TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim vi gestão e planejamento de propriedades rurais

Por:   •  17/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.656 Palavras (15 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP

Universidade Paulista

RAFAEL VILELA CARRIJO

 

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM VI

SEMENTES SELECTA

Orientador: Rogério C. Traballi

Araguari (MG)

2019

[pic 1][pic 2]

UNIP

Universidade Paulista

RAFAEL VILELA CARRIJO

 

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM VI

Gestão e Planejamento de Propriedades Rurais

Comercialização de Produtos Agrícolas

Logística Aplicada no Agronegócio

SEMENTES SELECTA

Araguari (MG)

2019

[pic 3]

    Resumo

O Projeto Integrado Multidisciplinar relaciona a CJ Selecta aos conceitos estudados nas disciplinas de Gestão e Planejamento de Propriedades Rurais, que mostrará uma visão holística e sistêmica da empresa e suas atividades, identificando seus problemas e as possíveis soluções. A Comercialização de Produtos Agrícolas, irá mostrar  como é feita a comercialização dos produtos , a demanda por esses produtos, a oferta e os problemas enfrentados. O projeto  trará também a logística com um papel fundamental para a criação de valores, pois através do estudo desta, poderemos verificar como está sendo feita a gestão e o planejamento da empresa CJ Selecta , a comercialização dos produtos e a logística aplicada no agronegócio mostrando como a aplicação destes conceitos podem contribuir para o bom funcionamento da empresa. Apresentamos a relação financeira da empresa com seus clientes e mercados, através de comercialização e assistência e consultoria, além do gerenciamento de riscos de seus investimentos. Finalmente observamos a capacidade logística e de armazenagem da empresa, que passa sua produção através de containers e armazena seus produtos em filias em todo território nacional.

Palavras chave: Gestão, agrícolas, logística, agronegócios, comercialização, planejamento.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO                                                                 

2.        GESTÃO E PLANEJAMENTO DE PROPRIEDADES RURAIS 4

3.        A LOGÍSTICA APLICADA AO AGRONEGÓCIO                    8

4.        COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS                    10

5.        CONCLUSÃO                                                                 14

REFERÊNCIAS                                                                   15

        

1-INTRODUÇÃO

O trabalho interdisciplinar visa analisar o conteúdo estudado em Gestão e Planejamento de Propriedades Rurais, Comercialização de Produtos Agrícolas e Logística Aplicada no Agronegócio utilizando métodos de pesquisa no âmbito das atividades desenvolvidas pela empresa, CJ Selecta. A empresa Selecta é uma companhia Sul-Americana (Chile-Brasil) com mais de trinta anos de experiência no agronegócio, dedicada a fabricação de produtos derivados de soja para diversos segmentos. Fundada em 1984, a empresa iniciou suas atividades coma a produção de sementes de soja e outros produtos destinados a produção agrícola na região centro-oeste do Brasil. Tornando-se, após considerável fornecedora de outros insumos e importante compradora de grãos destinados à exportação. Em 2009 foi inaugurada a planta industrial de esmagamento de soja na cidade de Araguari – Minas Gerais. Desde então, começou uma nova fase com foco estratégico na produção de ingredientes de alto valor agregado para indústria de ração animal e de alimentos. Atualmente, através de projetos inovadores, a CJ Selecta é reconhecida como uma das principais fabricantes de proteínas vegetais sustentáveis para a indústria de ração animal no Brasil e Exterior. A CJ Selecta é fortemente comprometida com o meio ambiente, contando com os mais altos padrões de qualidade para os seus produtos e sustentabilidade máxima em toda a sua cadeia, desde o momento da compra de soja de produtores rurais brasileiros até a relação profissional com os clientes. Além do Relatório de Sustentabilidade da CJ Selecta, observamos também as diversas alternativas de financiamento e gerenciamento financeiro de uma empresa, além do potencial logístico, em relação à produção agropecuária brasileira.

A empresa, em estudo, mostrou-se referência na produção de alimentos para consumo humano e animal, além de apresentar-se como especialista no transporte eficiente de mercadorias a granel e produtos acabados entre vários países, sendo que o processo inicia-se ainda na seleção de sementes, plantio, colheita, e produção de insumos e ração.

2 – GESTÃO E PLANEJAMENTO DE PROPRIEDADES RURAIS

A Selecta iniciou as atividades no Centro-Oeste brasileiro, em 1984, com a produção de sementes de soja e outros produtos agrícolas, e, aos poucos, se tornou também importante fornecedora de insumos e compradora de grãos para exportação. Em 2009, inaugurou uma planta industrial de esmagamento de soja em Araguari (MG), mas manteve sua sede e estrutura de negócio em Goiânia. A Selecta é reconhecida como uma das principais fabricantes de proteínas vegetais sustentáveis para a indústria de ração animal no Brasil e Exterior.

A CJ Selecta pretende ampliar a presença na cadeia do agronegócio com a expansão na sua capacidade de produção

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

Com foco na produção de proteínas vegetais de alto valor agregado, através de projetos inovadores a CJ Selecta é reconhecida como uma das principais fabricantes de ingredientes para a indústria de ração animal no Brasil e Exterior.

O planejamento e administração de uma propriedade rural tem que ter como uma das suas prioridades avaliar os custos para efetuar o seu processo produtivo , quais os  tipos de atividades que deverão ser implantadas, saber quais ferramentas podem ser utilizadas, estudar a competitividade de outras propriedades e do mercado, elaborar projetos e colocar tudo em ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (433.6 Kb)   docx (294.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com