TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS DENTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO COITÉ

Por:   •  1/6/2018  •  Artigo  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 12

PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS DENTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO COITÉ

Tainá Araújo Almeida

Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS

RESUMO

Todos os municípios do território do sisal possuem uma forte ligação com o meio rural, assim como o município de conceição do coité, sendo umas das atividades no município a agricultura familiar. Além disso, o município de Conceição do Coité conta com uma cooperativa da agricultura familiar e uma cooperativa dos agricultores familiares e grupos de empreendimentos solidários. Desta forma, este artigo estrutura-se a partir da necessidade de abordagem da agroecologia com enfoque nos agricultores familiares no município de Conceição do Coité, pela necessidade de analisar a realidade da agricultura, por estar situado em um território predominante rural, aonde a fonte de renda vem no campo, e pela importância da agroecologia como uma alternativa sustentável e viável para a agricultura. No município de Conceição do Coité foi implantada uma feira agroecológica, na qual tem uma grande importância por ser considerada uma estratégia de reprodução econômica para muitos agricultores familiares. Com o objetivo de diversificar sua produção, minimizar o impacto ambiental e o uso de insumos artificiais no processo produtivo, os agricultores têm se mostrado motivados para o desenvolvimento desta prática no município de Conceição do Coité.

Palavras-chave: Agroecologia, Agricultura, Produção.

INTRODUÇÃO

Todos os municípios do território do sisal possuem uma forte ligação com o meio rural, assim como o município de Conceição do Coité, apresentando como principais atividades econômicas o cultivo do sisal (principal exportador da região). Cultiva-se, também, a mandioca, o feijão, o milho e outros alimentos, tendo como base a agricultura familiar. Além disso, o município de Conceição do Coité conta com uma cooperativa da agricultura familiar e uma cooperativa dos agricultores familiares e grupos de empreendimentos solidário. Desta forma, este artigo estrutura-se a partir da necessidade de abordagem da agroecologia com enfoque nos agricultores familiares. Assim, o estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar de que forma a agroecologia vai contribuir no desenvolvimento da agricultura famílias no município de Conceição do Coité. A escolha do tema se justifica pela necessidade de analisar a realidade da agricultura em Conceição do Coité, por estar situado em um território predominante rural, onde a fonte de renda vem no campo, e pela importância da agroecologia como uma alternativa sustentável e viável para a agricultura.

Ademais, a pesquisa é justificada pelo fato de estudar um novo modelo de produção, na qual contrapõe as práticas do agronegócio, a fim de desenvolver alternativas de inclusão de uma produção sustentável além de trazer benefícios a saúde humana.

MATERIAIS E MÉTODOS

O caso particular da pesquisa tem como intuito realizar uma revisão bibliográfica, a fim da ampliação da discussão da agroecologia e da agricultura familiar, com vistas em prover uma análise do contexto e dos processos envolvidos dentro da agricultura familiar. Desse modo, a pesquisa bibliografia é necessária para elaboração do estudo, na qual serão utilizados fontes e autores que pesquisaram sobre agroecologia e agricultura familiar.

A metodologia consiste em um estudo de caso realizado na Feira Agroecológica de Conceição do Coité/BA. Foram realizadas entrevistas dialogadas com cinco produtores que são membros do  Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF) e que comercializam semanalmente sua produção na referida Feira. Após a organização de dados coletados, consequentemente, todas as informações serão examinadas e organizadas de forma quantitativa que servirão para a elaboração do texto final, a fim de compreender a complexidade ali existente. O caso estudado será a cidade de Conceição do Coité, pertencente ao território do Sisal da Bahia.

BREVE CONCEITUAÇÃO SOBRE AGROECOLOGIA

A agroecologia é o estudo da agricultura com base de uma perspectiva ecológica. Se referindo a um tipo de prática agrícola que privilegia a utilização dos recursos naturais com mais consciência, respeitando e mantendo o que a natureza oferece ao longo de todo o processo produtivo — desde o cultivo até a circulação dos produtos. A agroecologia se manifesta diante das problemáticas no cenário ambiental, tendo necessidade de estratégias que auxiliem para a construção de ecossistemas sustentáveis, objetivando a segurança na produção dos alimentos e a sustentabilidade (ALTIERI E NICHOLLS, 2000). Neste sentido, podemos dizer que a agroecologia: 

[...] não é apenas produzir sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos e organismos geneticamente modificados. Mas é uma nova forma de se relacionar com a natureza e com o outro. É o resgate do agricultor e da agricultora como protagonistas do processo produtivo, e dos consumidores e consumidores como parceiros nesta caminhada. É o reforço a uma ética de respeito à vida em todas as suas expressões e ao ser humano, construindo uma sociedade ecológica, justa e solidária. ( LONGHI, 2008, p.1)

Pode ser observando distinção nos conceitos de agroecologia, como por exemplo, agroecologia como ciência, na qual tem por objetivo “transição dos atuais modelos de desenvolvimento rural e de agricultura convencionais, para estilos de desenvolvimento rural e de agriculturas sustentáveis” (CAPORAL E COSTABEBER, 2002, p.4) Além de ser tratado que a agroecologia se originou em busca pela construção de novos conhecimentos:

 [...] nasceu a Agroecologia, como um novo enfoque científico, capaz de dar suporte a uma transição a estilos de agriculturas sustentáveis e, portanto, contribuir para o estabelecimento de processos de desenvolvimento rural sustentável. A partir dos princípios ensinados pela Agroecologia passaria a ser estabelecido um novo caminho para a construção  de agriculturas de base ecológica ou sustentáveis, como veremos adiante (CAPORAL E COSTABEBER, 2004, p.8)

A produção é complexa, assim envolvendo diversos fatores, onde a ciência agroecológica cumpre uma perspectiva ecológica o sistema de produção. Desta forma, se faz necessário que haja uma agricultura com o objetivo de preservar o meio ambiente. Na concepção de Gliessman (2003), É necessário haver consciência de que cada ecossistema tem uma capacidade de produção, e ainda, as bases do enfoque agroecológico objetivam preservar a produtividade agrícola, mantendo a capacidade produtiva do solo, a qualidade e a quantidade dos alimentos ao longo prazo. Destacando a valorização do agricultor, sua inclusão na sociedade de uma maneira mais eficaz, a relação do produtor com o consumidor, relação do produtor com o mercado e tecnologias efetivas que possam ser agregadas.. Gliessman completa esta nova perspectiva da agroecologia ao dizer que: [...] a agroecologia [...] é um agente para as mudanças sociais e ecológicas complexas que tenham necessidade de ocorrer no futuro a fim de levar a agricultura para uma base verdadeiramente sustentável. (GLIESSMAN, 2005, p. 56)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (223.3 Kb)   docx (65.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com