TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: TEMAS E PROBLEMAS NOS PROJETOS DE PESQUISA DE Álvaro BIANCHI.

Por:   •  3/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Campus sertão

ALUNO: Adiel Silva Pereira                                    7º Período licenciatura em Geografia

PROFESSOR: Marcos Vinícios

PROJETO INTEGRADOR

RESENHA DO TEXTO: TEMAS E PROBLEMAS NOS PROJETOS DE PESQUISA DE Álvaro BIANCHI.

As dificuldades em produzir um tema em um projeto de pesquisa é muito complexo, pois os problemas que cada pessoa encontra no momento de montar um tema para amadurecer um projeto para que saia bem configurado, no sentido de deixar claro o que o pesquisador quer expor aos seus leitores, para isso é necessário vários aspectos que podem favorecer ou desfavorecer o que o pesquisador tem em mente, não basta ter somente um tema, mais ter um certa coerência quanto ao modo de organização, e na abordagem do devido tema, é preciso reconhecer que as dificuldades que ira encontrar ao longo do processo de pesquisa, pois isto costuma deixar no autor varias frustrações  e indecisões que perpassa significamente o sentido de coesão textual sem sinificancia alguma vemos que o BIANCHI expõe sua critica a estes problemas e os cuidados necessários:  

“para ultrapassar os horizontes dos interesses individuais dois critérios precisam ser levados em consideração na definição de um tópico de pesquisa. Primeiro um projeto de pesquisa deve ser relevante para o mundo real. Em segundo lugar, a pesquisa proposta deve contribuir para o desenvolvimento de um campo científico dado, alargando nossos conhecimentos e nossa capacida-de de construir explicações científicas” (KING, KEOHANE & VERBA, 1994, p. 15). (BIANCHI, Pag. 77).

         Vemos que o autor chama a atenção para que as construções de pesquisa seja observada de forma contundente dando sentido ao que se quer construir, a proposta tem que ser meramente satisfatória cientificamente onde os conhecimentos passados tenham uma grande relevância positiva, com propostas bastante enxutas e coerente, que possa fazer uma construção científica consciente naquilo em que se que expor, diante do fato ou assunto projetado considerando como fator  decisivo que chame a atenção na ação do entendimento do leitor para com a pesquisa.

         

         As estruturas textuais precisam ser configuradas, que sirva como modelo de interação entre o autor e o leitor, pois neste porte de pesquisa a satisfação positiva fará com que o  interasse a leitura seja de forma bastante elucidativa, pois percebe-se que os grandes problemas de alguns pesquisadores é não reconhecer que a sua pesquisa teórica  ou bibliografia enfada de forma negativa, pois seus texto ficam imensamente técnicos e com um grande volume de palavras que não se ouvem ou ver no dia-dia das pessoas, vejamos pois o que BIACHI relutou sobre  estes cuidados que devemos ter:

                   

“Sem formular problemas de pesquisa não seria possível incrementar nosso conhecimento sobre os tópicos (temas) escolhidos. Por um lado, haveria o ris-co de um empirismo exacerbado, uma coleta aleatória de dados e informações que, compiladas e organizadas sem um critério orientador, reapresentariam ao público conhecimentos já firmemente estabelecidos. Por outro, haveria o peri-go do teoricismo, a construção de modelos explicativos que, desvinculados de problemas concretos de pesquisa, nada explicariam”. (BIANCHI, Pag. 80).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com