TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Agroecologia

Por:   •  13/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

DCAA - CURSO DE AGRONOMIA

AGROECOLOGIA- PROFº Quintino Reis De Araujo

LUCIANE CALIXTO DOS SANTOS

RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO

INSTITUTO COMPANHEIROS DO TXAI

ILHÉUS

2018

No dia 14 de Abril de 2018 foi realizada a aula de campo da turma 2018.1 de Agroecologia, com saída para visita ao ICT (Instituto Companheiros do Txai), com intuito de aprendizado fora da sala de aula.

A visita aconteceu em duas etapas, onde na primeira foi realizada a visita a sede do ICT instalado no Txai Resort, hotel localizado na rodovia Ihéus-Itacaré, situado dentro da APA Serra Grande/Itacaré, que realiza o projeto à cerca de 16 anos, com o propósito de levar aos colaboradores e visitantes conhecimento sobre assuntos como reciclagem, compostagem, tratamento de água, esgoto, biodiversidade, além de incentivar projetos socioambientais. Nesta primeira etapa, a turma pode conhecer um pouco da história, trajetória e os projetos do instituto.

O ICT possui três linhas de projetos sociais: educação ambiental, conservação da biodiversidade e desenvolvimento comunitário. Em relação à educação ambiental o projeto está envolvido com escolas públicas e creches da região, ministrando aulas e palestras de boas práticas socioambientais para os alunos, e também dentro desse projeto os colaboradores levam os turistas em passeios educativos, para ganhar consciência e colaborar com o desenvolvimento das comunidades locais. No quesito conservação da biodiversidade, o ICT possui o projeto Txaitaruga, que tem como objetivo realizar o monitoramento e manejo das desovas das tartarugas marinhas na região, onde durante todo o ano é realizado o monitoramento das praias, garantindo a preservação de espécies, além também da existência de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) no hotel e também coleta seletiva de lixo. E o último e não menos importante é o desenvolvimento comunitário que contempla o projeto Companheiros do Txai propriamente dito, onde beneficia 23 famílias de pequenos agricultores da região através da Compensação por Serviços Ambientais (CSA) por recuperação da vegetação nativa e da capacitação para adoção de práticas agrícolas sustentáveis, e na compra dos produtos produzidos nessas propriedades, como hortaliças, óleo de coco e azeite de dendê.

Na segunda etapa da visita, os alunos visitaram uma das famílias que fazem parte do projeto Companheiros do Txai, a propriedade rural do Eilson, situada em um bairro da zona rural de Itacaré chamado Camboinha, também localizado na APA Serra Grande/Itacaré. Nesta propriedade foram vistas o cultivo orgânico de hortaliças, bem como outros cultivos da propriedade, como seringa, limão, banana e também a produção de galinha caipira.

Sabe-se que atualmente há uma dificuldade em se manter uma produção agrícola feita por membros de uma mesma família, a chamada agricultura familiar, pois além do êxodo rural, os incentivos a pratica deste tipo de produção é precária, e se falar em agricultura orgânica a situação fica mais critica ainda. Diante desse cenário, o projeto Companheiros do Txai resgata essa idéia de agricultura familiar conciliada com a agricultura orgânica, onde ocorre a capacitação dos agricultores para produzir de forma consciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (106.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com