TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de drones no monitoramento agrícola

Por:   •  10/4/2022  •  Bibliografia  •  2.213 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS

TCC I

RAIVALDO COSTA ARAUJO

USO DE DRONES NO MONITORAMENTO AGRÍCOLA

SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS

2022

RAIVALDO COSTA ARAUJO

USO DE DRONES NO MONITORAMENTO AGRÍCOLA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à disciplina Tcc I , Curso de Graduação em Agronomia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), como parte dos requisitos necessários para aprovação na referida disciplina.

Orientador: Prof.

SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS

2022

RESUMO

O setor agrícola possui uma grande participação no PIB brasileiro, exercendo assim, forte influência na economia nacional. Novas tecnologias surgiram ao longo do tempo com o objetivo de elevar a produtividade de cultivos e lavouras através da produção em maior quantidade e de forma mais eficiente. Dentre as novas tecnologias estão os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) também conhecidos como drones, instrumentos responsáveis pelo monitoramento e mapeamento da produção agrícola. Esse trabalho busca, com uma revisão bibliográfica, destacar a importância e benefícios do uso dos drones no monitoramento agrícola. A partir dos trabalhos levantados, podemos confirmar que o uso de drones no setor agrícola é de fundamental importância, pois torna as lavouras mais eficientes, aumentando em alguns aspectos sua produção, e também é uma tecnologia mais sustentável, relacionada à aspectos de produção mais limpa.

Palavras-chave: Agricultura de Precisão. Inovação Tecnológica. Sensoriamento Remoto.

INTRODUÇÃO

        A economia brasileira é fortemente afetada pelo setor agrícola. No ano de 2020, a agricultura foi responsável por compor 26,6% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, responsável por aproximadamente R$2 trilhões em valores monetários no PIB nacional (CEPEA, 2020).

No atual cenário de desenvolvimento do setor agrícola, os avanços em tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes e sendo impactantes. A agricultura 4.0 utiliza tecnologias de ponta na agricultura, incentivando processos na cadeia de valor agregado da produção agrícola. Esta tecnologia pode ser uma importante revolução no campo, tornando as lavouras mais eficientes e sustentáveis (LUCHETTI, 2019).

A agricultura de Precisão (AP) possui um importante papel na otimização de processos e custos que auxiliam na maior produtividade e redução de desperdícios em atividades do setor agropecuário. A AP possui diversas ferramentas que ajudam o produtor rural a aumentar a eficiência de sua produção, como o uso de sensores através do sensoriamento remoto e os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), também conhecidos como drones (ARTIOLI & BELONI, 2016).

Devido a sua precisão, o uso de drones torna-se uma peça chave na Agricultura de Precisão ao permitir o monitoramento de grandes áreas agrícolas em tempo real. 

Objetivo Geral

        Realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso de drones no monitoramento agrícola.

Objetivos Específicos

  • Relacionar o uso de novas tecnologias e a eficiência no monitoramento agrícola.
  • Apresentar a importância e o benefício do uso de drones;
  • Descrever o processo de mapeamento de áreas de produção agrícola;

DESENVOLVIMENTO

        Agricultura de precisão

        A inovação tecnológica na agricultura vem evoluindo constantemente, e vem sendo implementada no meio rural com o intuito de aprimorar o planejamento e a gestão da propriedade rural, assim como uma melhor eficiência e precisão no manejo dos fatores de produção. Na agricultura, esse processo pode ser chamado de agricultura de precisão (OTAKE, 2017).

Através da utilização de novas tecnologias, a Agricultura de Precisão (AP) está sendo responsável por melhorar sistemas produtivos na agricultura, otimizando recursos e mitigando efeitos do ambiente (OLIVEIRA, et al. 2020). Lamparelli (2016) define a AP como um conjunto de técnicas que permitem fazer um manejo localizado nos cultivos, prevendo a otimização dos insumos da produção, utilizando técnicas que buscam o melhor rendimento da cultura, seguindo alguns aspectos como localização, fertilidade do solo, entre outros fatores.

        A agricultura de precisão tem um papel fundamental no cenário futuro do agronegócio, gerando mais produtividade, minimizando custos, evitando desperdícios e otimizando processos (NASCIMENTO & DENADAI, 2021). Com o surgimento da Agricultura de Precisão novos conceitos, técnicas e ferramentas se tornaram conhecidas. Muitos destes conceitos e técnicas estão em fase de desenvolvimento, entretanto algumas destas ferramentas são plenamente utilizadas por vários produtores brasileiros (ANTUNIASSI; BAIO; SHARP, 2015).

        Ferramentas da agricultura de precisão

Através do conjunto de ferramentas e tecnologias, a AP possibilita ao produtor conhecer toda a área para cultivo de maneira mais completa e que pode ajudar a aumentar o rendimento da produção, nela o global é subdividido em pequenas frações homogêneas, sendo necessário o acompanhamento e gerenciamento de um volume muito grande de informações (REGHINI & CAVICHIOLI, 2020).

Os fundamentos da agricultura de precisão se baseiam na aplicação de tecnologias de maneira localizada de acordo com a variabilidade espacial (GREGO; OLIVEIRA; VIEIRA, 2014). A AP é uma ferramenta da Agricultura 4.0 disponibilizando novas tecnologias como GPS, sensoriamento remoto, Sistema Integrado de Gestão (SIG), drones e geoestatística (OLIVEIRA, et al. 2020).

        Uso de drones

Jorge e Inamasu (2014), definem o drone como um veículo aéreo não tripulado (VANT) que possui um controle de voo, podendo receber comandos por meio de radiofrequência, infravermelho e, até mesmo, missões definidas previamente por coordenadas GNSS (Global Navigation Satellite System).        

O desenvolvimento de sistemas globais de navegação e geoprocessamento, estão ampliando o uso de drones na agricultura. Os VANTs ou drones são aeronaves equipadas com sensores e recursos de imagem que podem auxiliar agricultores a aumentar a produtividade e reduzir danos em lavouras por meio de levantamentos de dados de maneira fácil e de baixo custo (ANDRADE, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com