TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO PÓLO DE FRUTICULTURA IRRIGADA SÃO JOÃO EM PORTO NACIONAL, TOCANTINS

Por:   •  29/1/2019  •  Artigo  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 7

        

PERFIL DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO PÓLO DE FRUTICULTURA IRRIGADA SÃO JOÃO EM PORTO NACIONAL, TOCANTINS

RESUMO:  No Estado do Tocantins, o setor da fruticultura vem se destacando em virtude das condições favoráveis para a produção de frutos, como água disponível para irrigação no período da seca e alta luminosidade. O Arranjo Produtivo Local (APL) da fruticultura do Tocantins apresenta um bom desenvolvimento em expansão, com o início da produção no Projeto de Fruticultura Irrigada São João, Porto Nacional, Tocantins. O objetivo do presente trabalho foi identificar o perfil de produção agrícola dos produtores no Pólo de Fruticultura Irrigados São João, buscando identificar se o projeto estar cumprindo seu objetivo inicial. Na pesquisa, foram realizadas entrevistas com 14 principais produtores, onde as principais perguntas foram: Se as culturas frutíferas são prioridade pra os produtores e quais suas principais frutas produzidas. A metodologia da pesquisa foi quantitativa, utilizando o instrumento de entrevista, também foi utilizado como fonte adicional de registros fotográficos de todos os ambientes da pesquisa a fim de expor a realidade do local. De uma forma geral, pôde-se observar que a produção de culturas frutíferas no Projeto Pólo de Fruticultura Irrigada São João, é feito por pequenos, médios e grandes produtores, mas é produzida principalmente por produtores de escala pequena e média. É considerada hoje uma importante fonte de renda, pois sua produção é constante ao longo do ano.

Palavra-Chave: Fruticultura, APL, Porto Nacional, São João.

 PROFILE OF FRUIT POLE AGRICULTURAL PRODUCTION OF IRRIGATED SÃO JOÃO IN PORTO NACIONAL, TOCANTINS

ABSTRACT: In the state of Tocantins, the horticulture sector has stood out because of favorable conditions for the production of fruits like water available for irrigation during the dry season and high brightness. The Local Productive Arrangement (APL) of fruit production Tocantins presents a good development expanding with the start of production in the Project Fruit Crops Irrigated São João, Porto Nacional, Tocantins. The objective of this study was to identify the profile of agricultural producers in Pole Fruit Crops Irrigated St. John in order to identify whether the project is meeting its initial goal. In the survey, interviews were conducted with 14 major producers, where the main questions were: If the fruit crops are priority for producers and what its main fruit produced. The research methodology was quantitative, using the interview tool was also used as an additional source of photographic records of all the research environments in order to expose the reality of the place. In general, it was observed that the production of fruit crops in the Fruit Pole Project Irrigated St. John, is done by small, medium and large producers, but is mainly produced by producers of small and medium scale. It is now considered a major source of income, because their production is constant throughout the year.

KEYWORDS: Fruits, APL, Porto Nacional, São João.

INTRODUÇÃO

O Pólo de Fruticultura Irrigada São João, cujo empreendedor é o Governo do Estado do Tocantins, através da Secretaria de Recursos Hídricos, surgiu a partir da necessidade de reassentar as famílias atingidas pela formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, em Lajeado-TO. A área do projeto com 5.128, 8 hectares, à margem direita do rio Tocantins, fica localizada no município de Porto Nacional, sendo, porém mais próxima de Palmas a apenas 11 km, 27 para Porto Nacional). Da área total do empreendimento, o projeto prevê que 3.224 ha¹ sejam destinados ao cultivo irrigado de frutíferas distribuídos em um conjunto de 542 lotes de variados tamanhos, abrigando pequenos irrigantes e empresas. O tamanho dos lotes varia de 4 ha¹ a 25 ha¹. A captação de água para irrigação se dá através de um canal de chamada com 880 m de extensão que liga o reservatório à estação de bombeamento principal, com vazão máxima de 4,20 m³/s.

O Brasil atualmente é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e o Tocantins se destaca cada vez mais neste cenário devido ás condições favoráveis de clima e solo, que possibilitam uma produção de frutas com sabor adocicado e que agrada consumidores daqui e de outros estados. Por estes motivos, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), apoia e desenvolve ações para fomentar este tipo de produção, que teve um aumento de 63,52%, Segundo os dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em 2010, a produção de frutas foi 170 mil toneladas, enquanto que em 2013 este número saltou para 278 mil toneladas.

Outro fator favorável e a logística de comercialização in natura, a qual permitiu a exportação dessa fruta para diversos países, tais como; Portugal, Holanda e Alemanha, cujos níveis de exigência são superiores ao nacional (Leite et al., 2003).

As principais culturas produzidas no Estado são abacaxi, banana, melancia, caju, melão, limão, coco, manga, sendo as três primeiras as principais. De acordo com dados da diretoria de Fomento à Produção Agropecuária, a expectativa para 2014 é fechar com a colheita de mais de 90 mil toneladas de fruto.

Ainda com dados do IBGE, a cultura de banana tocantinense ocupou uma área se 3.673 hectares em 2013, totalizando 23.274 toneladas produzidas. Parte da produção abastece mercados vizinhos, como Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.

No Estado, a produção de melancia é favorecida na região de várzeas devido ao sistema de subirrigação que dificulta o aparecimento de doenças. Em 2013, foram colhidas mais de 199 mil toneladas da fruta (SEAGRO).  

A agricultura familiar representa cerca de 15% da população do Tocantins que trabalha e são responsáveis por cerca de 70% do que é produzido no Estado, Segundo dados da CBN – Canal de Boas Notícias. Essa forma de mão de obra e a principal encontrada no Pólo de Fruticultura São João assim desmostra a grande importância de para ecômica do Estado.

O objetivo do presente trabalho e indentificar o perfil da produção dos produtores do Pólo de Fruticultura São João, buscando indentificar se o projeto estar cumprindo seu objetivo inicial que é a produção de frutíferas. A pesquisa, foi realizada através de entrevistas onde as principais perguntas foram: Se as culturas frutíferas são prioridade pra os produtores e quais suas principais frutas produzidas.

MATERIAL E MÉTODOS

A presente pesquisa foi desenvolvida no dia 30 de agosto de 2014, a área de estudo compreendeu o Pólo de Fruticultura Irrigada São João, situado no município de Porto Nacional-TO, localizado entre as bacias do Córrego Chupé e do Ribeirão São João na Bacia Hidrográfica do Rio Tocantins. Através de método de pesquisa quantitativa, utilizando o instrumento de entrevista, também foi utilizado como fonte adicional de registros fotográficos de todos os ambientes da pesquisa a fim de expor a realidade do local. Foi avaliado o perfil da produção das frutíferas no projeto e quais são suas prioridades na produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (459.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com