TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PIM III ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALARIOS

Por:   •  28/8/2015  •  Monografia  •  3.424 Palavras (14 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE CAMPO GRANDE

CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PIM III ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALARIOS

Campo Grande - MS

2015

Neily Aparecido Rodrigues Garcia

Sergio Luiz Gama de Amorim

Projeto científico apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, apresentado Comissão Avaliadora da Faculdade Campo Grande, MS. Orientadora: Prof.ª MSc. Fernanda Moraes.

Campo Grande - MS

2015

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

É de grande importância o bom funcionamento do processo de administração de cargos e salários dentro de uma organização, pois as aplicações dos cargos, funções, tarefas a desempenhar, e os objetivos alcançados, definem o planejamento da empresa, seus resultados, e suas estratégias para um futuro planejamento, adequando os cargos e salários.

Evidenciando essa ferramenta tão importante, destacamos que seus resultados estão direcionados aos benefícios para a organização e seus colaboradores. Já que torna-se claro todo o processo de desenvolvimento profissional, e também, suas metas atingidas, que definem a visão dos objetivos, e planejam as ações futuras, a partir da ferramenta humana da empresa.

O domínio da ferramenta é fundamental, pois a correta alocação dos profissionais, e as considerações de suas reais atribuições, e remuneração saudável (equivalente ao mercado, somado a benefícios), geram menos prejuízo a organização, maior satisfação e motivação de seus colaboradores.

A empresa objeto de estudo, atua no segmento do comércio de tintas automotivas e imobiliárias, fundada no ano de 1995, e sediada na capital do estado do Mato Grosso do Sul, vêm alcançando seus objetivos de forma moderada, e destaca-se por oferecer uma grande diversidade de mercadorias aos seus clientes.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

  • Apresentar um plano de Cargos e Salários nos níveis decisório, gerencial e operacional.

Objetivos Específicos

  • Definir Administração de Cargos e Salários;
  • Identificar os cargos e definir as decisões de cada cargo;
  • Elaborar o organograma da empresa pesquisada.
  1. JUSTIFICATIVA

  1. REVISÃO TEORICA

  1. Cargo

Segundo Paschoal, Luiz (2001), A Forma tradicional das organizações ordenarem e agruparem as tarefas atribuídas às pessoas que as compõem em um conjunto, mais ou menos formal, constitui um fato organizacional ao qual se convencionou chamar de ¨cargo¨ O cargo em uma empresa identifica posição na organização as atividades desempenhadas pelos ocupantes do cargo e as responsabilidades que implica. O cargo define quem são subordinados e a qual gestor de comandar essa equipe. “O cargo é uma composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa – ocupante – que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição formal do organograma da empresa.” (CHIAVENATO, 1999). Cargo é um conjunto de funções de natureza semelhante quanto às tarefas executadas e às especificações.

  1. Descrição de cargo

O desenho do cargo é o envolve o cargo as atividades desempenhadas, as ferramentas necessárias para exercer determinada tarefa, a formação necessária e a relações com outros cargos dentro da organização. Através do desenho do cargo e possível saber o que se exige para a execução da atividade e as necessidades do ocupante da vaga. “O desenho do cargo (job design) envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos.” (CHIAVENATO, 1999).

De acordo com Pontes (Pontes, Benedito Rodrigues,2011)                                                           A vantagens:    

  • Possibilita a descrição e esclarecimento de duvidas com o ocupante do cargo.
  • Os dados obtidos são mais confiáveis.
  • Pode ser aplicado a cargos de todos os grupos ocupacionais.

Desvantagens:

  • Caso a entrevista seja mal estruturada, poderão surgir reações negativas por parte dos colaboradores e descréditos nas atividades posteriores à análise de cargo.
  • Custo elevado, uma vez que exige analistas de cargos com experiências nesse tipo de trabalho.
  • De modo geral, as descrições contem, a identificação do cargo, itens das funções e uma descrição detalhada a executar. Complementa PASCOAL (2001) Trata-se de um trabalho demorado, que toma tempo não só do profissional que elabora a descrição, mas também de quem fornece os dados e quem revisa e aprova, portanto, deve ter uma utilização mais ampla.                              

                                                                                               

A especificação do cargo é o relato dos     requisitos, responsabilidades e esforços impostos ao ocupante do cargo. Esses relatos não devem ser longos e vagos e poderão não ser definitivos, uma vez que poderão sofrer modificações durante as avaliações dos cargos. (Pontes, Benedito Rodrigues 201).

  1. Analise do cargo

A analise do cargo tem como objetivos identificar os requisitos necessários para o ocupante do cargo em uma organização, ou seja, as exigências para desempenhá-las qualificativamente. “a analise de cargo é uma verificação comparativa de quais as exigências (requisitos) que essas tarefas ou atribuições impõe aos ocupantes.” (CHIAVENATO, 2009).Complementa PONTES (2011) As descrições e especificações de cargos fornecem o alicerce firme para a avaliação dos cargos, da qual resultará a fixação de salários internamente coerente. O processo de analisar e comparar o conteúdo de cargos, no sentido de coloca-los em uma ordem de classes, as quais podem ser usadas como base para um sistema de remuneração. Todavia, é uma técnica projetada para assessorar o desenvolvimento de uma nova estrutura de salários que define as relatividades entre os cargos sobre uma base consistente e sistemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (191.1 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com