TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GRANDEZAS PROPORCIONAIS

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS

CAMPUS ERECHIM

CURSO DE AGRONOMIA

TRABALHO DE GRANDEZAS PROPORCIONAIS

PROFESSORA: DENISE KNORST DA SILVA

ACADÊMICA: TUANE TOCHETTO

ERECHIM

2019

RESUMO

A erva-mate é uma árvore da família das aquifoliáceas, originárias da região subtropical da América do Sul. É consumida em chá mate, chimarrão e tereré no Brasil, Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Bolívia e no Chile.

Pode atingir doze metros de altura. Tem caule cinza, folhas ovais e fruto pequeno e verde ou vermelho-arroxeado. As plantas só se reproduziam por meio de pássaros da região, que ingeriam o pequeno fruto e defecavam sua semente. A plântula é muito sensível ao sol, tanto que, mesmo no plantio moderno, a técnica exige sombreamento até que a planta atinja alguma maturidade.

INTRODUÇÃO

Um assunto muito importante quando se trata do cultivo de erva-mate (Ilex paraguariensis) é a adubação do solo, para que o cultivo venha produzir bem, o solo deve estar num índice médio de adubação, mas é necessário realizar análise do solo para avaliar a porcentagem de adubação por hectare, após feita à análise o solo pode apresentar os seguintes casos: porcentagem de adubação a cima da média, porcentagem de adubação a baixo da média e porcentagem de adubação normal.

Após dito isso, se o índice estiver abaixo da média deve ser realizado um cálculo para obter a quantidade necessária de adubação a ser adicionada à área afetada para que dessa maneira seja corrigida a falta de nutrientes e caso esteja a cima da média também deve ser realizado um processo de correção para que o solo fique no índice médio. 

ADUBAÇÃO DE SOLO PARA CULTIVO DE ERVA-MATE

Em uma área de 18 hectares onde é realizado o cultivo de erva-mate (Ilex paraguariensis), solicitou-se uma análise de solo à ASCAR/EMATER-RS onde foi constatado que esse terreno estava com um índice de adubação a baixo da média. Para a obtenção da média regular é necessário 60% de Uréia Cloretada, 20% de Fósforo e 70% de Potássio para cada hectare.

Em um hectare são necessários 250kg de Uréia Cloretada, 250kg de Fósforo e 150kg de Potássio. Sendo que o agricultor precisa realizar a adubação de 18 hectares e dividir a mesma em 3 aplicações. Quantos quilogramas no total o agricultor precisará para realizar a adubação? (Fórmula 60-20-70).

• Resolução

a) É necessária converter as porcentagens em números decimais e multiplicá-las pela quantia de cada nutriente apresentado no problema:

60 * 100 = 0,6 250 * 0,6 = 150kg/ha

20 * 100 = 0,2 250 * 0,2 = 50kg/ha

70

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com