TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de alimentos e o uso massivo de agrotóxicos no Brasil

Por:   •  14/5/2017  •  Dissertação  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

Produção de alimentos e o uso massivo de agrotóxicos no Brasil

O Brasil supera com as maiores vendas de agrotóxicos do mundo superando os Estados Unidos no qual em 2011 teve venda de 936 mil toneladas no qual a grande parte é produzida no brasil.

Segundo a ANVISA juntamente com a UTFPR, os herbicidas resultam em 45% do total de agrotóxicos comercializados. Os fungicidas respondem por 14% do mercado nacional, inseticidas com 12% e demais categorias com 29% de agrotóxicos.

Na Safra de 2011 no Brasil, foram plantados 71 milhões de hectares de lavouras de milho, algodão, soja, cana e café, cítricos, frutas e eucaliptos que teve 853 milhões de litros de agrotóxicos pulverizados nessas lavouras.

Alguns alimentos adotados no cotidiano de boa parte dos brasileiros (arroz, feijão e mandioca) continuaram, com a mesma área plantada, enquanto soja, milho, sorgo e algodão tiveram aumentos de área plantada; na segunda, observa-se expansão da produção para exportação e/ou para alimentar animais em regime de monocultura e confinamento. Além disso, parte da cana-de-açúcar, que também teve aumento importante da área plantada, irá se transformar em etanol e parte do óleo de soja em biodiesel, implementando, o ciclo de transformação dos alimentos em biocombustíveis.

As monoculturas estão se tornando mais dependentes dos insumos químicos que está em aumento e esta sendo proporcional ao consumo de agrotóxicos e fertilizantes.

O consumo médio de agrotóxicos vem aumentando em relação à área plantada. Tal aumento está relacionado a vários fatores, como a expansão do plantio da soja transgênica, que amplia o consumo de glifosato, a crescente resistência das ervas “daninhas”, dos fungos e dos insetos demandando maior consumo de agrotóxicos ou o aumento de doenças nas lavouras e o uso de fungicidas.

Segundo a Sindag e projeção do MAPA ressalta a soja que utilizou 40% do volume total entre herbicidas, inseticidas, fungicidas, acaricidas e outros adjuvantes, surfactantes e reguladores.

No Brasil o uso de 50 tipos de agrotóxicos 22 deles foram banidos na União Europeia desde 2008 na ANVISA 14 agrotóxicos estão em revisão em que tem quatro já proibidos e dois retirados do mercado.

Segundo o IBGE Nas regiões de mais intensidade de monoculturas de cítricos, soja, algodão, arroz, cana e milho se têm maiores concentrações de agrotóxicos e o Mato Grosso é o maior consumidor de agrotóxicos.

Segundo a FAO o consumo de fungicidas nas hortaliças atingiu uma área aproxidamente de 800 mil hectares, contra 21 milhões na cultura da soja. E pode se constatar que 20% da comercialização do fungicida IA são destinados ao uso nas hortaliças. E o uso desses nas hortaliças leva a forma a expor de forma perigosa ao consumidor.

Com esse cenário os problemas de saúde serão agravados nos próximos anos

Resíduos de Agrotóxicos em alimentos no Brasil

Segundo a análise de amostras coletadas em todos os 26 estados, realizada pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) da ANVISA (2011).  Um terço dos alimentos consumidos cotidianamente pelos brasileiros está contaminado pelos agrotóxicos.  O Morango e o pepino são mais contaminados no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (49.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com