TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o tema “Atmosfera Terrestre”

Por:   •  5/10/2020  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL

DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA

AGROMETEOROLOGIA

Resenha sobre o tema “Atmosfera Terrestre”

[pic 2]

Emílio Mattos Rodrigues ¹ – Graduando em Agronomia Ufpel

03 de outubro de 2020[pic 3]

        

Resumo: Em Meteorologia Agrícola, de (Pereira, Angelocci e Sentelhas), chama a atenção à forma como destacam a estrutura e a composição da atmosfera, sendo perfeitamente importante para que haja vida na Terra, pois é a sede dos fenômenos meteorológicos e também determinante na quantidade de radiação solar que atinge a superfície, agindo como um filtro. A atmosfera ainda pode ser dividida em 4 partes, cada uma com uma importância, sendo elas: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera.

Introdução:

Basicamente a Atmosfera Terrestre é constituída por diversos gases, sendo os mais relevantes Nitrogênio (78%) e Oxigênio (21%) e outros gases inertes. Existem outros gases de grande importância física, química e biológica, entre os quais se destacam o Dióxido de carbono, ozônio e o vapor d’água.

A atmosfera é a camada que envolve a terra, servindo como proteção, amenizando o efeito de raios solares, sem a atmosfera a temperatura da terra seria em torno de – 20° C.

Os gases atmosféricos naturais fazem parte ciclos geológicos, ou seja, uma sucessão de fenômenos que sistematicamente reproduzidos pela mesma ordem em períodos regulares tendem ao equilíbrio dinâmico, em que oceanos e florestas atuam na maioria das vezes. Esses ciclos são explicados da seguinte forma, sítios de produção (fontes) geram gases, e sítios de consumo (drenos) que consomem esses gases, havendo assim uma reciclagem natural.

Um constituinte da atmosfera muito importante e merece de bastante atenção é ozônio, digamos que é o principal filtro de raios ultravioletas o que permite a vida dos seres vivos na terra, alem de também proporcionar que os raios ultravioletas que são absorvidos não sejam liberados de volta tornando assim a camada da terra uma estufa natural, isso é altamente benéfico tendo em vista que se não existisse a camada de ozônio nossa vida tanto de animais como de vegetais improvável.

Outro constituinte importante é o dióxido de carbono, sendo vital para seres vivos, é utilizado pelos vegetais no processo de fotossíntese. Os oceanos são os principais reservatórios de Dióxido de carbono. Existem estudos que proporcionam o monitoramento continuo da concentração desse gás. Mas por que controlar se é benéfico para as plantas e os animais? Mesmo sendo benéfico no metabolismo das plantas e animais essa molécula é excelente absorvedora de radiação de ondas longas e este fato sim traz preocupação, pois o aumento de sua concentração significaria temperaturas mais elevadas. E isso é o efeito estufa, isto é a energia entra na atmosfera, mas tem dificuldades de sair.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com