TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História de Galileu

Por:   •  16/7/2023  •  Resenha  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

GALILEU

Galileu era habilidoso na matemática e na música, porém para ter uma vida financeira melhor o pai o enviou para estuda medicina, mas ainda concluiu seus estudos em matemática. Ele escreveu um tratado sobre a determinação do centro de gravidade dos sólidos que levou a ser chamado de o Arquimedes de seu tempo, e logos depois, foi chamado para lecionar matemática em Pisa, que elaborou um manuscrito sobre o movimento, de circulação restrita, onde apresentou a teoria do ímpeto proposta por Philoponus.

Galileu em seu texto rejeita a visão aristotélica de que um meio sustenta o movimento de um projétil, no qual ele afirma que nenhuma força é necessária para mover um objeto em uma superfície horizontal perfeitamente polida.

Algum tempo mais tarde, Galileu realizou várias experiências sobre a queda dos corpos, e quando assumiu a cátedra de matemática na universidade de Pádua, levou a cabo a maior parte de seu trabalho em mecânica, estabelecendo sua reputação na Europa como cientista e inventor. Escreveu sobre alavancas, roldanas dentre outras coisas e construiu vários instrumentos, que foi o termoscópio, a máquina para elevar água, uma bússola geométrica e um termômetro de ar.

Galileu tendo construído um telescópio superior aos já existentes e de maior poder de aumento na época, foi o primeiro a publicar uma descrição do universo visto através dele. Observado a lua e as estrelas pode concluir que a superfície da Lua era irregular, cheia de cavidades e protuberâncias, e que as estrelas estavam a uma enorme distância da Terra, com quantidades delas muito maior que tinham observados.

Anos depois, Galileu em seu livro sobre as machas solares, apresentou que essas manchas estavam na superfície, ou perto da superfície do Sol, e tinham a natureza de exalações ou nuvens podiam aparecer e desaparecer da superfície, indo contra a filosofia de Aristóteles, que os corpos celestes eram incorruptíveis e imutáveis, e em seu livro continha a primeira enunciação do princípio de inércia , confinado aos casos de corpos em rotação ou movendo-se livremente sobre esferas lisas concêntricas com a Terra, e com esse livro é a primeira menção impressa que Galileu é a favor do sistema de Copérnico.

Galileu ao misturar a matemática com a Física, ele se opôs à crença dos teólogos que julgaram seu processo na Inquisição, então por desafiar a crença da igreja, Galileu passou por vários julgamentos, mas ainda publicou dois livros, diálogo e discurso, que é uma conversa entre três personagens em quatro jornadas.

• Diálogo

O livro diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano uma defesa do sistema de Copérnico, e para falar sobre o livro diálogo, o autor dividiu em quatro jornadas, que lidam respectivamente com a refutação das ideias cosmológicas de Aristóteles, tentando mostrar que não há diferença entre a Terra e os demais corpos celestes, em seguida, com as objeções mecânicas ao movimento de rotação da Terra, no qual Galileu deu seu primeiro passo em direção à inércia newtoniana, afirmando que em terra, os corpos terrestres poderiam continuar a se mover eternamente, tal como os corpos celestes, mas não deu o segundo passo introduzindo o movimento retilíneo.

Na terceira e quarta jornada, ele lida com as objeções astronômicas ao movimento de translação da Terra, a qual tenta explicar usando a variação da distância dos planetas à Terra, as fases de Vênus, apresentando que a Terra está posicionada entre Vênus e Marte que realizavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com