TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADA

Por:   •  17/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

A poluição das águas pode ocorrer de forma pontual ou difusa. A pontual é aquela cujas fontes são passives de serem identificadas, tais como unidades habitacionais, indústrias, etc. Uma fonte é dita pontual quando se restringe a um simples ponto de lançamento de modo que seja possível determinar a sua localização.

A caracterização de fontes poluidoras é realizada através da avaliação qualitativa e quantitativa dos efluentes líquidos gerados pelas indústrias, estações de tratamento de esgotos, aterros sanitários ou plantas de incineração de resíduos, de maneira a possibilitar a avaliação do possível impacto do lançamento no corpo receptor bem como o atendimento a legislação ambiental, no que diz respeito aos padrões de emissão e de qualidade do corpo receptor.

Para a caracterização dos efluentes gerados em uma indústria, são necessárias as seguintes informações: Período de funcionamento da empresa, Número de funcionários, Fluxograma do processamento indústria, Planta da fábrica, Matérias primas, Produção, Uso da água, efluentes gerados, Sistema de tratamento de efluentes, Condição de funcionamento dos equipamentos, Condições de gerenciamento.

Características dos Esgotos Domésticos

As características dos esgotos dependem de sua fonte de geração, ou seja, do uso que foi dado à água, de condições sócio-econômicas e hábitos da população e ainda de condições climáticas, sendo formado por aproximadamente 99,9% de água e 0,1% de impurezas, que podem ser de natureza física, química e biológica.

________________________________________________________

ANA 2017 – Atlas esgoto

A situação do atendimento da população brasileira com serviços de esgotamento sanitário pode ser caracterizada da seguinte forma: 43% é atendida por sistema coletivo (rede coletora e estação de tratamento de esgotos); 12% é atendida por solução individual (fossa séptica); 18% da população se enquadra na situação em que os esgotos são coletados, mas não são tratados; e 27% é desprovida de atendimento, ou seja, não há coleta nem tratamento de esgotos. Desse modo, 96,7 milhões de pessoas não dispõem de tratamento coletivo de esgotos

A parcela da carga total de esgotos gerada nas cidades brasileiras que alcança os corpos d’água é denominada carga remanescente.

Das 9,1 mil toneladas de DBO geradas diariamente pelos esgotos da população urbana do País, 5,6 mil toneladas são coletadas e deixam de circular a céu aberto (61%). Parte do montante coletado (1,7 mil t DBO/dia) não é submetido a qualquer tipo de tratamento, enquanto cerca de 3,9 mil toneladas são encaminhadas para tratamento coletivo, onde uma parcela da carga orgânica (DBO) é removida nas ETEs com diferentes níveis de eficiência.

Relacionado a qualidade da água

O Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil publicado em 2015 mostrou que 21% dos pontos de monitoramento localizados em corpos d’água próximos a áreas urbanas resultaram num Índice de Qualidade das Águas – IQA ruim ou péssimo, enquanto para todo o universo de pontos monitorados os resultados ruim ou péssimo foram cerca de 7% é possível identificar uma grande ocorrência de trechos de rios em desconformidade principalmente na região semiárida e nas UARHs de maior contingente populacional, notadamente na porção leste do País.

Por outro lado, a menor ocorrência de trechos em desconformidade se dá na Região Hidrográfica Amazônica, que concentra 53% da vazão disponível no Brasil e apenas 13 milhões de habitantes (7% da população brasileira). Para efeito de comparação, o Sudeste concentra uma população 6 vezes maior que a do Norte e dispõe de apenas 4% da disponibilidade hídrica do País. Esta distribuição desigual, afeta diretamente a qualidade dos corpos hídricos.

_______________________________________________________________

Efluente Industrial

Ainda segundo os dados disponibilizados pelo Grupo, o descarte ilegal estimado é de 2,72m³ por segundo, podendo chegar até 3,10 m³ por segundo. O efeito poluidor de 2,72m³ de resíduos industriais descartados por segundo são equivalentes a 18,1m³ de esgoto doméstico por segundo, equivalendo ao esgoto gerado por uma cidade de 19,1 mil habitantes. Ou seja, os efeitos poluentes dos resíduos industriais são 7 vezes maiores que os resíduos domésticos. Esse valor equivale a 26 piscinas olímpicas cheias de esgoto por hora!

Em 2012, por exemplo, o Ministério Público ajuizou em outubro uma ação contra uma concessionária pública de São Paulo, no valor de R$ 11,5 bilhões em função do lançamento de esgoto sem tratamento nos rios e represas da região metropolitana de São Paulo.

Resolução CONAMA 430/2011 para o descarte direto e indireto nos cursos hídricos

As indústrias respondem por cerca de 22% do consumo total de água, utilizando grandes quantidades de água limpa. O uso nos processos industriais vai desde a incorporação da água nos produtos até a lavagem de materiais, equipamentos e instalações, a utilização em sistemas de refrigeração e geração de vapor. Dependendo do ramo industrial e da tecnologia adotada, a água resultante dos processos industriais (efluentes industriais) pode carregar resíduos tóxicos, como metais pesados e restos de materiais em decomposição. Estima-se que a cada ano acumulem-se nas águas de 300 mil a 500 mil toneladas de dejetos provenientes das indústrias. Engana-se quem pensa que apenas as indústrias químicas são grandes poluidoras. Uma fábrica de salsichas, por exemplo, pode contaminar uma área considerável, se não adotar um sistema para tratar a água usada na lavagem dos resíduos de suínos. Quando a água contaminada é lançada nos rios e no mar pode provocar a morte dos peixes. Mesmo quando sobrevivem, podem acumular em seu organismo substâncias tóxicas que causam doenças, se forem ingeridos pelos seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com