TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho agricultura 2. milho e sorgo

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo aprimorar nossos conhecimentos em relação à cultura do sorgo e do milho, uma vez que associando a teoria passada em sala de aula com a prática utilizada no campo nos proporciona um amplo entendimento em relação ao manejo de pragas e doenças e seus principais métodos de controle em diferentes ambientes e situações encontradas no dia-a-dia profissional.

Formas e tipos de adubação.

A adubação é a prática agrícola que consiste no fornecimento de adubos ou fertilizantes ao solo, de modo a recuperar ou conservar a sua fertilidade, suprindo a carência de nutrientes e proporcionando o pleno desenvolvimento das culturas vegetais. A adubação correta aumenta a produtividade agrícola. Deve, entretanto, ser usada com moderação. É preciso ter sempre em mente que os adubos são extraídos de rochas, que são recursos naturais não renováveis, ou produzidos em indústrias químicas com riscos para o meio ambiente. A adubação pode também ser feita com adubos orgânicos. Estes adubos são obtidos a partir da decomposição de restos de plantas ou de esterco de animais (bovinos, aves, etc.), pela ação dos microrganismos e também das minhocas. Há também os chamados adubos verdes que são plantas ( leguminosas) que são cultivadas antes ou junto com a cultura principal.

A necessidade de aplicação de fertilizantes para a cultura do sorgo é de extrema importância no manejo da adubação, visando à máxima eficiência. É o conhecimento da absorção e acumulação de nutrientes nas diferentes fases de desenvolvimento da planta, identificando as épocas em que os elementos são exigidos em maiores quantidades. Esta informação, associada ao potencial de perdas por lixiviação de nutrientes nos diferentes tipos de solos, são fatores importantes a considerar na aplicação parcelada de fertilizantes, principalmente nitrogenados e potássicos.

O sorgo apresenta períodos diferentes de intensa absorção, com o primeiro ocorrendo durante a fase de desenvolvimento vegetativo (V7 – V12), quando o número potencial de grãos está sendo definido, e o segundo, durante a fase reprodutiva ou formação dos grãos, quando o potencial produtivo é atingido. A adubação química é feita mediante recomendação da análise de fertilidade do solo. Na adubação orgânica, pode-se aplicar (dependendo da disponibilidade), 10 a 15 toneladas por hectare de estrume de curral, que deverão ser incorporadas à área de cultivo antes do plantio.

A cultura do milho, assim como praticamente as demais espécies de plantas gramíneas, requer o uso de adubação nitrogenada para compensar a remoção desse nutriente e para complementar a quantidade suprida pelo solo. O nitrogênio é muito dinâmico no solo devido a seus processos de transformações, o que ocasiona perdas por volatilização, lixiviação e desnitrificação, tornando o manejo da adubação nitrogenada uma das praticas mais difíceis de ser aplicada na prática. Neste sentido tem se buscado alternativas para melhorar a eficiência da adubação nitrogenada. Quanto ao parcelamento e época de aplicação, existe o conceito generalizado de que se aumentando o número de parcelamento da adubação nitrogenada aumenta-se a eficiência do uso do nitrogênio e reduzem-se as perdas, principalmente por lixiviação, o que faz com que seja comum o parcelamento desse fertilizante em várias vezes durante o ciclo da cultura. De acordo com as informações disponíveis para as condições do Brasil deve-se usar maior número de parcelamento sob as condições: a. altas doses de nitrogênio (120 a 200 kg/ha), b.solos de textura arenosa; c. áreas sujeitas a chuvas de alta intensidade. Uma única aplicação deve ser feita sob as seguintes condições: a. doses baixas ou médias de nitrogênio (60 a 120 kg ha-1); b.solos de textura média e/ou argilosa; c. plantio intensivo, sem o uso de irrigação, em que a distribuição do fertilizante é realizada mecanicamente.

Atualmente, pode-se dizer que um dos aspectos mais importantes no manejo da adubação nitrogenada refere-se à época de aplicação e à necessidade de seu parcelamento. Para a tomada de decisão por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com