TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DO MILHO SAFRINHA NO PARANÁ

Por:   •  24/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO – PARANÁ

AGRONOMIA

ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DO MILHO SAFRINHA NO PARANÁ

DANIEL LINO DE MORAIS

CAMPO MOURÃO 2017


FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO – PARANÁ

AGRONOMIA

DANIEL LINO DE MORAIS

ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO  

Trabalho orientado para aprovação, com requisito para a aprovação na disciplina de Projeto Integrador, com o professor Paulo Sergio Da Silva ministrando a disciplina de Projeto Integrador na Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Orientador: Prof. Paulo Sergio da Silva

Campo Mourão

2017


Zoneamento Agroclimático Do Milho Safrinha No Paraná

Daniel Lino de Morais.

   Acadêmico do curso de agronomia da Faculdade integrado de Campo Mourão- PR. E-mail:danielmorais2015lino@hotamil.com

Resumo: O fator agroclimático é essencial para se obter o máximo do rendimento de uma cultura, a planta vai conseguir extrair o máximo de nutrientes que o solo tem para lhe oferecer, tendo um clima favorável. Em climas de condições o rendimento da cultura tende a cair, então é de extrema importância saber as condições do clima onde será implantada uma determinada cultura, não podendo haver secas severas, excesso de chuva, geadas, altitudes não recomendadas. A disponibilidade de luz solar é uma das principais condições para o desenvolvimento do milho, pois ela é essencial para o milho conseguir fazer a fotossíntese, a radiação solar corresponde cerca de 90% de fixação de CO2 no milho. O zoneamento agroclimático leva em consideração diversos fatores entre eles está o fator de microclimas, o potencial de produtividade de uma área e delimitação das regiões para um cultivo. As regiões norte, centro oeste, oeste e noroeste são os principais produtores de milho safrinha no Paraná, pois possuem climas favoráveis para o cultivo da cultura do milho safrinha na região, nas demais regiões se não for semeado na época correta, o milho pode sofrer com invernos severos, com riscos de geadas mensalmente, com isso se torna inviável a produção de milho safrinha nas demais regiões do Paraná fora do prazo recomendado, se deve seguir o zoneamento climático para não ocorrer percas com os fatores prejudiciais na produção, e obter um produto de boa qualidade e boa procedência, assim será mais fácil a comercialização dos cereais, obtendo um melhor custo benefício.

Palavras Chave: Clima, Favorável, Região, Produção, Produto.

Introdução.

As plantas, e os herbívoros vivem em uma área de um complexo ecossistema, que varia muito de uma determinada região para outra. Estes processos são bastante diversificados, pois sofrem influencias entre plantas, solos, clima e animais, podendo ser afetados por outros componentes (SANTOS, N.; et al 2011)

O ecossistema é formado por componentes principais, fatores bióticos e fatores abióticos.

Fatores abióticos - são vários componentes que influenciam a vida, estes componentes não são vivos e estão presentes no ecossistema, esses fatores são determinantes para o ambiente de uma determinada região.

Fatores bióticos - é composto por seres vivos, que são divididos em heterotróficos e autotróficos, segundo a Universidade Federal do Espirito Santo (UFES; 2005).

O clima é um dos principais fatores que contribui para perdas de produtividade na cultura do milho. A produção de milho nos anos 1995/96, 1996/97, 1998/99, 1999/00 e 2004/05 se teve grandes reduções na produtividade, a região sul sofreu com estiagens prolongadas e a região norte com secas severas, sendo assim o milho uma cultura sensível a falta de água no solo. O milho é uma das culturas mais afetadas por falta de chuva. Porém a produtividade desta cultura vem aumentando ao longo dos anos, tudo isso ocorreu porque profissionais da área e os agricultores passaram a conhecer melhor a sensibilidade e as necessidades da espécie, assim aumentando cada vez mais seu potencial (BERGAMASCHI, H).

Clima Adequado Para o Cultivo do Milho

O potencial de uma determinada cultura depende das características do ambiente onde será semeada. Na cultura do milho (Zea Mays) os principais fatores é o solo e o clima, que serão responsáveis pelo desenvolvimento da cultura. O milho assim como as demais culturas de importância econômica, necessita de influência de vários fatores edafoclimaticos, que são essenciais para o desenvolvimento da cultura; (EMBRAPA, 2009).

Os fatores edafoclimaticos ira dificultar o aumente de produtividade da cultura do milho. Os fatores que irá limitar a produtividade, é radiação solar e duração do dia, temperaturas noturnas e diurnas, precipitação, amplitude térmica e altitude. (EMBRAPA).

Temperatura.

A temperatura é essencial para o desenvolvimento da cultura, ela pode variar com os diferentes estágios de desenvolvimento de uma planta. A temperatura pode influenciar no metabolismo da planta, que ocorre no seu interior. Em temperaturas mais altas, o metabolismo da planta fica mais acelerado, e em temperaturas mais baixas o metabolismo fica mais lento na cultura do milho.

A cultura do milho requer uma tempera ideal para o seu desenvolvimento do período de emergência até a floração, é de 24 a 30ºC. (EMBRAPA, 2010).

Umidade Do Solo.

O milho é uma cultura que exige muito da umidade do solo, mas pode ser cultivada em regiões que a precipitação vai de 250 mm a 5000 mm anuais, a média de consumo de água do milho ao longo do seu ciclo, é em torno de 600mm.  A planta nos estágios iniciais em um clima seco, consome em torno de 2,5 mm/dia, no período entre florescimento e maturação, o consumo de agua pode variar de 5 a 7,5 mm/dia. Se a temperatura estiver muito elevada e um clima muito seco o consumo pode chegar a 10 mm/dia. (EMBRAPA, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (305.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com