TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso da Técnica de Classificação Supervisionada para caracterização do uso do solo

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

Metodologia

Utilizando as bandas 2, 3 e 4 do satélite Landsat-8 datadas de 23 de novembro de 2014, três mosaicos foram criados utilizando duas faixas de imageamento para que fosse possível compreender todo o perímetro da cidade de Teresina. A criação do mosaico foi necessária porque não foi possível adquirir uma única imagem contendo todo o perímetro da cidade.

Munidos dos mosaicos, uma composição RGB real foi criada associando cada banda a sua respectiva cor (Banda 4 – Vermelha, Banda 3 – Verde e Banda 2 – Azul) como é mostrado na  Figura 1.

[pic 1]

A composição RGB criada não apresentou uma boa visualização, devido a esse fato, a técnica de melhoramento de contraste foi aplicada na tentativa de melhorar a visualização das feições a serem estudas na composição. Depois da aplicação do contraste foi obtido um melhoramento significativo na visualização da imagem, como é mostrado na Figura 2.

[pic 2]

Depois do melhoramento da visualização da composição utilizando a técnica de contraste, o processo de Classificação Supervisionada foi iniciado.

Primeiramente, o contexto foi criado utilizando os mosaicos preparado com as bandas 2, 3 e 4. Em seguida, o processo de treinamento foi iniciado, onde, as classes utilizadas para caracterização urbana da cidade de Teresina, foram definidas seis classes, sendo elas: Vegetação Densa, Vegetação Rala, Água, Mancha Urbana, Areia e Solo Exposto. As classes foram definidas devido a uma previa tentativa de aplicação da técnica, onde mostrou-se necessário a utilização de seis em vez de quatro classes para obtenção de um melhor resultado na técnica de classificação.

Depois de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (285.5 Kb)   docx (699.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com