TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim III curso Gestão de Agronegócio

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.962 Palavras (8 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 8

 

[pic 1]

Projeto Integrado Multidisciplinar II

(PIM III)

Empresa

Curso Superior Tecnológico em Gestão de Agronegócio

Nome: REGIVALDO BARBOSA FEITOSA

RA: 1962296

Unip – Universidade Paulista

2019

Resumo

Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar III (PIM III), referente ao projeto de pesquisa realizado no primeiro bimestre do segundo período do Curso Superior Tecnológico em Gestão do Agronegócio da Universidade Paulista – UNIP – realizado na cidade de Guaraci, estado de São Paulo na empresa Tereos Açúcar e Energia Brasil, relativa às disciplinas Contabilidade, Estatística Aplicada e Fundamento e Importância da Logística, demonstrando-nos como é importante o conhecimento teórico-prático das disciplinas elencadas, pois se faz necessário atualmente domínio do assunto para então aplicar o conhecimento adquirido em prol do bom desenvolvimento da empresa, sendo que tais disciplinas estão intrinsecamente ligadas em relação à sua utilização no dia a dia de qualquer empresa que queira prosperar e isso poderá ser visto ao longo deste projeto.

Unip – Universidade Paulista

2019

Sumário:

1-Introdução;

2- Descrição da Organização;

3- Contabilidade;

4- Estatística Aplicada;

5- Fundamentos e importância da Logística;

6- Conclusão;

7- Referencia Bibliográfica;

Unip – Universidade Paulista

2019

 INTRODUÇÃO

 O presente Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III) requisito obrigatório para conclusão do segundo semestre do curso superior tecnológico em gestão de agronegócio da Universidade Paulista – UNIP; demonstrará que se aplicando na prática todo conhecimento adquirido em disciplinas como Contabilidade, Estatística aplicada e Fundamentos e Importância da Logística pode-se melhorar a gestão de uma empresa independente do segmento que ela pertença.

 A empresa analisada foi a Tereos Açúcar e Energia Brasil, empresa regional com grande expressividade no agro negócio nacional. Os dados coletados para este projeto foram obtidos através de sites com informações sobre a empresa.

 A cana-de açúcar é o principal produto rural da reg ião e foi escolhida esta empresa por sua representatividade no cenário nacional e internacional, por sua colaboração ao desenvolvimento e modernização do agronegócio assim como por sua importância regional.

 Ao fim deste pequeno trabalho, o leitor ser á capaz de entender um pouco mais sobre os processos, métodos e praticas da empresa estudada e sua relevância para o mercado nacional e internacional.

 

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

A história da Tereos começa quando ainda era conhecida como Guarani, na segunda metade da década de 1960, com uma pequena empresa de álcool e aguardente no município de Severínia, no estado de São Paulo. Em menos de cinco décadas, a Tereos conquistou o mercado nacional e hoje é a 3ª maior produtora de açúcar do setor sucro energético brasileiro.

A empresa Tereos Açúcar e Energia Brasil, tem uma de suas sedes localizada na cidade de Guaraci-SP na fazenda Posses, denominada por nome de Usina Vertente.

Tem como suas atividades:

Principal:

- Plantio e colheita da cana-de-açúcar;

-Transformação de matéria prima (cana) em açúcar;

Secundária:

- comercialização de etanol e bioenergia;

  

Contabilidade

 A contabilidade como ciência coleta, analisa e interpreta os dados a fim de auxiliar na tomada de decisão. Por meio das análises de seus demonstrativos é possível evidenciar a melhor maneira para se administrar os recursos, apresentando para a administração e investidores a real situação da empresa. Visa também o estabelecimento de alcance de metas, através da busca por um bom resultado que favoreça a continuidade da empresa.

 As demonstrações financeiras consolidadas da empresa foram preparadas de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), emitidas pelo Comitê de Normas Internacionais de

Contabilidade (“International Accounting Standards Board” - IASB), e de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil (“BR GAAP”) Para a preparação das demonstrações financeiras consolidadas, a empresa adotou todos os pronunciamentos contábeis e interpretações emitidos pelo CPC e aprovados pela CVM. Para os períodos apresentados, as normas e interpretações contábeis obrigatórias publicadas pelo IASB são semelhantes às normas e interpretações contábeis.

 A seguir podemos analisar a maneira no qual os dados são organizados para que veja o crescimento da empresa e o desenvolvimento anual:

 

 

1ª Demonstração: Balanço da empresa

DEMONSTRAÇÃO CONSOLIDADA DO VALOR ADICIONADO

PARA O PERÍODO DE DOZE MESES FINDO EM 31 DE MARÇO DE 2015

(Em milhões de reais - R$)

31/03/2015 31/03/2014

Vendas 8.591 8.875

Vendas de produtos e serviços 8.310 8.570

Outras receitas 281 306

Provisão para devedores duvidosos – (1)

Matérias-primas e bens adquiridos de terceiros

(valor dos impostos incluídos - ICMS, IPI, PIS e COFINS) (6.338) (6.579)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (236.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com