TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS AS PRINCIPAIS HORTALIÇAS DE MAIOR PREFERÊNCIA NO NOSSO MUNICÍPIO E DE ONDE VEM A PRODUÇÃO?

Por:   •  6/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊCIA E TECNOLOGIA BAIANO

CAMPUS TEIXEIRA DE FREITAS

CURSO INTEGRADO DE AGROPECUÁRIA

GIOVANA RESADORI

HAYANA ROCHA

QUAIS AS PINCIPAIS HORTALIÇAS DE MAIOR PREFERÊNCIA NO NOSSO MUNICÍPIO E DE ONDE VEM A PRODUÇÃO?

TEIXEIRA DE FREITAS

2016

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊCIA E TECNOLOGIA BAIANO

CAMPUS TEIXEIRA DE FREITAS

CURSO INTEGRADO DE AGROPECUÁRIA

GIOVANA RESADORI

HAYANA ROCHA

QUAIS AS PINCIPAIS HORTALIÇAS DE MAIOR PREFERÊNCIA NO NOSSO MUNICÍPIO E DE ONDE VEM A PRODUÇÃO?

Trabalho de Agricultura I apresentado ao Curso Integrado de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano- Campus Teixeira de Freitas, como trabalho da unidade da matéria.

Orientação: Prof. Ellen Duarte

TEIXEIRA DE FREITAS

2016

Introdução

A horticultura é o cultivo de jardins e hortas, cabe destacar duas de suas divisões: a olericultura e a fruticultura.

A olericultura tem como cultivo hortaliças e ervas com propriedades medicinais, já a fruticultura propriamente como o nome já diz é a produção de frutas.

As hortaliças são plantas de consistência tenra; não lenhosas; de ciclo biológico curto, normalmente cultivadas em áreas menores em relação as grandes culturas, e são usadas na alimentação humana “in natura”, isto é, sem ter preparo industrial. Além de ricas em vitaminas, minerais e fibras, possuem compostos bioativos que protegem contra doenças crônico-degenerativas como diabetes, vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares por isso, devem ser consumidas diariamente.

Temos assim as hortaliças dividas em flor, fruto, folha, tubérculos, raízes, bulbos e as leguminosas. Estas são classificadas de acordo como se é comercializado, sendo a parte onde se encontra o maior órgão de reserva necessário para o desenvolvimento da hortaliça.

Sendo assim:

RAIZES: a reserva de nutrientes está na raiz. Ex: cenoura

TUBÉRCULOS: concentração de nutrientes nos caules que armazenam os frutos. Ex: Inhame

BULBOS: substância de reserva não foi armazenada nem na raiz nem no caule, e há uma alteração na folha que é o que se consome. Ex: cebola

LEGUMINOSAS: que desenvolve o fruto em vagens. Ex: feijão

FLOR: que se desenvolve em flores tendo aí a concentração de reserva. Ex: couve-flor.

FRUTO: Nesta categoria de hortaliças, compreendem vegetal cujas partes aproveitáveis para o consumo são os frutos. Ex: tomate

FOLHAS: Onde o que se consome e se tem a reserva de nutrientes é a folha.

Para se produção de hortaliças é necessário saber o tipo de horta, local, tamanho e proteção da área, escolhas das espécies, croqui da área, época de plantio, água disponível e colheita.

Portanto é perceptível que não é difícil adquirirmos hortaliças em nossas refeições, não é algo inacessível e é fundamental pra nossa saúde. Podemos encontrá-las em mercados, feiras e até mesmo produzirmos em nossos quintais em pequenos espaços.

CLASSIFICAÇAO

Como parte do trabalho, visitamos o supermercado Rondelli localizado na Rua Itália no bairro Monte Castelo em Teixeira de Freitas Bahia, com objetivo verificar quais as principais hortaliças vendidas no estabelecimento comercial e quais eram as de maior preferencia dos clientes do estabelecimento.

Encontramos um variado estoque de hortaliças.  Essas são:

[pic 1]

  • A batata inglesa também chamada de batatinha, muito consumida por toda sociedade Brasileira, é classificada como tubérculo, que contem tais características: caule arredondado sem raízes e sem folhas que algumas plantas verdes desenvolvem abaixo da terra, geralmente como órgãos de reserva de energia (na forma de amido).

  • Na imagem também podemos ver o tomate é uma hortaliça do tipo fruto e tem muitos usos na alimentação. É uma das hortaliças mais consumidas no mundo.                                                                              

[pic 2]

  • A alface que é uma planta herbácea rica em nutrientes e clorofila; e tem a função de alcalinizar e desintoxicar — principalmente o fígado. Esta hortaliça constitui uma importante fonte de vitaminas (A, C e niacina) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício). Essa é uma hortaliça folhosa.

  • O repolho também é uma planta herbácea, uma hortaliça de cabeça conhecida por conter diversos nutrientes, principalmente vitamina C. É uma hortaliça folhosa.
  •  A cebolinha é utilizada muito para temperos etc. É uma hortaliça classificada como bulbo, onde a substância de reserva não foi armazenada nem no caule nem na raiz, e há uma alteração na folha, que é o que se consome.

[pic 3]

  • A cenoura é uma hortaliça classificada como do tipo raiz, onde a raiz é o local onde a reserva de nutriente se encontra. As cenouras são comidas cruas, inteiras, ou como parte de saladas, e são também cozidas em sopas e refogados. A parte folhosa da planta não é comida na maioria das culturas, mas é comestível.

  • O pimentão é uma hortaliça fruto que, na maioria das vezes se é encontrado nas cores vermelho, amarelo e verde, mas possui outras cores como: roxo, azulado, preto e laranja. É muito utilizado na culinária de todo o mundo.
  • A abobrinha é uma hortaliça fruto assim como o pepino e a abóbora, é um fruto de fácil digestão, fonte de vitaminas do complexo B e possui pouca caloria.
  • O pepino é um legume da mesma família da abóbora e da abobrinha, ou seja, é uma hortaliça fruto. Muito consumida em salada, contem vitaminas A e C, carboidratos e fibras.
  • O inhame é um tubérculo consumido desde a Antiguidade que possui  pouca gordura e é rico em amido.

[pic 4]

  • Cebola é uma hortaliça tipo bulbo, é da mesma família do alho, a cebolinha e o alho porro (ou poró). Varia em função da coloração, podendo ser:  amarela, roxa e branca, e em relação à forma: redonda, pêra e achatada.
  • A beterraba é uma hortaliça do tipo raiz, têm duas variedades, baseadas em colorações diferentes: - Branca: chamada de beterraba sacarina, pois dela se extrai açúcar;  - Vermelha: usada na alimentação.

De onde vêm essas hortaliças, quais são as mais vendidas?

Foi feita uma entrevista com um funcionário para obter tais informações. As hortaliças comercializadas no supermercado Rondelli, vêm do Ceasa localizado em Vitória, ES. O funcionário nos informou que as hortaliças mais vendidas são o tomate (fruto), a alface (folha) e a batata-inglesa (tubérculo)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (718 Kb)   docx (596.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com