TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Informática - O Uso da Internet no Brasil

Por:   •  21/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA CIVIL – INFORMÁTICA APLICADA

RAFAEL MARINI - 505212018

PORTIFÓLIO 1

O uso da Internet no Brasil

...............................................................................................................................

Guarulhos

2018

RAFAEL MARINI - 505212018

PORTIFÓLIO 1

O uso da Internet no Brasil

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade ENIAC para a disciplina de Informática Aplicada.

 

Guarulhos

2018

[pic 2]

.............................................................................................................

INTERNET: uma rede do tamanho do mundo.

INTRODUÇÃO

A internet é uma longa extensão de nossas vidas que nos interliga a várias coisas. Pela sua relevância, a tecnologia da informação atualmente pode ser considerada e comparada o que a rede elétrica foi na  Era Industrial.

O uso da internet explodiu nos últimos anos. No final do ano de 1995, havia cerca de 16 milhões de usuários por computador no mundo. No início de 2001, eram mais de 400 milhões; previsões apontam que atingiremos a marca de 4,1 bilhões de usuários em 2020.

O Brasil é o primeiro lugar em números de usuários da internet e o quinto lugar no mundo, mas apenas 21% da população acima de dez anos tem acesso à rede mundial, o que evidencia uma desiguladade na sociedade brasileira.

Este trabalho pretende descrever um pouco sobre o uso da internet no Brasil e o restante do texto está estruturado em desenvolvimento sobre o assunto e sua conclusão.

DESENVOLVIMENTO

A internet é hoje uma realidade inquestionável para uma parcela significativa da população. Invadindo todas as esferas da vida cotidiana, as novas tecnologias da informação estão presentes nos escritórios, supermercados, escolas, bares, nas casas.

Na última década ocorreu uma explosão no acesso à internet nos domicílios brasileiros. Entre 2005 e 2015, o número de casas conectadas saltou de 7,2 milhões para 39,3 milhões, um aumento de cerca de 446% no período.

Apesar de o cenário ter melhorado, o acesso ainda é baixo no Brasil. Em 2005, 13,6% dos domicílios do país tinham conexão, mas foi apenas em 2014 que mais da metade das casas do país passaram a ter acesso à web, quando o índice chegou a 54,9%.

Dados mais recentes mostram que 57,8% dos domicílios possuem acesso à internet. Apesar de ser um grande salto na comparação a longo prazo, o número é pequeno em comparação a outros países do mundo. Segundo a pesquisa internacional ICT Facts and Figures 2016, realizada pela ITU, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para tecnologias da informação, a penetração da internet nos domicílios de países desenvolvidos é de cerca de 83,8%. O índice chega a 64,4% nas Américas e a 84% na Europa.

Pesquisa realizada em 2015 pelo IBGE revela que 102,1 milhões de brasileiros tiveram acesso à internet, um total de 57,5% da população do país. Essa proporção foi um pouco maior entre as mulheres (58%) que entre os homens (56,8%). Os mais jovens são também os que estão mais conectados: nos grupos entre 15 e 24 anos é que há mais pessoas que acessam a internet.

Ainda segundo o IBGE, os dados de 2015 revelam que a conectividade é influenciada diretamente pela escolaridade da população. Ou seja, quanto mais anos de estudo um brasileiro tem, mais acesso à internet ele possui. Cerca de 7,4% das pessoas com menos de um ano de instrução usaram a internet no ano passado. Já entre quem possui 15 anos ou mais de estudos, o percentual chegou a 92,3%. Outro dado que mostra a desigualdade no acesso à internet no Brasil é a disparidade com relação à renda. Apenas 32,7% das pessoas com renda menor que ¼ do salário mínimo acessaram a internet, enquanto o índice chega a 92,1% entre os que ganham mais de 10 salários mínimos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (55.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com