TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Poliploides Na Agronomia

Por:   •  9/8/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Os poliploides são aquelas plantas que possuem vários genomas. Estas plantas podem ser divididas em dois grandes grupos. Cite esses grupos e os defina.

Euploides, são indivíduos que tiveram duplicado todo o conjunto cromossômico. Aneuploides, indivíduos que possuem falta ou excesso de cromossomos no genoma.

2. Cite exemplos de plantas que fazem parte dos grupos da questão anterior.

A cevada foi uma das primeiras plantas domesticadas para consumo humano sendo, hoje o mais antigo dos cereais cultivados

O tomate e no milho amarelo autopoliploide há produção de mais vitamina C,

A triploidia ocorre em maças, uva, melancia e banana

3. O que significa dizer que uma espécie é autoalohexaploide?

Na autoalohexaploide tem genoma básico igual a sete cromossomos.

4. Como, citologicamente, surgem as plantas poliploides?

Surgem pela duplicação de células somáticas e pela fusão de gametas citologicamente não reduzidos. Os poliploides são classificados em três classes, os que surgiram pela união de gametas não reduzidos com um gameta normal. Pela união de dois gametas não reduzidos. Por duplicação somática. Ocorrem de forma natural a partir de gametas não reduzidos (dihaploides, tetrahaploides) ou de gametas com o número somático de cromossomos, esses fenômenos ocorrem nas divisões celulares, principalmente na meiose.

5. Que são gametas dihaploides e trihaploides e de quais genomas derivam?

Dihaploides e tetrahaploides são gaametas não reduzidos, resultados de um processo meiótico anormal em que a redução do número cromossômico não ocorre. Pode ocorrer pela restituição na primeira divisão, em que os cromossomos não se dirigem para os polos na anáfase. Outra forma do surgimento dos gametas 2n é na meiose II, pela restituição na segunda divisão, em que há falha na citocinese e restituição de núcleos diploides com a formação de díades ou tríades. Se originam de genomas tetraploides e hexaploides respectivamente

6. Defina o que possa ter ocorrido com as células das raízes da berinjela?

Pode ter ocorrido a não divisão dos fusos de divisão. Inicialmente será haploide (n = 11 cromossomos). Se essas células sofrerem dobramento usando colchicina ou orizalina no meio de cultura, resultará no conjunto diploide (2n = 22 cromossomos), porém se mais um ciclo de divisão for interrompido as células ficarão tetraploides (4n = 44 cromossomos).

7. Quais as características fenotípicas das plantas poliploides?

 Produzem folhas mais longas e cores mais escuras, flores e sementes de maior tamanho e células maiores. O mais importante efeito fenotípico a fertilidade dos poliploides. Um maior número de genomas aparece alterar o equilíbrio dos processos fisiológicos com reflexos na fertilidade.

8. O que é Raphanobrassica?

É hibridação artificial de rabanete e repolho A tetraploidização eventualmente produz um híbrido estável e de reprodução verdadeira. O cruzamento de uma espécie de Raphanus (2n = 18) com uma espécie de Brassica (2n = 18) com o objetivo de obter uma planta que produzisse raiz de rabanete e folhas de couve, entretanto a planta obtida era exatamente o contrário do esperado. Ambas as espécies usadas nesses cruzamentos mantinham meiose regular. Produz um híbrido estéril de primeira geração com um conjunto de cromossomos diplóides de um dos progenitores. Foi obtido pelo autor um híbrido que era infértil e mostrava nos frutos características intermediárias entre as duas espécies.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com