TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as principais características geográficas da floresta amazônica?

Por:   •  19/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

1) Quais as principais características geográficas da floresta amazônica?

R: A Amazônia é a maior floresta tropical úmida do mundo. Conhecida também como hiléia palavra que significa bosque. Classifica-se em três características: tropical, pluvial e úmida. Isso se deve a alguns fatores: tropical por estar localizada próxima ao Equador e possuir estabilidade climática; pluvial por manter um regime de chuvas intensas e regulares durante todo o ano; úmida devido a emissão de água para a atmosfera, resultante das atividades de sua vegetação. Como característica, possui paisagem heterogênea com diferentes feições e ecossistemas. Os ecossistemas amazônicos estão distribuídos por uma área que abrange, além do Brasil, outros países vizinhos. O Brasil detém 3,2 milhões de quadrados, cerca de 40% da floresta, maior parte se encontra na região Norte. Distribuída por oito estados: Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia Roraima e Tocantins, a maior parte distribuída na Região Norte.

2) Justifique o fato do bioma amazônico apresentar tanta disponibilidade de água.

R: Por apresentar clima quente e úmido, com umidade atmosférica entre 80 e 100% a floresta amazônica passa por instabilidade climática provocando chuvas diárias. Com isso a sua vegetação realiza o fenômeno da evapotranspiração que é um processo de eliminação água absorvida pelas raízes saindo pelos estomátos, aberturas nas folhas que permite a evaporação deixando o ambiente úmido. Com isso, as precipitações são diárias e em abundância conhecidas como aguaceiros. Esse volume de água abastece os afluentes da bacia amazônica que é a maior do mundo.

3) A Floresta Amazônica possui a maior biodiversidade do planeta. Cite algumas espécies que são encontradas na Amazônia.

R: A Floresta Amazônica detém cerca de 20% das variedades de espécies do mundo. Possui sua flora diversificada como as matas de terra firme com arvores de grande porte representadas pelo guaraná, pela castanha do Pará e pela sapucaia. Em terras mais baixas estão as matas do igapó como os cipós, as bromélias, os musgos, as vitórias-régias e os arbustos; Ainda, possui as matas de transição chamadas de várzeas com vegetação semelhantes às duas anteriores.

A fauna amazônica também é uma biodiversidade rica em espécies com peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos como piracucu, jaguatirica, mutum dentre outros. Estima-se que existe cerca de 42 mil espécies diferentes de insetos.

4) Cite duas atividades econômicas exploradas na Floresta Amazônica.

R: Exploração dos recursos naturais como a madeira e outros suprimentos, muitas vezes de forma ilegal e não sustentável para obtenção de matéria-prima. Além da biopirataria há a exploração cientifica da floresta. Outra exploração econômica podemos citar a comercial que com as obras de infraestruturas como a estrada Transamazônica escoa a produção agropecuária que avança com as derrubadas de matas para implantar atividade como lavouras de grãos e criação de gado de corte. Encontra-se ainda a exploração de madeiras e minérios e implantação de hidrelétricas.

5) A área da Mata Atlântica correspondia a 15% do território nacional, no entanto, os constantes desmatamentos reduziram esse bioma a 7% da sua área original. Aponte os principais responsáveis pela destruição da Mata Atlântica.

R: A ação antrópica desde o início da colonização foi a principal causa da destruição da Mata Atlântica, seja para a retirada da mata ciliar para a urbanização, seja para exploração econômica predatória, com maior intensidade em locais de fácil acesso.

6) Na região do Pantanal são desenvolvidas algumas atividades econômicas importantes para a população local. Aponte os principais elementos da economia pantaneira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com