TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

Por:   •  4/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.953 Palavras (12 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

CASSIANO SANTOS EVANGELISTA

Norte Sorvetes

PIM - Projeto Integrado Multidisciplinar

Santana-AP

2017

CASSIANO SANTOS EVANGELISTA[pic 2]

Norte Sorvetes

PIM - Projeto Integrado Multidisciplinar

Trabalho apresentado como requisito avaliativo referente ao Projeto Integrado Multidisciplinar I e II, que abrange as disciplinas: Fundamentos de Administração; Recursos Materiais e Patrimoniais; Técnicas de Informática. No curso de tecnólogo em gestão ambiental.

Sob orientação ...........

Santana-AP

2017

RESUMO[pic 3]

O trabalho a seguir compõe o desenvolvimento do projeto integrado multidisciplinar (PIM I e II) do curso de gestão ambiental, do qual será requisito avaliativo e demonstrará de forma detalhada os percalços de um projeto administrativo traçando seguimentos constituintes da empresa Norte Sorvetes, observando o enfoque das disciplinas Fundamentos de Administração; Recursos Materiais e Patrimoniais; Técnicas de Informática, que estão presentes desde o estudo de mercado para a escolha do ramo de atuação da referida empresa, até a efetiva aquisição de pessoal e material para o pleno funcionamento da mesma. Assim como, a diversificação dos produtos e quantidades produzidas.

Assim sendo, ponderarei também de acordo com as informações obtidas, olhares acerca destas de atitudes empreendedoras positivas ou não, proporcionado a você leitor deste projeto as possíveis experiencias e obstáculos advindos da implementação de uma empresa neste caso de pequeno porte, voltada ao ramo alimentício.

Palavras Chaves: Sorvete, alimentação, administração e empreender.

SUMÁRIO[pic 4]

Introdução.................................................................................................................05

1.1- Fundamentos de Administração – Descrição da Organização

 1.1.1-  Denominação e forma de constituição..........................................................06

 1.1.2-  Dados e fatos relevantes da origem da organização....................................06

    1.1.3- Natureza e ramo de atuação.........................................................................07

 1.1.4- Informações sobre o porte da empresa.........................................................08

 1.1.5- Número de funcionários................................................................................08

1.1.6- Principais produtos.......................................................................................08

 1.1.7- Principais fornecedores, principais insumos, matérias primas......................09

 1.1.8- Principais mercados onde se encontram o cliente-alvo.................................10

 1.1.9- Principais concorrentes ................................................................................10

 1.1.10- Organograma organizacional......................................................................11

1.2- Comunicação Empresarial................................................................................12

1.3- Tecnologia da Informação................................................................................12

Conclusão.................................................................................................................14

Referência.................................................................................................................16

INTRODUÇÃO

Desenvolver-se-á nesta pesquisa analítica estrutural, os seguimentos referentes a estrutura administrativa da produção, venda e distribuição de sorvetes artesanais da referida empresa supracitada anteriormente, destacando três campos disciplinares que tomaram ênfase, tendo em vista a formatação estrutural deste trabalho.

Fazendo com que, o mesmo não decline-se por informações e áreas que aqui não serão relevados não abrangendo-o demasiadamente, pois nota-se que o âmbito administrativo empresarial é formado por redes complexais e extensas que não serão detalhados em toda a sua plenitude. Mas certamente buscaremos demostrar aqui não somente a estrutura de pesquisa, como também os saberes advindos de estudos anteriores tidos em sala ampliando-os e o sedimentando.

        Os dados aqui expostos foram proporcionados pelo administrador da empresa, por meio de entrevista e acesso a informações de seu banco de dados, a escolha desta deu-se por proximidade do local de residência da mesma e pelo nicho de negócio alimentar que corresponde a grande parte do PIB brasileiro, onde segundo DENONE[1] (2017):

“Pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice Brasil – IFB apontou que o segmento de foodservice teve incremento de 3% em 2016 e faturou R$ 184 bilhões. O número pode até ser animador, mas quando comparado com igual período de 2015 amargou queda de 4% no Brasil. “Nos últimos dois anos o setor de alimentação fora do lar sentiu a crise econômica, mas soube se reinventar”, explicou em entrevista ao Brasil Econômico o diretor do comitê de dados do Instituto Foodservice Brasil, Eduardo Yamashita.”

        Logo, esta empresa tem atuado com alimentação, mesmo com crises e quebras de economias tem por tendência natural manter-se em curso, dado o fator da necessidade alimentar e dos requisitos da sociedade moderna que em muitos casos não dispõe de tempo, ou mesmo, por comodidade opta-se por uma alimentação fora do lar.

        Por fim, este trabalho mostrará em detalhes a empresa Norte Sorvetes, com suas peculiaridades e como o conhecimento do ramo em que atua, aliado com saberes administrativos básicos poderão ser essenciais a qualquer projeto empresarial independente do ramo de atuação ou mesmo do porte financeiro.

  1. - FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO – DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

  1. - Denominação e forma de constituição.

Norte Sorvetes®

Situada à Avenida Ministro Rui Barbosa, nº 2993, Paraíso - Santana – AP; CEP: 68.928-018

Contato: (96) 991810310.

  1. - Dados e fatos relevantes da origem da organização

A história da Norte Sorvetes teve seu início em 1995, mesmo com a ampla crise que vivenciava o Brasil em todos os setores, inclusive o de sua economia, onde inúmeras pequenas e medias empresas decretavam falência e implementavam fortes procedimentos de combate aos custos visando sempre um futuro incerto de retomada do crescimento, em relato do presidente:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (281.9 Kb)   docx (43.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com