisar e avaliar o desenvolvimento inicial do feijão carioca com diferentes adubos.

  1.      MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi realizado com diferentes tipos de adubos, adubo orgânico, organomineral e testemunha. E foi manejado durante 15 dias, na estufa da faculdade FAEF, situado no município de Garça, SP.

O solo utilizado para o experimento foi a terra vermelha, os tratamentos foram constituídos com o uso do feijão carioca Phaseolus vulgaris L., foi utilizado três vasilhas para o plantio, sendo três tratamentos e cada tratamento contendo cinco repetições de cinco sementes de feijão carioca.

Os adubos utilizados foram o orgânico, e o Fertium® Phós Reatill que é um fertilizante organomineral proveniente da mistura do condicionador de solos, Fertium®, com fosfato natural de alta reatividade de origem sedimentar e com fertilizante mineral fosfatado solúvel em citrato de amônio mais água.

Durante quinze dias foi avaliado o desenvolvimento inicial após a germinação, analisando assim qual obteve melhor resultado em prol do adubo utilizado.

  1.      RESULTADOS E DISCUSSÃO

O maior desenvolvimento do feijoeiro foi obtido utilizando o adubo orgânico. O tempo necessário para o florescimento do feijão carioca foi menor com o uso do adubo orgânico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com