TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEPI-SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

Por:   •  12/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.571 Palavras (23 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEPI-SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

Ravana Santana, Claudia Santana de Carvalho, Jaime Silva, Edlene de jesus Santos, Jamyle silva, Tatiane Silva E Ingrid Silva Bomfim

Projeto Integrado Multidisciplinar I e II

LOJA RIACHUELO

Projeto Integrado Multidisciplinar I e II, apresentado ao Curso de Gestão de Recurso Humanos, da Universidade Paulista, como requisito para avaliação das disciplinas de Recursos Matérias e Patrimoniais/ Fundamentos da Administração/ Comunicação Empresarial / Mercado e Economia, sob orientação da Professora Susana Dórea.

SALVADOR

2022

Ravana Santana, Claudia Santana de Carvalho, Jaime Silva, Edlene de jesus Santos, Jamyle silva , Tatiane Silva E Ingrid Silva Bomfim

Projeto Integrado Multidisciplinar I e II

Lojas Riachuelo

Salvador

2022

RESUMO

O projeto integrado multidisciplinar tem como objetivo desenvolver e praticar  

os conhecimentos de como administrar uma empresa, o projeto foi desenvolvido no primeiro semestre de gestão em recursais humano no ano de 2022, na universidade paulista (unip). O projeto multidisciplinar leva consigo informações da empresa Riachuelo, sendo informações adquirida através do seu próprio site, revista, redes social, livro e entrevista realizador por nós estudantes e desenvolvente do artigo, sendo na sede loja Riachuelo do shopping da Bahia 1 e 2 pisos, entrevista fornecida por funcionários e supervisores da loja citada.

Conforme informações disponíveis no próprio site da organização em pesquisa, os irmãos Nevaldo e Newton Rocha abriram sua primeira loja de roupas chamada “A CAPITAL”, em Natal (RN) no ano de 1947, iniciando assim sua primeira loja de confecções e relógios, em 1949, dois anos após, mudaram o nome para LOJA SETA. No ano de 1951, os irmãos começaram a pesquisar lojas em recife, tipo caseiras, e assim surgiu a primeira unidade de confecção GUARARAPE, em 1979, a Guararapes adquiriu a rede de RIACHUELO S.A, e aparte de 1993, o foco passou a moda.As LOJAS RIACHUELO S.A hoje, em dia, a maior empresa de modas do brasil, e uma das três maiores rede e varejo do pais, com mais de 300 lojas em todo o território nacional, 40 mil funcionário e um parque fabril que supera todos os outro da américa latina, nossa pesquisa e informações foi coletada em umas da lojas em salvador, localizada no shopping da Bahia.

Palavra chave: Lojas. Riachuelo. Empresa.

Sumário

 Resumo

1 - Introdução

2 - Fundamentos de Administração - Descrição Da Organização

3 - Comunicação Empresarial

4 - Tecnologia Da Informação

5 - Economia e mercado

6 - Recursos Matérias e Patrimoniais

7 - Matemática Aplicada

8 - Conclusões

9 – Referências bibliográfica

1 - Introdução

A LOJA RIACHUELO S.A e uma empresa que atua na área de distribuição e comercio de vários produtos de moda e vestuário. Atualmente a sua área de cobertura abrange os todos os estados do Brasil adentrando nas residências de milhares de Brasileiros e vestindo-os com bom gosto e qualidade. As lojas Riachuelo são divididas em diferentes seções: moda feminina, moda masculina, moda infantil e moda casa, além de acessórios e calçados, produtos de beleza, perfumaria e celulares.

2-  Fundamentos de Administração

2.1- Denominação e Forma de Constituição

Lojas Riachuelo S.A

2.2- Dados e fatos relevantes da origem da organização

A história da Guararapes teve início em 1947, quando os irmãos Nevaldo e Newton Rocha abriram sua primeira loja de roupas chamada “A Capital”, em Natal (RN). Quatro anos depois, a empresa implantou uma pequena confecção em Recife (PE) e adquiriu vários pontos de venda, em um momento em que o mercado de roupas no Nordeste começava a se desenvolver. No início da década de 1970, o capital da empresa foi aberto e, em 1976, foram construídas as fábricas de Fortaleza (CE) e de Mossoró (RN). Nesse mesmo ano foi criada a cadeia de lojas Super G.

Em 1979, a Guararapes adquiriu as lojas Riachuelo e Wolens, expandindo sua atuação para o varejo têxtil, área responsável pelo maior crescimento do Grupo atualmente. Nesse mesmo ano, foi inaugurada a Guararapes Têxtil em Natal (RN), com 40.000m² de área construída. Além da Riachuelo, o Grupo é proprietário da Midway Financeira, do Shopping Midway Mall e da Transportadora Casa Verde.

Atualmente, 100% da produção da Guararapes é destinada à Riachuelo. Esse processo passou a ser desenvolvido com maior intensidade a partir de 2005, porém, apenas em 2008 a produção passou a ser totalmente direcionada para a rede de lojas do Grupo.

A Guararapes é o maior grupo empresarial de moda do Brasil e controlador da rede varejista Lojas Riachuelo com 364 unidades espalhadas por todo o território nacional, sendo 328 lojas da Riachuelo, 26 da Carter’s e 10 da Casa Riachuelo.

A Riachuelo foi fundada em 1947, operando com pequenas lojas de rua e vendendo tecidos a preços baixos. Em 1979, a rede de lojas de tecidos foi comprada pelo Grupo Guararapes, iniciando um processo de reestruturação e de mudança estratégica, com o objetivo de vender roupas prontas.

A partir de 1993, o foco da Riachuelo passou a ser a moda. Sempre em sintonia com as tendências nacionais e internacionais, a Riachuelo oferece moda com preços atrativos e qualidade superior. Esta estratégia envolveu a criação e o fortalecimento de marcas próprias, cada uma com identidade visual e público-alvo específico. Hoje é uma das três maiores lojas da rede de varejo de moda do país, tendo 112 lojas distribuídas pelo brasil na rede Riachuelo.

Presente em todas as regiões geográficas do país, a Riachuelo intensificou o ritmo de expansão no decorrer dos últimos anos. Enquanto no período de 2005 a 2010 foram abertas entre 8 e 16 lojas por ano, nos últimos três anos a Companhia acelerou o ritmo de aberturas. Em 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015 foram, respectivamente, 22, 24, 43 , 45 e 28 inaugurações por ano. A partir de 2016, a Riachuelo reduziu o ritmo de expansão de novas lojas, inaugurando apenas 6 unidades e 12 unidades em 2017, totalizando 302 lojas e 636,7 mil m² de área de vendas. Atualmente a companhia contém 340 lojas e 679,7 mil m² de área de vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (184.8 Kb)   docx (854.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com