TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POP CONTROLE DE PRAGAS INTEGRADO

Por:   •  29/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.495 Palavras (14 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 14

        

CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS

POP.08

Data: 26/10/2020

Revisão 00

Pág. /18

POP CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS.

INCLUCÃO ALIMENTAÇÃO ANIMAL LTDA

END: Rua Dançador Grande, 321 – Jardim Vale das Perobas

CNPJ.: 37.411.362/0001-85        -        Insc. Est.: 9085836045

Estabelecimento Registrado no MAPA

PR-XXXXX

Arapongas – Paraná

  1. INTRODUÇÃO

O programa de Controle Integrado de Pragas consiste na identificação e monitoramento das pragas a serem controladas, assim como técnicas de controle preventivo e corretivo.

As pragas mais comuns nos estabelecimentos de alimentos são: formigas, baratas, moscas e ratos. Sua incidência é variável, de acordo com a localidade, condições estruturais do edifício, manutenção, higiene e limpeza do local.

Para controlar o problema é necessário monitorar periodicamente os diversos setores do estabelecimento, visando, estabelecer através destas informações as estratégias de controle mais adequadas ao local e à infestação observada. Medidas como higiene e limpeza são muito importantes para minimizar os problemas.

Visando este controle, foi elaborado o Programa de Controle Integrado de Pragas, que está descrito conforme previsto na Instrução Normativa nº. 4 de 23 de fevereiro de 2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

  1. OBJETIVO DO PROGRAMA

O manual tem como objetivo definir os procedimentos de monitoria e verificação do programa de Controle Integrado de Pragas, bem como, as ações corretivas que deverão ser aplicadas em caso de Não Conformidades, de modo a manter a qualidade do processo.

        O manual deve contemplar as medidas preventivas e de controle. No caso de adoção de controle químico, os procedimentos operacionais também devem especificar o grupo químico dos produtos utilizados, nome, princípio ativo, concentração, local e forma de aplicação do produto, frequência de sua utilização, assim como o responsável pela execução da tarefa. As empresas terceirizadas contratadas devem ter o registro próprio no Órgão competente.

  1. RESPONSABILIDADES

O Diretor da Empresa é o responsável por garantir recursos para implantação, adequação, atualização, aprovação e garantir os resultados do Programa descrito neste Manual.

Os Gestores da Garantia da Qualidade serão os responsáveis pela monitoria e verificação “in loco” da realização e do desempenho dos procedimentos descritos neste Manual.

Garantindo assim a perfeita execução dos procedimentos descritos neste Manual e facilitar a identificação de uma não conformidade.

Responsáveis        por        garantir        recursos        para        implantação,        adequação, atualização, aprovação e garantir os resultados:


  1. DEFINIÇÕES

Pragas urbanas: são espécies de insetos ou animais que infestam os campos e a cidade.

        Controle integrado de pragas: envolve principalmente a adoção de medidas preventivas e corretivas que visam evitar a penetração e ou abrigo de infestação de animais. Envolve pessoal interno e uma empresa terceirizada especializada.

 

        

. 

  1. MONITORAMENTO CONTROLE DE PRAGAS

                        

A eficiência dos monitoramentos se dá com a utilização de artifícios como a utilização constante dos seguintes programas e autocontroles: Programa de Procedimentos de Higienização Operacional, Boas Práticas de Fabricação e Coleta Seletiva dos Lixos gerados pela fábrica.

Os programas têm por foco, realizar controles de higienização na fábrica, em todos os setores, tornarem como hábito a higiene pessoal e a do local de trabalho, e dar destino certo aos lixos gerados pela fábrica utilizando contentores (locais temporários de armazenamento) para a remoção definitiva por empresas que reciclam os resíduos ou pela prefeitura.

Medidas realizadas como utilizar telas em portas e janelas, o fechamento de frestas na estrutura predial, o controle em manter as portas fechadas, higienização constante por auxiliares de higienização, evitar produto parado nos utensílios utilizados pelos operadores como carriolas, pás, garfos ou produtos que caem no piso.

Uma empresa terceirizada é responsável por realizar o controle de pragas mensal por meio de iscas e armadilhas bem como responsável por realizar dedetizações quando se fizer necessário. O controle é feito utilizando produtos eficazes no controle das pragas, apresenta mapa com as iscas por toda a sua extensão, anéis sanitários e monitorias mensais realizadas pelos técnicos da empresa terceirizada especializados. Além disso é realizada a monitoria interna:

Check List da área interna: realizado semanalmente, avaliando a presença de pragas (Barata, Moscas, Ratos); presença de foco que facilite aparecimento de pragas, integridade e eficiência das iscas, condições das telas de janelas e portas;

Check List da área externa: realizado quinzenalmente, avaliando a presença de acúmulo de água nos pisos, resíduos de matéria prima, acúmulo de lixos nos pátios, focos de reprodução de insetos, grama aparada, integridade e eficiência das iscas, presença de pragas (baratas, moscas, ratos).

 MONITORAMENTO EXTERNO JJ MARTINS (EMPRESA TERCEIRA)

A. Como:

É realizada a verificação das armadilhas observando o consumo das caixas, realizando a higienização da mesma e fazendo a reposição dos produtos de acordo com a necessidade e anotando em relatórios as informações observadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (211.7 Kb)   docx (215.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com