TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto monografia

Por:   •  9/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.009 Palavras (13 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Departamento de Ciências Agrárias

Curso de Agronomia

Mayke Lira Santana

COMPOSIÇÃO QUÍMICOBROMATOLÓGICA DE SORGO SACARINO EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS E PERÍODOS DE CONVIVÊNCIA COM PLANTAS DANINHAS

Janaúba - MG

Setembro / 2015

Mayke Lira Santana

COMPOSIÇÃO QUÍMICOBROMATOLÓGICA DE SORGO SACARINO EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS E PERÍODOS DE CONVIVÊNCIA COM PLANTAS DANINHAS

Projeto de monografia apresentado ao curso de Agronomia, da Universidade Estadual de Montes Claros como exigência para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Agronômica.

Orientador: Dorismar David Alves

Janaúba - MG

Setembro / 2015

SUMÁRIO[pic 1]

1 Introdução        3

2 Hipoteses        4

3 Objetivos        5

3.1 Objetivo geral        5

3.2 Objetivos específicos        5

4 Referencial teórico .................................................................................................. 6

4.1  Sorgo _        6

4.1.1 Sorgo sacarino _        7

4.2 Plantas Daninhas        7

4.3 Interferência do espaçamento na convivência com plantas daninhas        9

4.4 Composição sorgo sacarino        10

5 Metodologia        12

6 Análise dos resultados        15

7 Cronograma de execução ................................................................................................. 16

8 Orçamento ............................................................................................................ 17

9 Referencias Bibliográficas.................................................................................................. 18

1 Introdução

Atualmente o sorgo sacarino vem se mostrando uma cultura com aspectos interessantes, sob o ponto de vista agronômico e industrial, tanto para sua utilização na alimentação quanto para a produção de biocombustível. O sorgo sacarino tem sido estudado com intuito de explorar suas diversas características agrícolas, principalmente a sua tolerância aos extremos climáticos, uma vez que a sua composição é semelhante ao do milho, e que esse necessita de condições ideais para uma ótima produtividade. Neumann et al. (2002), comparando a produtividade de milho e sorgo para forragem verificaram grande desempenho do sorgo na produtividade de matéria verde e também na qualidade de sua silagem. Ao utilizar o sorgo todas suas partes podem ser aproveitadas, o caldo pode ser utilizado para produção de etanol e o bagaço utilizado na alimentação animal.

Devido ao clima semiárido, onde a chuva é mal distribuída e a pluviosidade baixa, os produtores enfrentam grandes dificuldades na produção de alimento para seu rebanho, as culturas produzidas na região do norte de minas enfrentam grandes entraves no seu ciclo produtivo, devido as condições climáticas da região serem extremas, com grande período de seca, dificultando a produção. O sorgo sacarino possui grande resistência às secas e as alterações do meio ambiente, como temperatura elevada, umidade relativa baixa, déficit hídrico.

Sabe-se que a presença de plantas daninhas na área de cultivo acarreta efeitos diretos na cultura, como a ocorrência de competição, efeitos alelopáticos, depreciação do produto, dentre outros.  Esses efeitos do convívio com plantas daninhas provocam perdas a cultura, e que conforme o espaçamento utilizado esse convívio é menor ou maior, plantios mais adensados proporcionam um rápido fechamento do dossel, sombreando a área, assim diminuindo a incidência de plantas daninhas.

Além disto, a escolha do espaçamento entre linhas de semeadura e o número de plantas por área mais adequada são de extrema importância, por determinarem melhor aproveitamento de fatores abióticos como água, luz e nutrientes, para que a cultura possa expressar todo o seu potencial (ALBUQUERQUE et al., 2012).  

Apesar de ser uma cultura com grande potencial, podendo ser utilizada em vários empreendimentos agrícolas, com uma maior economia que algumas culturas já utilizadas, estudos sobre o sorgo sacarino são escassos. Uma característica importante a ser estudada, é a questão da convivência com plantas daninhas conforme o espaçamento, se esta altera a composição química e bromatológica da cultura.

2 Hipótese

O espaçamento entre fileiras utilizado no sorgo sacarino juntamente com a convivência com plantas daninhas, afeta na composição químicabromatológica do Sorgo?

3 Objetivos

3.1 Objetivo geral

Avaliar a composição químicabromatológica do sorgo oriundo de diferentes espaçamentos e diferentes tempo de convivência com plantas daninhas.

3.2 Objetivos específicos

Avaliar qual espaçamento apresentou melhor qualidade química-bromatologica das plantas de sorgo;

Avaliar se a convivência e o tempo de competição com as plantas daninhas influenciaram e quanto na composição do sorgo;

Avaliar e quantificar a composição quimica-bromatologica das plantas de sorgo, pelos seus respectivos tratamentos.

4 Referencial teórico

4.1 A cultura do sorgo

Originário da África e parte da Ásia, o sorgo é uma cultura muito antiga, apesar disso seu desenvolvimento em grandes regiões agrícolas se deu somente no final do século XIX. Foi o quinto cereal mais importante produzido no mundo em 1984, em termos de quantidades, precedido apenas pelo trigo, arroz, milho e cevada (Embrapa).

No Brasil a expansão do sorgo iniciou-se na década de 70, os principais estados com produção da cultura na época, foram, o Rio Grande do Sul, em São Paulo, na Bahia e no Paraná. Nos últimos anos a cultura vem crescendo consideravelmente no estado de Minas Gerais, especialmente nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, como alternativa de plantio de safrinha ou segunda safra. Na região Norte de Minas, principalmente em função das baixas precipitações pluviométricas, o sorgo é uma opção de cultivo, devido à sua grande resistência a períodos de estiagem, e tem sido muito utilizado na produção de silagem. Nos países em desenvolvimento, o sorgo é muito usado na alimentação humana, enquanto que, em países desenvolvidos, é empregado basicamente na alimentação animal (Emater, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (238 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com