TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso da Internet no Brasil

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

INFORMÁTICA APLICADA

MARCUS VINÍCIUS RUIZ GUSMAN

PORTIFÓLIO N° 01

O uso da Internet no Brasil

...............................................................................................................................

Osasco

2018

MARCUS VINÍCIUS RUIZ GUSMAN

PORTIFÓLIO N° 01

O uso da Internet no Brasil

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Civil  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Informática Aplicada.

Prof. Ivan Cardoso Sá

Osasco

2018

[pic 2]

O papel sócio econômico das tecnologias digitais

A inserção e o uso das tecnologias da informação são um marco divisório na história da humanidade, gerando um grande ganho de evolução e desenvolvimento. Entre todas as possíveis tecnologias, a Internet certamente é a mais revolucionária. Tamanha é a sua influência nos dias atuais que podemos usá-la até mesmo como índice de desenvolvimento. Nos países europeus, a Internet está presente em 99,9% das residências, já aqui no Brasil, em 2017 atingimos apenas 63%. Não é um índice ruim se lembrarmos que em 2008 ele era somente de 49%, ou seja, mais da metade das residências não possuíam acesso à Internet.

Mesmo com essa significativa, não podemos deixar nos enganar, este aumento é ilusório. Estamos muito longe de ter acesso à Internet na quase totalidade dos lares brasileiros e esta realidade piora ainda mais se levarmos em conta a distribuição destes valores: o acesso à grande rede é prioritário nas classes A, B e C da população, deixando as classes D e E com índices até mesmo vergonhosos, quase 80% nem mesmo chegaram a usar a rede uma única vez. Se quisermos tratar da qualidade do acesso, esta divisão fica ainda mais gritante e visível.

O elevado custo de uma banda larga fixa, a falta de investimentos principalmente em zonas rurais ou regiões mais pobres do país e a alta tributação do setor são fatores que corroboram para termos péssimos índices de conectividade.  Devemos sempre ter em mente que esta conectividade oferecida pela Internet vai muito além de redes sociais e plataformas de convívio social. A globalização exige o conhecimento de valores, comportamentos, prioridades e diversos outros fatores com extremo imediatismo e isto é o que de mais importante a grande rede pode nos oferecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com