TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre a Soja

Por:   •  30/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

A Soja

A soja teve seu cultivo iniciado na China, há 5.000 anos atrás. Por ser considerada um alimento completo, com importância nutricional relevante, era utilizada na alimentação, apenas. No Brasil, em 1882, tem-se os primeiros registros de experimentos com a soja; e em relação ao cultivo, o ano é de 1914, no Rio Grande do Sul. A primeira indústria de soja no Brasil é inaugurada em 1941, também no Rio Grande do Sul. O primeiro destaque do Brasil como produtor de soja se deu em 1949, quando foi registrado uma produção total de 25.000 toneladas (SILVA, LIMA E BATISTA, 2011).

Segundo a Embrapa (2004), a soja entra para o hall de produtos economicamente importantes para o Brasil no ano de 1960, período em que a política de incentivos estava em alta, promovendo a autossuficiência para os produtores rurais. Em 1970, o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas agrícolas, focadas no melhoramento genético da oleoginosa, elevaram a soja a outro patamar, que, paralelo ao declínio do café, aumentou ainda mais seu destaque mundial. Com a demanda aumentando, a produção brasileira tornou-se importante referência no cultivo da soja (SILVA, LIMA e BATISTA, 2011).

Neste mesmo período, frente a explosão da soja no mercado mundial, o governo brasileiro aumenta o seu interesse na soja, se beneficiando de uma importante vantagem competitiva, frente aos outros produtores: o escoamento da safra brasileira acontece a entressafra americana, sendo este o período em que os preços atingiam as maiores cotações. Este fato tornou-se um incentivo aos investimentos de tecnologia na agricultura, com foco à adaptação da cultura da soja às condições brasileiras (EMBRAPA, 2004).

Por conseguinte, tais investimentos resultaram na tropicalização da soja, ocasionando, pela primeira vez na história, plantio do grão em regiões com baixas latitudes. Este feito revolucionou a história mundial da soja, impactando o mercado, favorecendo-o ao Brasil. As décadas de 80 e 90 foram de muito sucesso no plantio da oleoginosa no Brasil, até a queda do seu preço, no final da década de 90. Atualmente, estão na lista dos produtores mundiais de soja os EUA, o Brasil, a China, a Argentina, a Índia e o Paraguai.

Em relação a variação climática brasileira, estudos buscam desenvolver novas variedades de soja, considerando que o aquecimento global em curso tende a oferecer cenários diferenciados em todo o ano.

         Sobre a variação climática brasileira, Yokota (2016) defende a ampliação de estudos que busquem desenvolver novas variedades de soja, visto que o aquecimento global em curso apresenta cenários diferenciados durante todo o ano. Segundo ele, alguns fatores contribuem urgentemente para essa necessidade, destacando o aquecimento global em curso, o que acarretará a frequência de tempestades em grande escala e intensidade, refletindo em todo o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com