TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quanto a formação do engenheiro agronomo

Por:   •  6/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

O EXERCICIO PROFISSIONAL DE CIENCIAS AGRÁRIAS

A necessidade da atuação dos profissionais de Ciências Agrárias nasce com os primórdios da agricultura, sendo o crescimento da população um fator que foi responsável pelo acumulo de conhecimentos, que se constituíram em um saber agrícola, sendo repassada a cada geração.

Para que se tornasse possível a atividade comercial com busca de lucro, a agricultura deixou de ser uma atividade meramente de sustentação da sociedade; com isso o saber agrícola foi se deslocando para os meios intelectuais e sendo incorporado a tecnologia.

Desde que surgiu no Brasil, que ocorreu ainda no período Brasil Colônia, a Agronomia contribui de maneira decisiva na alteração nas formas de produção na agricultura.  Pois é do meio rural e agrícola que se iniciam as cadeias produtivas de alimentos; sendo assim a atuação do profissional de Ciências Agrárias, sempre esteve relacionado ao desenvolvimento da sociedade.

Os aperfeiçoamentos das profissões do ramo da Agronomia refletem uma necessidade e uma disposição de organizar e qualificar os setores produtivos, com a significação econômica e importância social. Podendo então, atuar em setores públicos e privados, nas atividades de planejamento, ensino, pesquisa, extensão e produção (UFSCAR, 2006).

Inúmeras mudanças e transformações estão mudando o cenário agrícola e agrário brasileiro, com as inovações e melhorias tecnológicas e estruturais, fazendo que ocorra rupturas nas tradições, tanto no meio rural quanto no urbano, fazendo que enfrente inúmeros desafios.

O profissional deve assumir o papel daquele que deve transformar o conhecimento formal em umas práxis adequadas à realidade socioeconômica-cultural; tendo como função primordial promovera integração do homem com o ambiente natural; atuar em empreendimentos de interesse social e humano no ato crítico e inovador das questões relacionadas com a melhoria das comunidades rurais e o desenvolvimento agrário (UUEMA, 2006).

Com o passar do tempo, outras profissões derivaram da Ciência Agrária, como é o caso da Veterinária que foi a primeira a derivar, em seguida Silvicultura, Engenharia Florestal, Zootecnia, e por fim Engenharia Agrícola. Porém, seja qual for a profissão, é de fundamental importância oferecer à sociedade o saber técnico e experiência profissional, em busca de alternativas para o desenvolvimento econômico e a inclusão social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática para as presentes de futuras geração; estando assim a prática profissional dirigida para atender os interesses maiores do Homem e da Sociedade.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com