TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJECTOS DE METODOS PARTICIPATIVOS E ELABORAÇÃO DE PROJECTOS

Por:   •  8/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Introdução

A agricultura de conservação (AC) é um sistema agrícola que utiliza um conjunto de técnicas agrícolas que têm como função proteger o solo da erosão, melhorar a fertilidade do solo, aumentar a sua rentabilidade, contribuindo para a protecção do meio ambiente, melhorando deste modo a sustentabilidade social.

Em Moçambique AC têm sido praticada com o apoio de organizações não-governamentais, como: Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), Cooperação Técnica Alemã (GTZ), entre outros (Milderet al., 2011).

Para Grabowskie Mouzinho (2013); FAO (2011a) e Friedrich, et al. (2012) Taimoe Calegari, (2007) AC foi considerada como a melhor maneira de gerir ecossistemas agrícolas para melhorar a produtividade rentável dos agricultores, com benefícios no fornecimento de alimentos.

Com AC há a estimulação de processos biológicos no solo e acima da superfície, bem como redução da erosão do solo e lixiviação, o uso de produtos agroquímicos é reduzido, a longo prazo; os recursos hídricos subterrâneos são recarregados através de uma melhor infiltração de água (Friedrich, et al., 2012; Laurent,et al., 2011).

De acordo com Saturnino eLanders (2002), Bakeret al.,(2007), Lindwalle Sonntag (2010) e Crabtree (2010) consideram que a prática de AC tem contribuído para a redução geral dos requisitos de trabalho, em cerca de 50 %, o que ajuda os agricultores a economizarem tempo, combustível e custos de máquinas.

Os fertilizantes usados em AC são o composto orgânico e o fertilizante orgânico. Os seus custos são insignificantes porque são preparados de acordo com os recursos locais disponíveis como: estrume de animais, terra, plantas verdes, restos de comida da cozinha e água (para o composto) e estrume de animais e água para o fertilizante líquido (Keck, 2011).

AC reduz os impactos negativos com o plantio directo, absorve o carbono do solo, melhora a saúde do solo, e retém a água no solo promovendo um aumento do rendimento agrícola em muitas regiões (Nobre, et al., 2012).As organizações em conjunto com os agricultores têm-se concentrado mais no potencial da AC como um meio de adquirir uma agricultura produtiva para resolver o problema da segurança alimentar e contribuírem para a mitigação do clima nas mudanças climáticas (Milder, et al., 2011).

  1. OBJECTIVOS
  1. Geral
  • Minuciar as as actividades realizadas no âmbito do Estágio profissional.
  1. Especificos
  • Descrever os métodos de demarcação e abertura de covachos;

  1. Material e Metodos
  1. Descrição da instituição e do local de estagio
  2. Descrição da instituição

A NCBA CLUSA, é uma organizacao não governaental fundada em 1916 como a Liga Cooperativa dos Estados Unidos de America afiliada na centenaria americana para cooperativas, empresas que são de pioridade conjunta e cotroladas democraticamente, a operar em mais de 15 paises com a sua sede internacional em Washington DC. Em Mocambique encontra-se a trabalhar na implementacao de programas de Desenvolvimento Rural, com vista a rentabilizacao e melhoria de vida das comunidades nas regioes Centro e Norte desde agosto de 1995.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com