TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE UMA AGROINDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE CASTANHAS DO PARA E DE CAJÚ

Por:   •  11/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.917 Palavras (20 Páginas)  •  1.083 Visualizações

Página 1 de 20

PROJETO DE UMA AGROINDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE CASTANHAS DO PARÁ E DE CAJU

GONZALES, R.*, DANTAS, G.*, BRITO, M.**

*Discente: Universidade Paulista (UNIP), São José do Rio Preto, Brasil

** Docente: Universidade Paulista (UNIP), São José do Rio Preto, Brasil

e-mail: ronaldo.gonzales@outlook.com

Resumo: A semente conhecida como castanha-do-Brasil ou castanha-do-pará é uma fruta típica do norte do Brasil e um dos principais produtos da Amazônia. Possui um alto valor proteico e calórico, é rica em selênio que ajuda a prevenir canceres, como o de pulmão e próstata, além de combater aos radicais livres e envelhecimento celular. No caso do caju, embora seja o fruto ‘’verdadeiro’’, necessita ser processada industrialmente para ser consumida na forma de amêndoa. A castanha-de-caju tem ótimas quantidades de complexo B e de um aminoácido chamado arginina que auxilia na circulação sanguínea. Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um plano de negócio de uma mini-indústria de beneficiamento de castanha do pará e castanha do caju, utilizando o “Roteiro de elaboração de projetos agroindustriais para os territórios rurais”, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que é composto por etapas que definem a viabilidade da implantação da agroindústria. Foi possível concluir que o projeto é viável, pois apresentou um lucro liquido de 87.647,95 reais por mês, gerando um lucro anual de 1.051.755,40 reais e o tempo de retorno é de aproximadamente de 18 meses.

Palavras-chave: castanhas, agroindústria, negócio.

Abstract: The seed known as Brazil -nut or nut -nut is a fruit typical of northern Brazil and one of the main products of the Amazon. It has a high protein and caloric value , is rich in selenium which helps prevent cancers , such as lung cancer and prostate cancer , in addition to fighting free radicals and cellular aging . In the case of cashew , although the fruit '' true '' , needs to be industrially processed to be consumed in the form of almond. The cashew - nut is of great quantities of B-complex and an amino acid called arginine assists in the bloodstream. This work aims at the development of a business plan from a beneficiation Brazil nuts and cashew mini - industry , using the " Script development of agroindustrial projects for rural areas ," developed by the Ministry of Agrarian Development , that consists of steps that define the feasibility of implementing agribusiness . It was concluded that the project is feasible , because it showed a net profit of R $ 87,647.95 per month , generating an annual income of R $ 1,051,755.40 and return time is approximately 18 months .

Keywords: nuts, agribusiness, business

  1. Introdução

A castanha-do-pará é uma árvore de grande porte, muito abundante no norte do Brasil e na Bolívia, cujo fruto (ouriço) contém a castanha, que é sua semente. É uma árvore da família botânica Lecythidaceae, nativa da Floresta Amazônica. Seu fruto é chamado de ouriço e em seu interior abriga entre 10 e 25 sementes. A semente conhecida como castanha-do-Brasil ou castanha-do-pará é uma fruta típica do norte do Brasil e um dos principais produtos da Amazônia. Possui um alto valor proteico e calórico, é rica em selênio que ajuda a prevenir canceres, como o de pulmão e próstata, além de combater aos radicais livres e envelhecimento celular, segundo o site Castanha do Pará (2013).

A castanheira e suas partes possuem varias aplicações. Os frutos são usados como combustíveis ou em artesanatos. O principal produto, a amêndoa é consumida “in natura” ou usada para extração de óleo, que possui amplas aplicações na indústria de cosméticos. Do resíduo da extração do óleo obtém-se torta ou farelo, usado como misturas em farinhas ou rações.  

A produção brasileira de castanha apresenta uma proporção de 25% a 30% para a exportação, e 70% a 75% para o consumo interno. No caso das exportações pode-se destacar como principal destino à Bolívia, com o produto in natura, seguido dos Estados Unidos, e incluindo castanha beneficiada, Hong Kong, Europa, Austrália. (CONAB, 2013)

No caso do caju, ele é formado por um pedúnculo que se desenvolve junto à castanha, o fruto verdadeiro. A castanha, embora seja o fruto ‘’verdadeiro’’, necessita ser processada industrialmente para ser consumida na forma de amêndoa. Define-se a castanha do caju como o fruto, constituído basicamente de casca, película e amêndoa, da espécie Anacadium occidentale L.

No caso do aproveitamento da castanha, na maioria das propriedades, a colheita é realizada após a queda dos frutos ao solo.

O caju chega a permanecer no campo por até 10 dias, mas o seu contato com a umidade do solo deve ser o mínimo possível para evitar o apodrecimento ou fermentação do pedúnculo. Estes prejuízos podem danificar a castanha, sendo conveniente apanhar os frutos com a frequência de duas ou três vezes por semana.

A castanha-de-caju tem ótimas quantidades de complexo B e de um aminoácido chamado arginina que auxilia na circulação sanguínea.

Em geral, as castanhas mais velhas apresentam rendimento industrial maior em relação ao coeficiente “peso da amêndoa/peso da castanha”, porém dificulta algumas etapas do beneficiamento, por serem de qualidade inferior. Não se deve misturar castanhas de procedências diferentes por gerarem desuniformidades no processo de secagem e beneficiamento, além de haver variações nos níveis de umidade, impurezas, matéria estranha e percentagem de pedúnculo.

O plano de negocio permite entender como a empresa esta organizada, seus objetivos, produtos e serviços, mercado, estratégia de marketing e sua situação financeira. É um documento onde o empreendedor baseia suas decisões e é uma ferramenta dinâmica que deve ser atualizada constantemente.

Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um plano de negocio de uma mini-indústria de beneficiamento de castanha do Pará e castanha do caju, onde essa será beneficiada resultando nos produtos como castanha sem casca, castanha sem pele, castanha salgada, triturada e farinha.

  1. Metodologia

Para elaboração de uma agroindústria alguns critérios devem ser levados em consideração e pontuados antes de iniciar as atividades. A concepção do projeto é necessária para atestar a viabilidade do negócio pretendido, bem como a verificação do maior número de variáveis que podem interferir desde a concepção do projeto até o funcionamento da  agroindústria de processamento de castanhas.

As pesquisas de Campo dividem-se em três grupos: quantitativo – descritivas exploratórias ou experimentais. O tipo de pesquisa realizado neste estudo é classificado como "descritivo", pois tem por premissa buscar a resolução de problemas melhorando as práticas por meio da observação, análise e descrições objetivas, por meio de entrevistas com peritos para a padronização de técnicas e validação de conteúdo (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (873.1 Kb)   docx (574.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com