TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMÁTICA VEGETAL: FABACEAE

Por:   •  10/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

ENIMARQUES FILHO

SISTEMÁTICA VEGETAL: FABACEAE

PARAUAPEBAS-PA

2017

ENIMARQUES FILHO

SISTEMÁTICA VEGETAL: FABACEAE

Seminário apresentado para a disciplina de Sistemática vegetal, no curso de Agronomia, da Universidade Federal Rural da Amazônia, para a obtenção de nota referente ao NAP 2.

Orientadora: Profª Andrea Silva

PARAUAPEBAS-PA

2017


Introdução

No presente trabalho, estudaremos as fabaceas. Ansiando explanar um pouco das características dessa família, a sua importância econômica e também demonstrar algumas espécies importantes.


 1 Fabaceae e Leguminosae

1.1 Caracterização das famílias botânicas

Fabaceae, também conhecidas como Leguminosae (leguminosas), é a terceira maior família botânica das as angiospermas ficando atrás apenas das Asteraceae e Orchidaceae, compreendendo cerca de 751 gêneros e mais de 19.000 espécies. Dentro das Fabaceae encontram-se tanto árvores e arbustos como plantas herbáceas perenes e anuais. Essa família é normalmente reconhecida pela presença de frutos do tipo legume, e pelas folhas compostas com estípulas.

As Leguminosae possuem uma ampla distribuição geográfica, sendo encontradas em quase todas as regiões do mundo, especialmente em regiões tropicais e subtropicais, excetuando-se as árticas, antárticas e em algumas ilhas. A família é considerada como a de maior riqueza de espécies arbóreas nas florestas neotropicais, além de haver grande número de táxons endêmicos nesta região. No Brasil encontra-se aproximadamente 222 gêneros e 2822 espécies, sendo a maior família em número de espécie do país.

1.1.1 Hábitos e raízes

As Fabaceae apresentam uma enorme variedade de formas de crescimento podendo ser trepadeiras, arbustivas, arbóreas, herbáceas ou ainda epífitas. Suas raízes apresentam uma característica ecológica importante da família, a simbiose de suas raízes com bactérias do gênero Rhizobium e semelhantes, que fixam o nitrogênio da atmosfera, ou seja, essas bactérias apresentam o potencial de converter o gás nitrogênio (N2) em nitrato ou amônia (NO3− ou NH3), podendo ser encontradas nos nódulos das raízes.

1.1.2 Folhas

Em geral as folhas são alternas e compostas, podendo ser pinadas, bipinadas, trifoliolares e digitadas. Há ainda a presença de estípulas que podem possuir tamanho e resistência variado, sendo que em alguns gêneros essas estipulas tornam-se espinhos ou terem formatos similares ao de folhas. Na base da folha e dos folíolos existem articulações chamadas, respectivamente, de pulvinos e pulvínulos. Algumas espécies do gênero Mimosa usam essas articulações para movimentar-se rapidamente em resposta a agentes externos, alguns autores denominam essas plantas como sensitivas.

1.1.3 Flores

Suas flores são bissexuadas, zigomorfa ou actinomorfas , diclamídeas podendo ser tanto heteroclamídea como monoclamídea, com o ovário súpero unicarpelar e muito raramente dialicarpelar. Possuem inflorescência geralmente racemosa. As Fabaceae são em geral entomófilas (polinizadas por insetos), portanto, as flores são chamativas para a atração dos polinizadores. Possuem o cálice geralmente pentâmero gamossépalo ou raramente dialissépalo, com prefloração aberta, valvar ou imbricada, e a corola pentâmera gamopétala ou dialipétala com prefloração imbricada ou valvar.

1.1.4 Frutos

O fruto é mais comumente do tipo legume, seco e deiscente. O legume ainda pode ser carnoso e indeiscente. O embrião é geralmente curvo, verde e o endosperma é geralmente ausente. Outros tipos de frutos também são encontrados na família, como drupas (Andira), sâmaras (Machaerium), folículo (Anaderanthera), lomentos (Aeschynomene), craspédios (Mimosa) e outros.

1.2 Subfamílias

A divisão das Fabaceae em famílias ou subfamílias tem sido alvo de divergência entre diferentes autores, e ainda hoje não conseguiu chegar-se ao consenso geral. No entanto, vamos analisar as Fabaceae em três subfamílias com características morfológicas um pouco distintas: Faboideae (ou Papilionoideae), Caesalpinioideae e Mimosoideae.

1.2.1 Faboideae

A subfamília Faboideae, também conhecida por Papilionoideae é constituída por 430 gêneros e aproximadamente 12.600 espécies de ampla distribuição pelo mundo. É considerada a subfamília mais derivada dentre as leguminosas, e também a de maior importância econômica.

Possuem folhas compostas e alternas, estípula na base das folhas, presença de pulvino e exsudação vermelha. Além disso, elas podem ser trifoliadas ou unifoliadas (Andira) e imparipinadas. Geralmente diplostêmone, não vistosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (227.6 Kb)   docx (400.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com