TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÀS CONDIÇÕES EDAFOCLIMÁTICAS DA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO-TO

Por:   •  13/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.672 Palavras (11 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 11

CRESCIMENTO E ADAPTAÇÃO DA Gliricídia sepium ÀS CONDIÇÕES EDAFOCLIMÁTICAS DA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO-TO

RESUMO: A Gliricidia sepium é uma leguminosa que tem sido produzida em grande escala na região semi-árida do nordeste como complemento alimentar dos animais (ovinos e bovinos) por apresentar um bom desenvolvimento em períodos de estresse hídrico. Entretanto, na região do Bico do Papagaio pouco conhecimento dos produtores sobre os benefícios desta espécie. Objetivou-se avaliar o crescimento e desenvolvimento da Gliricídia sepium na região do Bico do Papagaio, e apresentando-a como fonte viável para a suplementação alimentar dos ruminantes que atuam na pecuária leiteira nesta região. O estudo foi realizado na chácara Águas Claras localizada no munícipio de Maringá-TO. No dia 14 de abril plantou-se 360 mudas, sendo 15 mudas por parcela, com espaçamento de 1 m x 0,5 m. Avaliou-se o crescimento em função da adubação, com os tratamentos, T1 – Testemunha; T2 - Adubação mineral (NPK), T3 - Esterco ovino (75 Mg ha-1), T4 - Esterco ovino (112,5 Mg ha-1), T5 - Esterco ovino (150 Mg ha-1) e T6 - Esterco ovino (112,5 Mg ha-1) + NPK. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com 4 repetições, totalizando 24 parcelas de 6 m2 cada, e área total de experimento de 144 m2. Aos 30 e 60 dias após o plantio avaliou-se a altura e diâmetro das plantas de gliricídia, verificando na segunda avaliação que houve diferença estatística significativa quanto ao diâmetro do colmo, ou seja, as adubações empregadas no cultivo promoveram incremento para o diâmetro da gliricídia aos 60 dias após o plantio permanente.

Palavras–chave: produção de forragem, gliricídia, leguminosa, alimentação animal

GROWTH AND ADAPTATION Gliricídia sepium THE CONDITIONS OF THE BEAK EDAPHOCLIMATIC REGION KITE-TO

ABSTRACT: Gliricidia sepium is a leguminous plant that has been produced on a large scale in the semiarid region of the Northeast as a food supplement for animals (sheep and cattle) to present a good development in periods of water stress. However, in the Parrot's Beak region little knowledge of producers about the benefits of this kind. This study aimed to evaluate the growth and development of Gliricidia sepium in the Parrot's Beak region, and presenting it as a viable source for supplemental feeding of ruminants working in dairy farming in this region. The study was conducted at the farm Águas Claras located in the municipality of Maringá-TO. On April 14th planted up 360 seedlings, 15 seedlings per plot, spaced 1 m x 0.5 m. We evaluated the growth due to fertilization with the treatments, T1 - control; T2 - mineral fertilization (NPK), T3 - sheep manure (75 Mg ha-1), T4 - sheep manure (112.5 Mg ha-1), T5 - sheep manure (150 Mg ha-1) and T6 - sheep manure (112.5 Mg ha-1) + NPK. The experimental design was a randomized complete block with four replications, totaling 24 plots of 6 m2 each, and a total area of 144 m2 experiment. At 30 and 60 days after planting was evaluated the height and diameter of Gliricidia plants, checking the second assessment, a statistically significant difference in the diameter of the stem, ie fertilizers used in the cultivation promoted growth for diameter gliricídia 60 days after the permanent planting.

KEYWORDS: forage production, gliricídia, legumes, animal feed

INTRODUÇÃO

A inserção de tecnologias inovadoras que priorizem a conservação ambiental nos sistemas de produção pecuária das pequenas propriedades vem ocorrendo a passos lentos e sem repercussão, isto ocorre devido à falta de profissionais técnicos para auxiliar os pequenos produtores, em virtude disso utilizam métodos que são ineficazes ou inadequadas para o seu sistema de produção (ANDRADE et al., 2015). Como consequência desses fatores teremos baixa produtividade comprometendo a qualidade da produção e consequentemente do solo.

As tecnologias sustentáveis ainda estão sendo estudadas para se ajustarem as diferentes condições edafoclimáticas do país. Para que seja viável a sustentabilidade e um melhor desenvolvimento agrícola com a redução de custos. A variabilidade do clima no nosso país influência de forma preponderante na produção animal, isto por que as condições ambientais, o clima e o solo são fatores determinantes para que seja possível um desenvolvimento produtivo (EDVAN, 2014).

A maioria dos pequenos produtores ver a pecuária como uma melhor forma de lucratividade, porém, sabe-se que para se ter uma boa produção e necessário ter animais bem suplementados e é a partir desse ponto que começa o grande problema quanto a alimentação adequada dos animais. A alimentação dos ruminantes em geral é mediada pelo pasto sendo uma forragem de baixo custo que possui maior produção em tempos chuvosos, entretanto, esse tipo de alimentação não dura o ano inteiro devido os períodos de secas que são preponderantes nas regiões. Devido à escassez de pasto na época da seca alguns produtores realizam a suplementação dos seus animais utilizando grãos, porém, este método nem sempre é economicamente viável e sustentável (ANDRADE et al., 2015).

O problema da alimentação está em grande parte ligada aos longos períodos de seca na região, como forma de melhorar a alimentação nesse período, a Embrapa Tabuleiros Costeiros vem trabalhando no desenvolvimento de algumas espécies de leguminosa que tem como vantagem a alta adaptabilidade em longos períodos de secas.

A Gliricídia sepium é uma leguminosa atualmente produzida em grande escala na região nordeste e tem como utilidade a suplementação alimentar dos animais desta região, os pequenos produtores tem investido no cultivo devido as grandes vantagens que são proporcionadas por ela. Segundo Carvalho Filho et al. (1997), a gliricídia é característica das regiões tropicais, com alto teor protéico e alta resistência ao clima quente, possui um sistema radicular bem desenvolvido que permite certa tolerância a seca.

De acordo com Costa et al. (2004) a gliricídia apresenta alto valor nutritivo, considerando ser uma fonte viável de suplementação alimentar dos animais, entretanto, inicialmente os animais ruminantes apresentam resistência ao consumir as folhas, devido seus compostos voláteis e o odor que é liberado, mas, existem métodos que melhoram sua palatabilidade, como por exemplo a desidratação, ou até mesmo o uso como silagem e feno (COSTA et al., 2004).

Na região do bico do papagaio a pecuária é uma alternativa predominante, porém, apresenta a falta de alimentação adequada para o rebanho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com