TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Da Aula Prática Da Disciplina De Plantas Industriais

Por:   •  2/3/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório da aula prática da disciplina de plantas industriais l

Manihot esculenta

Se deu na área experimental da faculdade de ciências agrárias, durante a aula foi observado muitas espécies pertencentes da família botânica Euphorbiaceae na qual fazem parte da mesma família botânica da mandioca. E logo em seguida passou-se a estudos sobre a mandioca e macaxeira, suas peculiaridades e curiosidades.

Quando passamos a observar a mandioca, foi visto em suas folhas galhas causadas por um inseto (micromosca) que deposita seus ovos nas folhas da mandioca e por consequência a planta desenvolve uma estrutura para se defender do ataque e isolar larva para que o inseto adulto não devore as folhas e se alimente apenas do parênquima.

Também observamos a evidência de antracnose que é a aparência ocular das folhas escurecidas e secas, dentro do banco de germoplasma que se possui na área experimental, foi observado as cinco variedades de macaxeira destacando-se uma que era ornamental, por sinal muito bonita, então observamos as raízes, que apresentam o engrossamento e se dividem em raízes filiforme que são as raízes iniciais de absorção, onde logo começa tuberizar e produzir “batatas”, as brotações tem saída da maniva onde apresentam as gemas.

Quanto ao plantio, a forma mais indicada para se enterrar a estaca é na horizontal pelo fato de que se aproveita a maior quantidade de gemas para uma melhor brotação e consequentemente uma planta mais vigorosa, e quanto mais brotações mais copa e mais fotossíntese e mais produção de assimilados.

 Algumas variedades apresentam batatas pedunculadas que é aquele cabo de ligação entre a maniva e a batata formada, mais também apresentam as batatas cesseis que se liga diretamente na maniva, em forma de colheita, o armazenamento das pedunculadas são bem destacáveis por conta da penetração de microrganismos que se proliferam no interior da batata e pode ocasionar o apodrecimento e consequentemente perda de produção de farinha goma e etc.

 Porém, as cesseis são preferíveis na hora da arranca para a farinhada, pois apresentam maneira mais fácil de arranca e que pode quebrar e causar um ferimento grande onde pode ocorrer microrganismo. A parte basal da maniva é interessante quando apresenta caule mais longo porque é o material adequado para propagação, já a parte mediana oferece menor qualidade de material a ser propagado e assim sucessivamente.

Portanto, a mandioca ou macaxeira são potencial de mercado como produtos e subprodutos, tendo em vista que a farinha faz parte da dieta alimentar de grande parte dos amazonenses e estar presente nas mesas dos brasileiros como iguarias que se faz a partir de receitas. E a goma que faz-se a deliciosa tapioca que também é muito apreciada em nossos cafés da manhã.  

Raquel Pinheiro de Lima - 21650583

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com