TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFICIOS MEDICINAIS DA CITRUS LATIFOLIA

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.021 Palavras (13 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI

YNGRID FERREIRA DOS SANTOS SOARES

OS BENEFICIOS MEDICINAIS DA CITRUS LATIFOLIA

TERESINA- PIAUI

2017

YNGRID FERREIRA DOS SANTOS SOARES

OS BENEFICIOS MEDICINAIS DACITRUS LATIFOLIA

Projeto de pesquisa apresentado à Associação

                                                             de  Ensino   Superior  do  Piauí –AESPI  como  

                                                             requisito  parcial  para  Obtenção  de   título de

                                                             bacharelado  em  Farmacia.

______________________________________________

                                            Orientador. Prof. Msc. Rian Felipe de Melo Araújo

                                           ______________________________________________

Coorientadora. Prof. Ana Larisse Nunes dos Santos

TERESINA-PI

2017

SUMÁRIO

  1. PROBLEMÁTICA......................................................................................................4

2     HIPÓTESE...................................................................................................................5

  3     OBJETIVOS.................................................................................................................6

  3. 1 Objetivos geral ..............................................................................................................6

  3. 2 Objetivos específicos ....................................................................................................6

  4     INTRODUÇÃO...........................................................................................................7

  5    JUSTIFICATIVA.........................................................................................................9

  REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................................10

1 PROBLEMÁTICA

 Quais os benefícios medicinais e os respectivos compostos presentes na Citrus latifólia?

2 HIPÓTESE

O Citrus latifólia é rico em compostos fenólicos responsáveis por suas atividades antioxidante. Atuando como redutores de oxigênio, em reações de oxidação lipídica, assim como na quelação de metais, além disso, são essenciais na fisiologia e metabolismo celularDentre estes compostos fenólicos, destaca-se a vitamina C, que é a maior responsável pela atividade antioxidante em frutos cítricos, conhecida popularmente por limão Taiti.

3 JUSTIFICATIVAS

A atividade antioxidante está envolvida em várias funções nas plantas, tais como propriedades sensoriais, estrutura, polinização e resistência às pragas, processos germinativos da semente pós-colheita, bem como crescimento, desenvolvimento e reprodução.         

              Dentre os principais benefícios no uso terapêutico temos estimulação à digestão, além de possuir ação antioxidante, antibiótica, antidepressiva, anti-inflamatória, antisséptico, sendo muito utilizado nas formulações homeopáticas, e em indústrias alimentícias.

              As pessoas são orientadas que a utilização da vitamina C, é um bom remédio para combater gripes e resfriados. O que elas desconhecem é como esse nutriente pode trazer diversos benefícios associados.Diante desses dados é importante mais estudos sobre esta planta.

4 INTRODUÇÃO

As plantas medicinais são utilizadas em todo o mundo , elas são um importante componente para saúde humana, biodiversidade, conservação ,uso sustentável, além de ser uma rica fonte  de produtos terapêuticos, é de grande importância para economia em vários paises (AGRA et al.,2008).

A Citrus latifólia é um fruto de origem tropical, possui grande relevância comercial , tendo como principais produtores o México, EUA (Flórida), Egito, Índia, Peru e Brasil. É a espécie de citros de maior precocidade, apresentando, já a partir do terceiro ano, uma produção significativa. O Brasil se destaca como o segundo maior produtor e o primeiro maior exportador, tendo o limão Tahiti como um dos seus frutos de maior relevância comercial (SILVA et al., 2015).

As frutas cítricas produzidas no país, além de serem consumidas in natura servem como matéria prima para indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas, essas indústrias utilizam-se dos componentes de suas partes (epicarpo, mesocarpo e endocarpo), para a fabricação de diversos produtos (VIANA, 2010; SILVA et al., 2015).

O óleo essencial de Citrus latifólia Tanaka possui grande valor comercial e aplicações em diversos tipos de indústrias. A casca do limão possui uma camada externa chamada de epicarpo, e é composta por celulose, hemicelulose, lignina pectina, carotenoides e é rico em óleos essenciais (CASSINI , 2010).

Os óleos essenciais possuem características flavorizantes, e são utilizados para aromatizar medicamentos, doces, bebidas, etc. A camada branca da casca é chamada de mesocarpo, também tem sua estrutura constituída por celulose, hemicelulose, lignina, além da fibra solúvel pectina. É uma fonte rica em fibras solúveis, é utilizado como ração animal, suplementação alimentar humana, e como matéria prima para fabricação de doces em calda ou cristalizados (CASSINI, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (313.5 Kb)   docx (118.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com